Quantos empréstimos consignados posso fazer?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito procurada por funcionários públicos ou beneficiários do INSS, como pensionistas e aposentados. Mas, uma dúvida muito comum que surge é: quantos empréstimos consignados posso fazer?
Assim que o interessado desejar solicitar um empréstimo consignado, é importante comprovar que está cumprindo todos os requisitos e estar dentro dessas categorias, respeitando os limites.
Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, quantos consignados posso fazer, como solicitar e mais informações, continue a leitura:
Afinal, quantos consignados posso fazer?
Todas as pessoas que recebem benefícios do INSS, como aposentados e pensionistas, podem contratar um limite de nove empréstimos consignados por vez em instituições financeiras diferentes.
Assim que o empréstimo consignado for feito, o contratante está usando a margem consignável que fica disponível para que o empréstimo seja contratado.
Com isso, assim que essa margem consignável for atingida com as nove modalidades de empréstimo, não é possível fazer uma nova contratação.
Se você tem dúvidas de quantos consignados posso fazer, saiba que esses pontos devem ser levados em consideração.
Empréstimo e margem consignável
A margem consignável funciona como um limite onde o beneficiário que recebe do INSS pode comprometer do que recebe para ser descontado como parcela do empréstimo.
Esse limite corresponde a 30% da renda líquida que é destinada a empréstimos consignados, segundo a lei. Esse limite foi estabelecido para que todas as parcelas que forem descontadas no mês não comprometam a renda do beneficiário.
Com isso, todos os empréstimos consignados que posso fazer não podem ser maiores do que a margem consignável para não ter problemas.
O objetivo dessa medida é garantir que não haja comprometimento de todo o valor do benefício do INSS para pagar o empréstimo consignado, e com isso, cumprir com as outras obrigações financeiras.
Como solicitar um empréstimo consignado?
Se você ainda não atingiu o limite de nove linhas de crédito, que é a resposta de quantos consignados posso fazer, e ainda possui margem disponível, você pode solicitar um empréstimo consignado na instituição financeira.
Para isso, o ideal é sempre pesquisar por opções de instituições que tenham convênio com o INSS, para que as taxas de juros sejam as menores possíveis.
Você pode fazer a solicitação com a Empresta, enviar os seus documentos e aguardar a liberação do crédito de maneira mais facilitada.
O que fazer quando não tenho mais limite?
Como você viu, existe um limite de quantos consignados posso fazer, e é válido se atentar a esse ponto para evitar riscos de endividamento.
Isso acontece porque os valores das parcelas do empréstimo consignado são descontados diretamente do benefício do INSS, fazendo com que o valor recebido seja menor.
Por conta disso, os gastos podem acabar sendo maiores. Nessa situação, a melhor solução é fazer uma portabilidade de crédito de um banco para outro.
Com a portabilidade você transfere as suas dívidas para outra instituição financeira onde as condições e taxas são melhores. A grande vantagem é contar com os juros mais baixos e também quando você excedeu seu limite da margem consignável.
Se você deseja saber mais sobre quantos consignados posso fazer e como solicitar de forma simples, acesse nosso site e confira as condições.
Posts Relacionados
Por que fazer um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma ...
Leia maisÚltimas notícias: empréstimo consignado para Auxílio Brasil
O Congresso Nacional aprovou em julho a Medida Provisória para ampliar a ...
Leia maisQual a diferença entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal?
Primeiro de tudo, quando o assunto é empréstimo consignado e empréstimo ...
Leia mais