Saiba quais são as taxas de juros do consignado

Saiba quais são as taxas de juros do consignado

taxa de juros do consignado é uma das principais vantagens desse tipo de crédito. E o melhor, a taxa de juros não é baixa apenas para o empréstimo consignado, mas também para o cartão consignado, no qual a taxa de juros chega a ser até oito vezes menor que o cartão convencional. 

Continue lendo para saber quais são as taxas de juros do consignado para o empréstimo e para o cartão, e para cada pessoa que pode contratar o consignado.

  

Taxa de juros do empréstimo consignado

O empréstimo consignado tem se tornado cada vez mais a opção de empréstimo mais popular do mercado. Isso porque possui condições de pagamento que nenhum outro tipo de empréstimo pode oferecer.  

Entre as principais vantagens do empréstimo consignado estão a taxa de juros baixa, longo prazo para pagamentoparcelas fixas e facilidade de aprovação, mesmo para quem está negativado

Porém, existem diferentes tipos de pessoas que podem contratar o empréstimo consignado. Os perfis mais comuns são: aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos (federais, estaduais e municipais). Confira a taxa de juros do consignado e as condições de pagamento para cada um:

 

Consignado INSS

consignado INSS é a melhor opção para quem é aposentado e pensionista do INSS, porque possui as melhores condições de pagamento. A taxa de juros do consignado INSS com certeza é sua principal vantagem.  

Isso porque diferente da maioria das opções de empréstimo que não possuem taxa de juros máxima, a taxa de juros máxima do empréstimo consignado é de apenas 1,80% ao mês.  

Além disso, no consignado INSS você: 

  • Pode pagar em até 84 meses, ou seja, sete anos.  
  • Não terá surpresas com o valor, pois as parcelas são fixas. Você irá pagar o mesmo valor todos os meses e não precisará se preocupar com juros abusivos. 
  • Terá facilidade de aprovação, mesmo se estiver com o nome negativado, pois não há consulta ao SPC e Serasa.    

Consignado Siape 

O empréstimo consignado Siape é a opção mais vantajosa para quem é servidor público federal civil, pois oferece taxa de juros máxima de apenas 2,05% ao mês. Além disso, o consignado Siape possui prazo de pagamento de até 96 meses, ou seja, oito anos para pagar

Consignado para servidores estaduais 

Diferente do consignado Siape, o consignado para servidores estaduais não possui uma taxa única de juros para todos os servidores, assim como as condições de pagamento. Isso porque cada estado é responsável por determinar as condições do consignado para seus servidores públicos.  

Porém, isso não significa que o servidor estadual tenha a taxa de juros do consignado maior que a do servidor Siape. Confira a taxa de juros e o prazo para pagamento de alguns estados: 

  • Maranhão: taxa de juros máxima de 1,6% ao mês e prazo para pagamento de 96 meses (oito anos);  
  • Santa Catarina: taxa de juros máxima de 2,05% ao mês e prazo para pagamento de 96 meses (oito anos)
  • São Paulo: taxa de juros máxima de 2,14% ao mês e prazo para pagamento de 96 meses (oito anos);   

Se você é servidor estadual e quer saber quais são as taxas de juros e o prazo para pagamento do empréstimo consignado para você, basta acessar o portal do servidor do seu estado. 

Consignado para servidores municipais 

Assim como acontece com os servidores estaduais, os servidores municipais não possuem uma taxa de juros do consignado e um prazo para pagamento único. Pois cada município é responsável por determinar as condições de pagamento do consignado para servidores municipais

As taxas de juros podem variar em cada cidade, porém, possuem uma média de 2,5% ao mês. Além disso, o prazo para pagamento pode variar entre 60 meses (cinco anos) e 96 meses (oito anos)

Cidades como Belo HorizonteFlorianópolisRecife e Cuiabá contam com uma plataforma própria para realizar consultas relacionadas a empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. O acesso a todas as plataformas é simples. Você só precisa realizar um cadastro ou um login e terá acesso a diversas informações.  

Taxa de juros do cartão consignado 

Ainda existem muitas dúvidas sobre o cartão consignado, pois muitas pessoas ainda acreditam que não é possível realizar o parcelamento de compras ou fazer compras pela internet com o cartão consignado. Porém, isso é um mito

Com o cartão consignado você pode fazer compras parceladas em supermercadoslojas e até mesmo pela internet, assim como o cartão de crédito convencional. A diferença é que o cartão consignado conta com vantagens que os cartões comuns não podem oferecer. 

A taxa de juros do cartão consignado pode ser mais de oito vezes menor do que a do cartão convencional. Além disso, o cartão consignado conta com outras vantagens, como: 

  • O limite de crédito que você terá disponível varia de acordo com sua renda, sendo até 1,6 vezes o seu salário ou benefício. Ou seja, se você ganha R$ 2 mil o seu limite será de até R$ 3,2 mil; 
  • É uma ótima opção para quem está negativado, pois não há consulta ao SPC e Serasa.  
  • A maioria dos cartões consignados são internacionais: você poderá realizar compras pela internet em lojas de qualquer lugar do mundo, não apenas no Brasil. Além disso, ele te ajudará na sua viagem internacional, pois você poderá comprar passagens e passeios, além de poder usá-lo em lojas fora do país; 
  • Você pode realizar saques de até 70% do limite que estiver disponível para uso. 

Assim como no empréstimo consignado, os principais públicos do cartão consignado são aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos (federais, estaduais e municipais). Cada um desses perfis possui diferentes condições na contratação do cartão consignado. 

Cartão consignado INSS 

Para aposentados ou pensionistas do INSS a taxa de juros máxima do cartão de crédito consignado foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), como uma forma de ajudar a população com melhores condições.    

Assim, a taxa máxima de juros do cartão consignado INSS é de apenas 2,7% ao mês. Porém, é importante ressaltar que essa é a taxa de juros máxima, isso significa que muitos bancos podem oferecer taxa de juros ainda menores. Ou seja, vale a pena pesquisar antes de decidir fazer o seu cartão consignado! 

Taxa de juros do cartão consignado para servidores públicos 

Diferente do empréstimo consignado, o cartão consignado possui condições mais parecidas para servidores federais, estaduais e municipais. Não há uma taxa de juros máxima definida, porém, a taxa de juros média do cartão consignado é muito menor do que a taxa de juros do cartão convencional. 

Segundo o Banco Central, a taxa de juros do cartão de crédito convencional e do cartão consignado para servidores públicos são: 

Taxa de juros do cartão consignado  Taxa de juros do cartão convencional 
 Média de 3,5% ao mês*  Pode chegar até a 20,69% ao mês* 
Taxa de juros do cartão consignado e cartão convencional

* As taxas de juros podem variar de acordo com o banco. 

Porém, assim como no cartão consignado INSS é sempre importante que você pesquise quais são as opções disponíveis para o seu perfil, pois cada banco pode oferecer condições diferentes para você. 

Está pensando em fazer um empréstimo consignado ou um cartão consignado? A Empresta pode te ajudar! Encontre as melhores condições para você no nosso Comparador de Empréstimo Consignado e no nosso Comparador de Cartão Consignado!  

Posts Relacionados