Franquia barata ou franquia lucrativa? Entenda as diferenças!
Uma franquia lucrativa é a melhor opção para quem deseja investir com menores riscos de mercado e vislumbra uma alta rentabilidade para o próprio negócio. Contudo, ao escolher uma rede de franquias, deve-se ter em mente que há opções de vários modelos, tamanhos e segmentos, o que irá influenciar diretamente na rentabilidade do empreendimento e no investimento inicial.
Desse modo, optar pela franquia mais barata pode ser um equívoco, caso o seu objetivo seja ter um negócio lucrativo e um retorno rápido para o seu investimento. A seguir, confira os aspectos que devem ser levados em consideração para uma escolha certeira e saiba como identificar uma franquia com alto potencial de lucratividade!
Qual é a diferença entre franquia barata e franquia lucrativa?
Em franquias baratas, dificilmente a empresa franqueadora oferecerá sistemas de gestão, processos aprimorados, treinamentos, suporte diário ou apoio em campanhas de marketing.
O investimento total na franquia está relacionado ao que ela oferece, e com a estrutura e suporte da empresa. Se o investimento é muito baixo, geralmente o retorno também é baixo. Além disso, pode ser que a franqueadora não tenha tanta estrutura de apoio ao franqueado, porque de certa forma precisa enxugar custos para manter o preço de mercado.
Por isso, é importante pesquisar bem sobre o histórico da empresa e desconfiar também de franqueadoras que topam qualquer negócio para que o empreendedor adquira uma franquia da marca.
Já em redes de franquias comprovadamente lucrativas, a franqueadora dispõe de todo auxílio e tecnologia para facilitar o dia a dia do franqueado, e aumentar a produtividade e as vendas nas suas unidades. Empresas bem estruturadas tem seu modelo de negócios bem estabelecido, regras bem definidas e suporte sólido que compensa o investimento feito.
Todos esses aspectos se tornam desafios para alcançar o market share (fração do mercado controlada pela empresa em termos de venda do produto) desejado, o que implica diretamente no potencial de retorno do negócio.
Por que uma franquia barata pode não ser lucrativa?
Há mais de três mil franquias disponíveis no mercado brasileiro, segundo a ABF, e muitas delas adotaram o modelo de franquias em poucos meses, isto é, ainda muito novas. Por essa razão, o modelo de negócio e o produto oferecido não estão completamente maturados, pois ainda estão em fase de testes para medir a aceitação de mercado e comprovar a sua eficácia como franquia lucrativa.
Dessa forma, o risco do investimento é maior que em uma franquia com anos de experiência e que já realizou inúmeros testes de mercado, e aprimorou o modelo de negócio e os produtos vendidos. É a expertise desenvolvida ao longo dos anos que torna o know-how da empresa franqueadora um dos principais alicerces para o sucesso das franquias e transforma a marca em um nome forte, com uma imagem reconhecida e de confiança do público.
Em uma rede de franquias que ainda está se estabelecendo no mercado, o investimento inicial pode ser mais barato que em franquias consolidadas, mas é preciso estar ciente de que podem surgir custos inesperados para o empreendedor, que também pode ter uma lucratividade abaixo do esperado e um retorno financeiro mais tardiamente.
Ainda, é importante ressaltar que o pouco reconhecimento torna a competição mais acirrada com marcas maiores e exigirá bastante esforço para captação de clientes, o que pode comprometer boa parte dos seus recursos financeiros.
Não somente, o empreendedor também precisará estar focado na operação da franquia ao passo em que precisa gerir o negócio.
Como identificar se uma franquia é lucrativa?
Antes de qualquer decisão, você precisa conhecer bem a empresa que te despertou interesse. Conheça a história e a reputação, verifique há quanto tempo atua como franqueadora e o posicionamento da empresa no mercado em que ela está inserida.
Fazer uma avaliação do ponto de equilíbrio (ou breack even), do payback (retorno no investimento), do faturamento bruto versus faturamento líquido, e da média de receita mensal para o franqueado, além de checar se há ou não a cobrança de royalties, também te ajudará a entender se a franquia é lucrativa.
Também é importante se atentar à rotatividade dos franqueados e à taxa de crescimento da rede, para entender como a franqueadora se relaciona com eles e o grau de satisfação com o investimento. Se possível, converse com alguns franqueados da rede do seu interesse para ouvir suas experiências e opiniões, e aproveite para confirmar custos, previsões de lucro e se a empresa de fato cumpre o que promete.
Um bom termômetro é saber se os próprios franqueados possuem mais de uma unidade, ou seja, investiram novamente na rede e também pesquisar os resultados das pesquisas anuais respondidas por eles sobre o suporte da franqueadora.
Lembre-se que uma empresa em expansão irá reforçar a marca ao abrir mais unidades, o que beneficia a todos os franqueados. Porém, ela deve ter o cuidado de auxiliar na gestão e operação dessas franquias, de modo que a marca não seja prejudicada pelo fechamento precoce de novas unidades.
Assim, você não deve deixar de verificar como funciona o suporte prestado pela empresa diariamente, se há apoio de marketing, se disponibilizam treinamentos para os franqueados e os funcionários da franquia, e se de fato há a transferência do know-how, para que você não caia na armadilha de estar apenas terceirizando um serviço sem ter um retorno efetivo.
A expansão da rede também permite novas pesquisas de mercado e maiores investimentos em tecnologia e inovação, para melhorar as experiências do cliente e do franqueado.
Uma boa maneira de saber se a empresa realmente é comprometida com o sucesso dos seus franqueados é checar se ela é associada à ABF e se possui o Selo de excelência em Franchising fornecido pela entidade.
Uma dessas empresas é a Franquia Empresta, detentora de dois selos consecutivos e com mais de 25 anos de experiência no mercado de crédito. A Empresta é uma rede de franquias financeiras que não para de crescer e está presente em dez estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando mais de 90 lojas.
Se está à procura de uma franquia lucrativa, não deixe de conferir as razões pelas quais investir na Franquia Empresta é uma excelente oportunidade de negócio lucrativo e sustentável neste outro artigo!
Posts Relacionados
Por que abrir uma franquia de crédito?
Para quem deseja ser dono do próprio negócio, investir em uma franquia de ...
Leia maisQuais são os treinamentos oferecidos para franqueados da Empresta?
Não se preocupe caso você não possua experiência no mercado de crédito. ...
Leia mais8 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio
De acordo com pesquisa do Serasa Experian, houve um crescimento de 25,5% de ...
Leia mais