Quando fazer um empréstimo consignado?

Quando fazer um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é a opção mais barata para quem precisa de dinheiro de forma rápida e segura. Por isso, tem se tornado a opção mais popular entre aposentados ou pensionistas do INSS e servidores públicos.  

Além disso, o uso do dinheiro do empréstimo consignado é livre, o que faz com que ele possa ser usado para diversas situaçõesInclusive para substituir uma dívida cara por uma mais barata.  

Continue lendo para saber quando fazer e quais são as vantagens do empréstimo consignado.  

Quando fazer seu consignado?

Existem muitos motivos para você solicitar um empréstimo consignado. Entre os principais estão:  

  • Realizar uma viagem com sua família;  
  • Fazer uma obra ou redecorar sua casa;  
  • Realizar o sonho da festa de formatura de seus filhos, sobrinhos ou netos;  
  • Pagar contas que estão acumuladas;  
  • Arcar com gastos inesperados;  
  • Investir na sua educação ou na educação de pessoas próximas: pagando um curso, faculdade ou até mesmo um intercâmbio.  

Porém, a maior vantagem desse tipo de empréstimo em relação a outros disponíveis está na baixa taxa de juros que pode chegar a no máximo 1,80% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS e máximo de 2,05% ao mês para servidores Siape. Isso quer dizer que o valor das parcelas será baixo, fazendo dessa opção a mais barata do mercado.     

Por isso, o empréstimo consignado é uma ótima opção para quem precisa substituir uma dívida cara por uma barata. Segundo o Banco Central, a taxa de juros dos principais tipos de crédito do mercado são:  

Tipo de crédito   Taxa de juros ao mês  
Empréstimo consignado  Máximo de 2,05% ao mês* 
Cheque especial  Média de 15% ao mês* 
Crédito pessoal  Pode chegar a 20% ao mês*  
Cartão de crédito  Pode chegar a mais 25% ao mês*  
Tabela comparativa de taxa de juros

* As taxas de juros podem variar de acordo com o banco.  

Porém, independente do motivo, é importante que você solicite apenas o valor que precisa naquele momento. O empréstimo consignado é uma opção simples e segura para quem precisa de dinheiro, mas deve ser usado com moderação, como todo tipo de crédito, 

Vantagens do empréstimo consignado  

Uma boa notícia é que a taxa de juros baixa não é o único atrativo do empréstimo consignado. Por isso, separamos mais quatro grandes vantagens deste tipo de crédito:    

  1. Prazos longos para pagamento: Vantagem sempre lembrada quando falamos em empréstimo consignado. Aposentados ou pensionistas do INSS podem pagar o seu consignado em até 84 meses (sete anos), já servidores públicos Siape tem até 96 meses (oito anos) para pagar.   
  1. Parcelas fixas: Nada surpresas! Você sempre saberá quanto irá pagar, porque o valor das parcelas é fixo. Além disso, as parcelas serão descontadas diretamente do seu salário ou benefício e preocupar com valores abusivos inesperados.  
  1. Facilidade na aprovação, mesmo para quem está negativado: Como é um empréstimo de baixo risco para as instituições financeiras, o processo para sua contratação não é burocrático. Além disso, a garantia de pagamento faz com que não haja demora em sua aprovação mesmo para quem está negativado, pois não há consulta ao SPC e Serasa.   
  1. Refinanciamento: O refinanciamento do empréstimo consignado é uma renegociação do pagamento do seu empréstimo. Quando você opta por fazer um novo acordo, você sempre encontrará opções melhores para realizar o pagamento, como: juros mais baixos, parcelas mais baratas ou mais tempo para pagar. Além disso, ainda existe a opção de realizar o refinanciamento com “troco”, onde, além de refinanciar, você ainda recebe uma quantia em dinheiro de volta.  

Agora que você já sabe quando pedir o seu empréstimo consignado, não perca a oportunidade de encontrar as melhores condições. Aproveite o nosso Comparador de Empréstimo Consignado

Posts Relacionados