Meu INSS: aprenda tudo que você precisa saber

Meu INSS: aprenda tudo que você precisa saber

Criada pela Previdência Social, o Meu INSS é uma plataforma que visa facilitar e agilizar os atendimentos de segurados pelo INSS. 

No cenário atual em que vivemos, se tornou necessário com que diversas empresas e entidades se adaptem adotando meios virtuais de atuação, de forma a evitar o contágio e preservar a saúde de todos. 

Além de atendimento facilitado, é possível acessar os extratos, solicitar benefícios e outros serviços que fazem com que não seja necessário se deslocar até uma agência do INSS. 

O que é o Meu INSS? 

O Meu INSS foi criado para oferecer o suporte necessário e evitar aglomerações neste período de pandemia, o serviço pode ser utilizado via aplicativo para dispositivos móveis ou pelo site, gratuitamente e oferece mais de 90 serviços virtualmente. 

No caso de necessitar atendimento presencial, o cidadão pode a partir do aplicativo selecionar a unidade mais próxima. 

Como o Meu INSS funciona? 

A plataforma é integrada com o gov.br necessitando apenas o cadastro por este site, que oferece um único ambiente digital. Neste caso, ao criar uma conta no site você possui acesso ao Meu INSS e também outros serviços públicos digitais do governo. 

O cadastro é realizado com nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe. 

Opções de acesso 

Para entrar na plataforma, você consegue entrar de diversas maneiras, podendo ser: 

  1. Por CPF; 
  1. Via QR Code; 
  1. Bancos credenciados; 
  1. Certificado digital, podendo ser em nuvem. 

Funcionalidades 

Com mais de 90 serviços, a plataforma facilita a vida do cidadão disponibilizando na sua plataforma a possibilidade de: 

  • Solicitar qualquer modalidade de aposentadoria e realizar a sua simulação; 
  • Obter o extrato do Imposto de Renda dos beneficiários do INSS; 
  • Obter e acessar o salário maternidade; 
  • Possibilidade de agendamento de prova de vida; 
  • Solicitação de pensão por morte; 
  • E muitos outros serviços. 

Agora que você cidadão sabe o que é o Meu INSS e algumas das suas funcionalidades, iremos te explicar como solicitar algumas delas e realizar algumas outras funções. Vamos lá! 

Solicitando a aposentadoria 

Na etapa de central de serviços, você consegue solicitar a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, podendo ser urbana ou rural. 

O processo de solicitação é bem simples, você só precisa fazer o seguinte processo após o login no Meu INSS

Clique na opção de Agendamento/Solicitações > Novo Requerimento > selecione o serviço desejado > clique em Atualizar > cheque os seus dados e depois clique em Avançar > complete os dados para solicitar. 

Retirar o extrato de pagamento do benefício 

Este extrato pode ser usado para abrir contas bancárias, crediário, solicitar empréstimo consignado e outros serviços. 

Para solicitá-lo você precisa estar logado no aplicativo e prosseguir com as seguintes etapas: 

Clique em Extrato de Pagamento, na tela de início > os últimos pagamentos estarão disponíveis nesta tela > clique em Baixar PDF para realizar o download. 

Consultar extrato de contribuição 

O Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou CNIS, entrega informações como o nome do empregador, período trabalho e remuneração. Além disso, também dispõe do histórico das contribuições pagas ao INSS. 

Para solicitar este extrato, após logado no aplicativo siga as etapas: 

Clique em Agendamentos/Solicitações > clique em Novo Requerimento > digite o nome do serviço e acompanhe as instruções. 

Mudar pagamento para conta corrente 

Caso você cidadão receba o benefício por cartão magnético, é possível receber em conta corrente pelo aplicativo. Siga as etapas: 

Após logado, clique em Agendamento/Solicitações > vá em Atualização para manutenção de Benefícios e outros serviços > vá em Transferir Benefício para Conta Corrente. 

Depois disto, será preciso enviar os documentos solicitados. 

Consultar extrato de empréstimo consignado 

Com o extrato de empréstimo consignado, o seguro consegue conferir informações sobre créditos consignados já realizados, dados de prazo de pagamento e parcelas descontadas e valor de margem consignável. Você solicita assim: 

No aplicativo, selecione Extrato de Empréstimo na tela inicial > no caso de mais de um benefício, você precisa escolher qual deseja verificar as informações de empréstimo consignado > na opção em Imprimir é possível baixar em PDF ou realizar impressão. 

Solicitar revisão do benefício 

Se você quiser revisar o benefício para uma reavaliação do valor ou para enviar novos documentos, o aplicativo permite isto com as seguintes etapas: 

Após o login, vá em Agendamentos/Solicitações > acesse Novo requerimento > selecione o serviço e clique em Atualizar > complete os dados necessários para conclusão do pedido. 

O retorno da solicitação ocorre em até 30 dias corridos. 

Agendar Perícia Médica 

Para médicos habilitados pelo INSS, a Perícia Médica é obrigatória, servindo para comprovar se o profissional está em boas condições de saúde para exercer sua função. No aplicativo, o agendamento da perícia acontece assim: 

Após o login, vá em Agendar Perícia > caso seja a primeira vez, escolha Perícia Inicial, caso não seja clique em Perícia de Prorrogação e clique em Atualizar > confira os dados e clique em Avançar > forneça os dados necessários para fazer o pedido. 

Após isto você precisa comparecer em uma agência do INSS no período agendado apresentando documento original com foto (RG, carteira de trabalho ou de habilitação) e documentos médicos (laudos, exames e receitas). 

Solicitar Carta de Concessão 

Este documento informa sobre a concessão do benefício, e para solicitá-lo é tão rápido e fácil quanto as outras solicitações. A Carta de Concessão informa o valor do benefício e algumas informações sobre o banco que faz o pagamento. 

No aplicativo, escolha a opção de Carta de Concessão no início e gere o documento. 

Caso haja pendências na solicitação, você será contatado via e-mail ou pelo seu dispositivo móvel e pode ser resolvido diretamente no aplicativo. Com os documentos solicitados, vá no aplicativo e siga as etapas: 

Cumprimento de exigência 

Em Agendamentos/Solicitações localize o processo > clique no ícone de lupa para ver em detalhes o requerimento > clique em Cumprir Exigência. 

Agora tudo ficou mais fácil! 

Por meio do site é possível acessar o Meu INSS, e o aplicativo também pode ser baixado para iOS e Android. 

Agora você consegue realizar diversos processos no conforto de sua residência, sem se preocupar com longas filas ou períodos de agendamento. 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e assine o nosso newsletter e fique sempre por dentro de conteúdos como este! 

Posts Relacionados