Saque rescisão FGTS: Como funciona?

Saque rescisão FGTS: Como funciona?

Você sabe o que é o saque rescisão e como ele funciona? É direito de todo trabalhador, mas algumas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como ele funciona, nesse artigo iremos te explicar e contar como e quando você pode ter o seu dinheiro do FGTS através do saque rescisão. 

O que é o saque rescisão? 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros e tem como objetivo garantir uma reserva financeira para momentos de dificuldade, como a perda do emprego. O saque rescisão FGTS é uma das formas de utilização desse recurso, ele se refere à retirada de recursos da conta do FGTS por um empregado que foi desligado ou demitido sem justa causa por seu empregador.  

Nessa situação, o empregado tem direito a sacar o saldo de sua conta do FGTS, inclusive os juros incidentes, como forma de indenização pela rescisão do contrato de trabalho. Assim, esse saque é conhecido como “saque de rescisão do FGTS”. 

Como funciona? 

Mas afinal, como funciona o saque rescisão FGTS? Quando um trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito a receber uma série de benefícios, entre eles o saque do FGTS depositado durante o período em que trabalhou na empresa. O valor pode ser retirado em sua totalidade ou em parte, dependendo da situação. Confira abaixo o que o trabalhador poderá receber caso seja demitido sem justa causa: 

  • Saldo do salário proporcional aos dias trabalhados no mês; 
  • Férias vencidas com o acréscimo de um terço; 
  • Férias proporcionais com acréscimo de um terço; 
  • Décimo terceiro salário proporcional aos meses trabalhados; 
  • Multa de 40% sobre o saldo do FGTS para fins rescisórios; 
  • Horas extras e adicionais noturnos, se houver; 
  • Aviso prévio. 
   
   

Antecipação do saque aniversário: antecipe antes de acabar!

    Simule sem compromisso

Para solicitar o saque rescisão FGTS, é preciso apresentar alguns documentos, como: a carteira de trabalho, o termo de rescisão do contrato de trabalho e o extrato do FGTS. Esses documentos comprovam o vínculo empregatício e as informações sobre o saldo disponível para saque. 

Vale lembrar que o saque rescisão FGTS só pode ser feito uma vez a cada período de trabalho. Ou seja, se o trabalhador for demitido e já tiver utilizado o recurso em outro momento, não poderá fazer a retirada novamente. Outra informação importante é que o empregador tem 30 dias para realizar o seu saque após o empregador informar a chave de resgate do aplicativo FGTS. 

Além do saque rescisão FGTS, existem outras situações em que o trabalhador pode utilizar o seu fundo de garantia, como o saque aniversário, para aquisição da casa própria, tratamento de doenças graves, entre outras. Cada uma dessas situações possui suas próprias regras e documentações necessárias. 

Como posso sacar meu dinheiro sem o saque rescisão? 

É possível ter o seu dinheiro rapidamente com o saque aniversário FGTS, que é outra modalidade disponível no aplicativo do FGTS. Você optando pelo saque aniversário, você tem acesso a uma parte do seu dinheiro todos os anos no período do seu aniversário, sem precisar ser demitido. 

Essa modalidade pode acabar em março desse ano, mas ainda dá tempo de ter o seu dinheiro parado com a antecipação do saque FGTS. É só clicar aqui pra fazer sua simulação sem compromisso e ter acesso ao dinheiro no mesmo dia! 

Posts Relacionados