Tudo sobre o LOAS INSS 2022
Conhecido por ser um benefício assistencial que atende os segurados de baixa renda, o LOAS, também chamado de BPC, é voltado para pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência e que não são capazes de garantir o próprio sustento. E esse impedimento a longo prazo que prejudica sua subsistência deve ser comprovado, cada beneficiário de acordo com a condição indicada.
Para ter acesso ao LOAS, a pessoa deve realizar a solicitação ao INSS. Mas é preciso ter atenção, pois aconteceram algumas mudanças no LOAS INSS 2022. E pra você se manter informado, trazemos a seguir tudo o que você precisa saber sobre o LOAS INSS 2022.
O que é LOAS?
A sigla LOAS faz referência à Lei Orgânica da Assistência Social. Ou seja, LOAS não é um benefício propriamente dito, é uma lei. O benefício assistencial para pessoas que não conseguem garantir o próprio sustento se chama BPC, ou Benefício de Prestação Continuada.
Quais os requisitos principais para receber o LOAS?
Como já mencionamos, o LOAS é um benefício para pessoas idosas ou com deficiência que não podem garantir o próprio sustento. Para a pessoa idosa, deve ter 65 anos ou mais. Para a pessoa com deficiência, deve haver comprovação de impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. A longo prazo será considerada a incapacidade em razão da deficiência com efeitos por pelo menos 2 anos.
Além disso, a impossibilidade da pessoa com deficiência deve impedi-la de participar de maneira plena em sociedade, e em grau de igualdade com as demais pessoas. Ou seja, não basta a deficiência para que seja a pessoa considerada elegível a receber o LOAS.
E atenção! LOAS não é aposentadoria!
O LOAS é um benefício assistencial. Quem tem direito a esse benefício não precisa ter contribuído com o INSS, diferente das aposentadorias. Por sua vez, a aposentadoria é um benefício previdenciário, e o segurado tem direito ao 13º salário e a deixar pensão por morte, por exemplo. E vários desses benefícios da aposentadoria não se aplicam ao LOAS.
Mas as diferenças vão além, o LOAS tem valor mensal calculado sobre um valor fixo (um salário), e somente será concedido se preenchidos os requisitos mínimos, entre eles, que a renda familiar per capita seja menor que ¼ de salário-mínimo.
Se você deseja requerer o LOAS, é importante que esteja registrado no Cadastro Único.
Como o Cadastro Único interfere no LOAS?
Hoje, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para quem deseja requerer o LOAS. E esse cadastro deve ser realizado antes do pedido do benefício, ou seja, é um requisito obrigatório. O cadastro pode ser feito com uma visita ao CRAS da sua cidade, pelos canais do INSS (site ou aplicativo de celular) ou em uma Agência da Previdência Social (APS).
E é claro, para que o benefício seja concedido você precisa fornecer o número do seu CPF e das pessoas do seu grupo familiar. Se você já tem cadastro, deve atualizar os dados no Cadastro Único antes de fazer o pedido do LOAS.
Apesar desses requisitos já conhecidos pela maioria, algumas mudanças foram trazidas para 2022.
E quais são as novidades do LOAS INSS 2022?
Para o LOAS, a Portaria Conjunta MC/MTP/INSS nº 14 de 7 de outubro de 2021, Lei 14.176/2021 e MP 1106/2022 trouxeram algumas mudanças para o benefício assistencial.
Dedução de gastos
Com essa Portaria Conjunta, foi simplificada a forma de o requerente do LOAS deduzir os gastos com tratamentos de saúde e fraldas, seja do idoso ou da pessoa com deficiência. Desde que esses gastos sejam frequentes e não sejam fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), esses gastos poderão ser descontados, com base em cada categoria.
Isso quer dizer que, na hora de calcular o valor da renda familiar, os gastos serão deduzidos, consequentemente diminuindo a renda per capita e aumentando as chances de a pessoa receber o LOAS do INSS.
Padrão médio de avaliação social
A pessoa com deficiência deve passar por avaliação médica e social no INSS, esse é o procedimento padrão. A Portaria Conjunta buscou trazer agilidade a esse processo de avaliação. O padrão médio será excepcional e aplicado somente quando for verificado que existe o impedimento de longo prazo para a pessoa com deficiência.
Isso trará agilidade e segurança para o beneficiário que se passar por avaliação de padrão médio não poderá ter o benefício negado.
Simulação liberada de empréstimo consignado para BPC/LOAS!
Simule agora!Bloqueio cautelar
O bloqueio cautelar foi mais uma novidade trazida pela Portaria Conjunta MC/MTP/INSS nº 14, de 7 de outubro de 2021. Com essa medida, o INSS fica autorizado a realizar o bloqueio do benefício caso haja suspeita de fraude. O mesmo acontece se houver suspeita de irregularidade.
Se o seu benefício for bloqueado, você terá até 30 dias para apresentar defesa e comprovar que não há fraude nem irregularidades no seu benefício. Apresentado o Recurso, o INSS terá mais 30 dias para avaliar seu pedido.
Auxílio inclusão
O auxílio inclusão é um benefício que será pago exclusivamente às pessoas com deficiência que são beneficiárias do LOAS e que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. O benefício será pago mensalmente no valor de até 50% da parcela do LOAS, ou seja, meio salário-mínimo. E caso o beneficiário venha a perder o seu novo trabalho, poderá requerer ao INSS que retome o pagamento integral do LOAS-BPC.
Empréstimo consignado
A novidade mais interessante para beneficiários do LOAS foi a possibilidade de contratar empréstimo consignado. Antes da Medida Provisória 1106, quem recebe o LOAS somente poderia realizar empréstimo pessoal com juros mais altos que o consignado. Agora, o beneficiário do LOAS pode emprestar dinheiro com os mesmos juros oferecidos aos aposentados. Acesse agora o site da Empresta e simule o seu empréstimo!
Se mantenha atualizado!
Com as atualizações trazidas pela nova Lei do Auxílio Inclusão e a Portaria Conjunta mencionada acima, muitas dúvidas podem surgir.
Para maiores esclarecimentos, recomendamos que procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do seu bairro ou da sua cidade. Não dispense também a possibilidade de procurar um especialista para avaliar o seu caso e responder aos seus questionamentos.
Mas se você já recebe o LOAS ou é aposentado e gostaria de aproveitar o seu benefício de maneira mais tranquila, conte com a Empresta e fale conosco para garantir a você as melhores soluções financeiras.
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Benefício BPC suspenso: o que fazer?
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício assistencial ...
Leia maisÉ possível receber benefícios sem pagar a Previdência?
Desencadeado pela pandemia, o desemprego no Brasil chegou a atingir 12 milhões ...
Leia maisBenefício BPC: qual é a idade mínima?
As dúvidas sobre a idade mínima do BPC não são novidade: desde que esse ...
Leia mais