Como abrir uma financeira: confira o passo a passo
Trabalhar com a venda de serviços financeiros pode ser uma excelente opção para quem quer empreender em um mercado que cresce a passos largos e pouco sofre com sazonalidade. No crédito consignado, a perspectiva é ainda melhor, já que a garantia de pagamento faz com que a inadimplência seja ínfima para essas operações. Além disso, o público consignado configura 50% do público tomador de crédito no país.
Se você tem interesse em trabalhar como correspondente bancário, um dos caminhos é investir no modelo de loja física e oferecer serviços financeiros a um grande público. A seguir, descubra como abrir uma financeira em 6 passos!
Como abrir uma financeira em 6 passos
1) Tire a certificação de correspondente bancário
A certificação profissional de correspondente bancário é obrigatória para abrir uma financeira ou qualquer empresa de crédito no Brasil. Essa certificação deve ser adquirida após exame nacional técnico em uma das instituições reconhecidas pelo Banco Central, como a Aneps e a Febraban, de forma presencial ou virtual.
Vale destacar que todos os promotores de crédito que trabalharem na sua loja também deverão obter a certificação.
2) Defina se você irá empreender sozinho ou com o apoio de uma rede
O primeiro passo é decidir se você irá empreender sozinho ou se juntar a uma rede de franquias financeiras. Essa escolha é crucial para definir o futuro do seu negócio, pois, ao abrir uma franquia, você fará parte de uma empresa já consolidada no mercado e terá suporte das áreas internas da rede para te auxiliar a gerir o empreendimento e maximizar a sua lucratividade.
Caso opte por empreender com uma marca própria, você terá de criá-la do zero, bem como todo o processo que envolve vendas e gestão. É importante destacar que tornar a sua marca conhecida e de confiança pode ser um grande desafio. Como você irá trabalhar vendendo produtos bancários, o público deseja que a empresa passe a segurança de que é uma empresa idônea, afinal, você estará lidando com dados pessoais sensíveis dos seus clientes e com contratos que envolvem, por vezes, grandes quantias em dinheiro.
Você também terá que passar pelo processo para se tornar correspondente dos bancos do seu interesse, além de montar a sua cartela de produtos de acordo com a disposição de serviços de cada instituição. Com uma franquia financeira, você já é representante dos principais bancos de rede, e o seu mix de produtos está pronto para você iniciar as vendas imediatamente após a inauguração da franquia.
Se ainda não sabe como prefere empreender, avalie os prós e contras de cada empreendimento para tomar essa decisão. Saiba mais sobre as diferenças entre os modelos de negócio neste post.
3) Elabore o plano de negócios
Em qualquer negócio, é imprescindível a criação de um plano de negócios. Nele deve conter as estratégias de operação e comerciais da sua financeira, com projeções de rentabilidade em médio e longo prazo, considerando a situação de mercado em que a sua loja está. O plano de negócios servirá de guia para nortear o funcionamento do empreendimento.
Ao abrir uma franquia financeira, você poderá contar com o apoio do franqueador, que irá desenvolver esse plano com você, de acordo com o conhecimento que possui do próprio negócio e a experiência com as demais unidades franqueadas.
4) Escolha e reforma do ponto comercial
A localização da sua loja pode influenciar bastante no sucesso do seu empreendimento. Por isso, escolha um bom ponto comercial, próximo aos principais corredores de varejo da sua cidade e em ruas com bastante movimento durante o dia. É importante que você esteja localizado próximo ao seu público alvo, então pense em lugares que façam sentido para o seu negócio e onde ele será visto pelas pessoas que se interessam pelos produtos que você tem a oferecer.
O imóvel não precisa ser grande, mas deve ser confortável para atender o público, ter um banheiro e uma cozinha para uso dos seus funcionários. Depois, você deverá providenciar a reforma do imóvel e a compra de equipamentos e mobília.
Investindo em uma franquia financeira, você terá apoio da rede na definição e reforma da loja, como também em todas as etapas do processo.
5) Desenvolva uma boa equipe de vendas
O sucesso do seu negócio também irá depender das pessoas que trabalham com você. Portanto, monte um bom time de vendas, com pessoas que gostam de gente e de vender. Em uma financeira, vocês lidarão diariamente com muitas pessoas e estas podem estar passando por situações delicadas que as fazem buscar por linhas de crédito.
A sua equipe deve estar preparada para atender essas pessoas e, sobretudo, entender bem dos produtos e das regras de cada banco. Nesse caso, não deixe de investir em treinamentos para capacitar os vendedores.
Se você preferir abrir uma franquia financeira, você terá apoio da franqueadora para escolher o time ideal e desenvolvê-lo com os treinamentos disponibilizados pela rede.
6) Divulgue o seu negócio para atrair clientes
Com plano de negócios, loja e equipe prontas, você precisará investir na captação de público. O modelo de loja física por si só ajuda a atrair os clientes que passam pelo endereço, mas investir na divulgação da sua loja é essencial para que você potencialize as suas vendas e tenha uma boa rentabilidade com o negócio.
Tanto com uma franquia, quanto com uma marca própria, é necessário fazer um planejamento de marketing para atrair clientes e fidelizá-los. Assim, certifique-se de que toda a região saiba que existe uma nova loja com serviços financeiros à disposição do público. Para isso, você pode investir em mídias digitais, como as redes sociais, e mídias tradicionais, como rádio e outdoors.
Você também pode apostar em indicações, promoções e campanhas na loja, entre outras estratégias. Mas, não se esqueça de sempre medir e acompanhar os resultados alcançados com as suas ações para que possa aprimorá-las e ajustar o que não estiver funcionando tão bem.
Ao ter sua própria marca, você pode ficar responsável por essa parte ou pode contratar um profissional de marketing. Ao abrir uma franquia financeira, você terá o apoio da franqueadora neste planejamento.
Algumas empresas realizam as próprias campanhas de marketing a nível nacional e podem fornecer peças publicitárias para você fazer a sua divulgação. Verifique com a empresa escolhida se há cobrança de taxa de propaganda mensal ou qualquer tipo de divisão dos custos das campanhas com os franqueados.
Na Franquia Empresta, por exemplo, investimos nas campanhas de marketing da sua loja junto com você. Nós trabalhamos com a Verba de Propaganda Cooperada (VPC), em que você recebe o reembolso de até 50% do seu investimento em marketing. O apoio de marketing da Empresta é um dos muitos benefícios oferecidos pelo nosso suporte, que atua em diversas frentes para te auxiliar a maximizar a lucratividade do seu negócio.
Então, se você está pensando em abrir uma financeira, não deixe de considerar a Franquia Empresta! A alta lucratividade das lojas e o índice de satisfação dos franqueados impressionam e é por isso que a empresa já conta com 90 lojas espalhadas por todo Brasil, além de mais de um milhão clientes em sua base. Conheça o modelo de franquias da Empresta!
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