Quando fazer uma portabilidade ou refinanciamento de empréstimo consignado?
O empréstimo consignado traz excelentes opções de serviços e subprodutos, além de contar com um crédito, é claro, como a portabilidade e refinanciamento.
Todas essas modalidades estão relacionadas ao empréstimo consignado, e é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como funciona cada uma delas.
Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos quais são as maiores diferenças entre portabilidade e refinanciamento, quando fazer cada uma delas e as vantagens que oferecem.
Acompanhe a seguir!
Empréstimo consignado: o que é?
Antes mesmo de falarmos sobre a portabilidade e refinanciamento, vamos entender o que é o empréstimo consignado. Essa é uma modalidade de crédito que está disponível para os aposentados, pensionistas, funcionários públicos e trabalhadores CLT.
Com isso, para solicitar o empréstimo é necessário comprovar que está dentro dessas categorias. O maior diferencial que essa modalidade de crédito possui está no valor das parcelas, que é descontado diretamente do benefício ou da folha de pagamento, antes que o salário chegue até a pessoa.
Esse desconto é feito diretamente pelo banco onde a aposentadoria ou o salário é depositado. Se você está pensando em fazer uma solicitação, saiba que existem muitas vantagens, como as taxas de juros, que são menores nessa modalidade.
Portabilidade e refinanciamento: quais as diferenças?
Mesmo que muitas pessoas acreditem que esses conceitos são iguais, existem diferenças entre a portabilidade e refinanciamento. Os dois estão relacionados à redução de juros e alívio nas parcelas.
O refinanciamento consiste em manter o empréstimo com o banco que você solicitou, enquanto a portabilidade consiste na troca de instituição.
Fazendo a portabilidade, é possível transferir o empréstimo consignado para um banco que oferece propostas melhores, seja através das parcelas, nos juros ou no prazo mais longo de pagamento.
Vamos falar com detalhes sobre cada um dos conceitos e quando fazer portabilidade e refinanciamento. Entenda a seguir:
Portabilidade
Fazer a portabilidade do empréstimo consignado, como dissemos, possui o objetivo de oferecer condições melhores de crédito para os clientes. Essa portabilidade aumentou a concorrência entre as instituições que oferecem esse crédito, fazendo com que melhorem as ofertas para fidelizar os clientes.
A portabilidade do empréstimo permite que você possa trocar o seu crédito de instituição, para um local que tenha condições e vantagens melhores. Com isso, você passa a substituir o contrato do empréstimo antigo por um novo contrato, que tenha benefícios.
Essa troca é feita pelo Banco Credor, que fez o contrato vigente do seu empréstimo, e o Banco Novo, para onde você deseja fazer a migração.
Essa solicitação é feita através da avaliação do seu saldo devedor à Câmara Interbancária de Pagamentos, que é a responsável por fazer a portabilidade. Depois de solicitar, o banco novo entra com o pedido de portabilidade na CIP.
O Banco Credor então será solicitado sobre os valores dos saldos devedores para que o empréstimo seja quitado. Então, a dívida será assumida pelo banco novo, fazendo com que o empréstimo feito seja quitado e um novo contrato seja realizado.
Uma das maiores diferenças entre a portabilidade e refinanciamento é que, na portabilidade, o contrato pode ir para outro banco, e no refinanciamento, o contrato muda de condições, mas dentro do mesmo banco.
Uma das grandes vantagens que a portabilidade possui é fazer com que você tenha a chance de ter acesso a taxas menores de juros de outra instituição financeira. Dessa forma, você continua tendo acesso ao mesmo valor, mas paga um valor menor de juros todos os meses.
A partir disso, é possível que as parcelas mensais sejam menores, trazendo mais economia no final do mês. Com as taxas de juros menores e as parcelas reduzidas, a sua margem consignável será liberada mais rápido.
Refinanciamento
O refinanciamento do empréstimo consignado consiste em trocar o acordo antigo por um novo acordo. Esse serviço também é conhecido como renovação, e diferente da portabilidade, é feito na mesma instituição financeira.
Com uma negociação nova sendo feita, as parcelas que ainda não foram quitadas podem ser alteradas, trazendo condições de pagamento melhores e mais atrativas, como nos prazos de vencimento. Não existe burocracia para esse processo.
Em momentos onde você está com o seu orçamento comprometido, o refinanciamento se torna uma excelente opção para ter um dinheiro extra no final do mês.
Além disso, também existem outros benefícios, como manter o mesmo valor da parcela e receber o dinheiro como um troco, ter acesso a parcelas menores e com prazos de vencimento maiores quando optar por não ter troco, diminuir as taxas de juros, não precisar fazer consulta no SPC ou SERASA e ter mais margem consignável para fazer outro empréstimo.
Quando fazer uma portabilidade e refinanciamento?
No caso do refinanciamento, o melhor momento para fazer é quando as parcelas do empréstimo estão ficando pesadas para o seu orçamento, podendo ter acesso a melhores condições para o seu contrato.
Na instituição em que você contratou, é possível diminuir a taxa de juros e receber o valor da diferença em dinheiro direto na sua conta. Além disso, também é possível aumentar o prazo para pagamento do seu contrato reduzindo os valores das parcelas e, com isso, o desconto no seu salário será menor.
Já na portabilidade, por ser um processo de transferência de crédito de uma instituição para outra, ela é indicada para quem deseja ter acesso a condições melhores em seu contrato.
Com isso, se você está procurando por menores taxas de juros e não prejudicar o seu orçamento no final do mês, o ideal é solicitar a portabilidade do empréstimo consignado.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Simule o seu agora!Para isso, você pode contar com a Empresta, na qual você pode fazer a solicitação da portabilidade ou refinanciamento de duas formas: em uma das lojas, de forma presencial ou através do site, de maneira digital.
Existem diversas lojas espalhadas pelo país, e para fazer a solicitação que mais se encaixa nas suas necessidades, basta ir até uma delas e conversar com um de nossos especialistas, tirando todas as suas dúvidas e tendo ajuda durante todo o processo.
Depois que a solicitação for feita, basta esperar pelo prazo para que o processo seja finalizado e a sua portabilidade ou refinanciamento seja concluída com sucesso.
Nosso time está sempre disponível para te ajudar caso tenha dúvidas sobre o assunto, além de conseguir acompanhar o andamento da sua solicitação sempre que quiser.
Para saber mais, entre em contato conosco através do site!
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Quem pode fazer empréstimo consignado INSS?
O Empréstimo Consignado INSS é uma modalidade de crédito bastante popular no ...
Leia maisNova taxa de juros do empréstimo consignado: confira as mudanças
Foi anunciado no dia 13 de março a aprovação do Conselho da Previdência ...
Leia maisQuantos empréstimos consignados posso fazer?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito procurada por ...
Leia mais