O que é Corban?

O que é Corban?

Segundo a Aneps (Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço ao Consumidor), já são mais de 130 mil correspondentes atuando no Brasil desde quando foi fundada, nos anos 2000. 

Mas afinal, você sabe o que de fato é um Corban? Entenda mais sobre o assunto, no decorrer do texto a seguir, confira! 

O que é Corban? 

Correspondente bancário ou simplesmente Corban, é uma pessoa ou um estabelecimento que tem como principal papel fazer uma intermediação entre clientes e bancos, para evitar que os mesmos precisem ficar em filas para serem atendidos. 

Assim, o acesso ao crédito é disponibilizado para a grande maioria das pessoas com maior facilidade, sobretudo, em regiões de difícil acesso às agências bancárias. 

São exemplos de Corban, imobiliárias e concessionárias que oferecem crédito para comprar ou financiar carros ou imóveis. Isso porque, elas também oferecem créditos além de seus respectivos nichos. 

Um outro exemplo de Correspondente bancários, são as casas lotéricas e os bancos postais, em razão de toda movimentação financeira que é possível ser realizada nestas instituições. 

E também existem as instituições que têm como principal atividade a correspondência bancária. Isto é, se dedicam exclusivamente a esta atividade. São as instituições de crédito e empréstimos tanto pessoais quanto consignados. 

Essas instituições atendem especialmente trabalhadores que serviram ao governo como: militares das forças armadas, servidores públicos, e também, aposentados e pensionistas do INSS. 

O Corban é um facilitador na forma como o cliente se relaciona com o banco, em todos os processos, independente do modelo de negócio. Além disso, o Correspondente bancário poderá representar quantos bancos quiser e aumentar a sua oferta de serviços. 

Com isso, o Corban vem crescendo cada vez mais, atraindo pessoas a utilizarem esse tipo de serviço devido a praticidade e variedades oferecidas pelo mesmo. 

Serviços mais comuns prestados por uma Corban 

Os principais serviços oferecidos por uma correspondente bancária são: 

  • Receber e encaminhar ofertas para abertura de contas e cartões de crédito; 
  • Transferência eletrônica; 
  • Qualquer pagamento e/ou recebimento; 
  • Atividades que possuem relação com contratação de prestação de serviços, etc; 
  • Pedidos de empréstimos para empresas ou mesmo pessoais; 
  • Pagamentos ordenados; 
  • Saques que correspondem ao INSS do próprio banco. 

A legalidade dos Corbans no Brasil 

Um dos órgãos responsáveis pelas regulamentações financeiras aqui no Brasil é o Banco Central do Brasil, chamado de Sistema Financeiro Nacional. Desse modo, ele controla não só as instituições financeiras, mas também suas subdivisões. Ou seja, os Corbans, as agências bancárias, caixas eletrônicos, etc. 

O Corban é uma subdivisão do sistema financeiro, por mais que ele não se enquadre em como sendo uma instituição financeira de fato, o Corban é regido pela Resolução 3.954 de 24/02/2011 e das alterações da Resolução 3.959 de 31/03/2011. 

Essa lei determina, as regras para a contratação de um correspondente bancário no Brasil, incluindo: salário, contabilização salarial, e o que é necessário para a capacitação deste profissional. 

Conclusão 

Por fim, um Correspondente bancário ou Corban é um grande facilitador entre o banco e o cliente. E um Correspondente bancário sério precisa estar dentro das normas exigidas por lei. Nós da Empresta, somos altamente certificados quando o assunto é correspondência bancária! Entre em contato conosco para saber mais! 

Posts Relacionados