Quantos empréstimos um aposentado pode fazer?

Quantos empréstimos um aposentado pode fazer?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito disponibilizado para beneficiários do INSS, como pensionistas e aposentados e também para funcionários públicos. 

Uma dúvida muito comum é quantos empréstimos um aposentado pode fazer, afinal, nessa modalidade, o valor das parcelas é descontado direto da folha de pagamento da aposentadoria. 

Com isso, esse empréstimo possui garantia de pagamento, fazendo com que as taxas de juros sejam menores do que os empréstimos comuns. Mas, para contratá-lo, não pode ultrapassar a margem consignável. 

Se você deseja entender um pouco mais sobre quantos empréstimos um aposentado pode fazer, como funciona e o que é margem consignável, acompanhe as informações que trouxemos a seguir! 

Quantos empréstimos um aposentado pode fazer? 

Os aposentados do INSS podem fazer a contratação de diferentes empréstimos consignados ao mesmo tempo em instituições financeiras diferentes. 

Mas, assim que o empréstimo consignado é feito, o beneficiário precisa saber que estará usando a margem consignável durante a contratação. Com isso, a dúvida surge: quantos empréstimos um aposentado pode fazer

A margem consignável funciona como um limite máximo de quanto o benefício da aposentadoria pode ser comprometido através dos descontos do empréstimo. 

Antigamente, quando 9 linhas de crédito eram contratadas e ainda assim existia margem consignável, o aposentado não poderia fazer uma nova contratação. Mas, a partir de uma nova lei, não existe mais esse limite de quantos empréstimos um aposentado pode fazer

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Mas, é válido lembrar que os aposentados podem fazer as contratações de acordo com a margem consignável que está disponível ainda. Com isso, enquanto ainda houver margem, é possível contratar um novo empréstimo

Margem consignável, o que significa? 

Para entendermos melhor sobre quantos empréstimos um aposentado pode fazer, vamos fazer sobre o conceito de margem consignável. Essa margem é o limite que o aposentado do INSS pode comprometer de sua aposentadoria para pagar o empréstimo. 

Segundo a lei, 35% da renda são destinadas aos empréstimos consignados. Se o aposentado possui renda de R$1000,00, por exemplo, as parcelas somadas não podem ser maiores do que R$350,00. 

Com isso, caso você já tenha um empréstimo consignado contratado, basta diminuir a margem consignável com o valor da parcela que você paga todos os meses, para saber quanto poderá solicitar. 

Assim, podemos entender melhor como funciona a margem consignável e fazer a solicitação, para que as parcelas possam ser pagas todos os meses. 

Qual a quantidade de empréstimos é capaz de comprometer a margem? 

Os empréstimos consignados contratados, como dissemos anteriormente, não podem ser maiores do que o limite da margem consignável. Dessa porcentagem, 5% são destinadas para o uso do cartão de crédito consignado enquanto os outros são para o empréstimo. 

Essa medida foi feita para que o aposentado não tenha todo o seu salário do INSS comprometido com o empréstimo consignado, e com isso, pode ter valores sobrando na sua conta para cumprir com suas obrigações. 

Depois de entender melhor quantos empréstimos um aposentado pode fazer e calcular a margem consignável, basta solicitar o seu empréstimo e esperar pela aprovação do crédito. 

Para saber mais, acesse o site e entre em contato conosco!  

Posts Relacionados