Qual a diferença entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal?

Qual a diferença entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal?

Primeiro de tudo, quando o assunto é empréstimo consignado e empréstimo pessoal, inúmeras dúvidas podem surgir na cabeça de quem deseja optar por algum desses serviços. Afinal de contas, são inúmeras observações que devemos analisar, já que cada uma oferece opções diferentes e requer demandas diferentes para a sua concessão. Portanto, nesse post, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Continue lendo o artigo e saiba qual a diferença entre o empréstimo consignado e pessoal, e saiba qual é a opção mais viável para você. Confira! 

Afinal, o que é empréstimo consignado? 

Antes de tudo, podemos definir que o empréstimo consignado nada mais é do que uma alternativa que as pessoas possuem para ter crédito. Em geral, esse tipo de empréstimo costuma oferecer juros ainda mais baixos, uma vez que o valor das parcelas é cobrado nas folhas de pagamento dos celetistas, aposentados e pensionistas. 

Em outras palavras, a instituição financeira que concedeu o crédito tem a confiança de que o dinheiro oferecido será retornado, e daí parte a questão de os juros serem bem menores que o empréstimo pessoal, por exemplo. 

De maneira prática, o valor que pode ser obtido do empréstimo consignado não pode chegar a superar cerca de 35% da renda mensal do indivíduo! Essa porcentagem é prescrita em lei, podendo ser encontrada na Lei 10.820/2003. 

Quem pode receber o empréstimo consignado? 

Para saber se você tem direito ao empréstimo consignado, é necessário que esteja enquadrado nas modalidades que iremos apresentar abaixo. Confira quais são elas: 

• Ser funcionário público — federal, estadual ou municipal; 

• Ser pensionista ou aposentado pelo programa INSS

• Precisa ser um militar das forças armadas; 

• Deve possuir carteira assinada, ou seja, estar realizando trabalho em empresas privadas, para que assim, o abatimento do valor do empréstimo seja feito diretamente na folha de pagamento. 

Quais vantagens podemos encontrar no empréstimo consignado? 

Sabendo do conceito e de quem podem ter acesso a esse tipo de empréstimo, podemos encontrar alguns benefícios exclusivos desse tipo de serviço, como por exemplo: 

1. Juros pré-fixados e acessíveis 

Conforme dito no tópico anterior, os juros que são impostos no crédito consignado são menores e costumam ser pré-fixados, ou seja, os que têm posse desse serviço pagarão os mesmos valores até a sua última parcela. 

No entanto, os valores podem variar de acordo com a modalidade de serviço, sendo que um funcionário público terá um valor a pagar diferente de um aposentado, por exemplo. É necessário consultar a tabela do empréstimo consignado da instituição financeira para maiores detalhes. 

2. Maior prazo para o pagamento 

Colaboradores vinculados à iniciativa privada possuem até 60 meses para quitar o empréstimo consignado, levando em consideração que o valor dos juros aumenta conforme a prorrogação desse prazo. Para aposentados e pensionistas, o prazo pode chegar até 72 meses. 

3. Negativados podem ter acesso ao empréstimo consignado 

Ao contrário do que muita gente pensa, independente se o indivíduo estiver negativado — desde que se enquadre nas modalidades ditas acima — também pode ter acesso ao empréstimo. Uma análise será feita, para que, tanto o banco, quanto o indivíduo, não sejam prejudicados com esse processo. 

O que é empréstimo pessoal? 

Diferentemente do empréstimo consignado, o empréstimo pessoal é um dinheiro também concedido por uma instituição financeira de confiança do interessado, onde ele terá mais liberdade para o seu uso. Em outras palavras, não há necessidade de informar a maneira em que a quantia pedida será utilizada. 

Portanto, no empréstimo pessoal, podemos perceber que não existe uma finalidade específica para obtê-lo, diferentemente do consignado! Logo, é um serviço que pode ser obtido por qualquer pessoa, desde aquelas que estão em situação financeira complicada até as que precisam de uma quantia considerável para começar um negócio, por exemplo. 

De forma prática, o empréstimo pessoal é bastante demandado para a compra de carros, pacotes de viagens, faculdade, cursos de capacitação, entre outros. 

Para a liberação do serviço, basta que o interessado se apresente ao banco com dados pessoais e comprovante de residência. Uma vez que não precisará registrar como esse dinheiro será investido, basta negociar as cláusulas do contrato e os critérios de análise para a concessão do crédito. O resto, é com banco! 

Vantagens do empréstimo pessoal 

1. Solução para emergências 

Por ser mais rápida e acessível — uma vez que muitas pessoas não se enquadram nas modalidades obrigatórias para receber o empréstimo consignado — se torna um excelente recurso para soluções emergenciais, como quitação de dívidas, uma viagem fora do programa, uma oportunidade de curso, e entre outros. 

2. Pode ser usada para qualquer finalidade 

No empréstimo pessoal, conforme dito, você não precisa explicar os motivos para contratar o crédito. Logo, ele pode ser utilizado para quaisquer finalidades que você precisar, seja para abrir um negócio, dar entrada em um imóvel etc. 

3. Solicitação online 

Para maior facilidade aos interessados, a solicitação do empréstimo pessoal pode ser feita de maneira totalmente online, evitando a necessidade de presença física e enfrentamento de filas em bancos. 

Resumo: qual é a diferença entre empréstimo consignado e pessoal? 

Em geral, para entendermos de uma vez por todas qual a diferença entre empréstimo consignado e pessoal, vamos pensar o seguinte: o crédito consignado permite que tenha um limite de até 35% de valor em relação ao seu salário líquido ou do benefício do INSS. No crédito pessoal, por exemplo, não existe esse limite! O indivíduo tem total liberdade para pegar a quantia que preferir. 

Além disso, o crédito pessoal não obriga a empresa ou previdenciária a realizar os descontos dos valores nas folhas de pagamento. Nesse caso, o solicitante pode pedir que o banco faça esse desconto através de débito automático. 

Conclusão 

Conforme vimos, existem diferenças notórias entre o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal. Por isso, analise bem as duas opções e escolha aquela que melhor se adeque ao seu perfil, sua modalidade e sua situação financeira atual. 

Sendo assim, para te ajudarmos ainda mais nisso, entre em contato conosco e conheça as nossas opções de concessão de crédito para você. 

Posts Relacionados