Investir o dinheiro da aposentadoria: confira as melhores opções de investimento para a reserva financeira

Investir o dinheiro da aposentadoria: confira as melhores opções de investimento para a reserva financeira

Investir o dinheiro da aposentadoria é uma ação para aqueles que se preocupam com o futuro. Visto que, o cenário atual está repleto de instabilidade financeiras, tempo para se aposentar cada vez mais longo e a reforma da previdência.

Logo, aqueles que desejam construir uma reserva financeira para o futuro, dependendo o mínimo possível do INSS, podem apostar em diferentes tipos de investimentos. A saber, é possível investir no Tesouro Direto, CDB, Fundos de Renda Fixas Simples, Fundos de Previdência Privada, Letras de Créditos, Fundos de Investimentos Imobiliários e outros.

De acordo com o estudo “Risco de Longevidade” realizado pela plataforma de planejamento financeiro Super Rico, cerca de 49% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho acreditam que a poupança é suficiente para garantir sua aposentadoria.

Uma parcela menor, correspondente a 21%, confia no benefício pago pelo INSS para sustentar sua renda após a aposentadoria, enquanto os outros 30% dividem-se entre investir em planos de previdência privada, juntar parte dos lucros de negócios próprios e viver da renda obtida com a locação de imóveis próprios.

De acordo com a pesquisa 12% das pessoas sentem-se inseguras a esse respeito por não saberem ao certo o valor que precisam poupar para garantir uma boa vida futura. Carlos Castro, diretor-presidente da Super Rico, destaca que, segundo o levantamento, a preocupação com a falta de dinheiro na aposentadoria independe da renda dos entrevistados.

Mesmo entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, 62% temem não ter capital suficiente para a aposentadoria, enquanto entre os que ganham até dois salários mínimos, esse número é ainda maior, atingindo 68%.

Além disso, a pesquisa da Super Rico revela que o número de brasileiros preocupados com o planejamento financeiro de longo prazo aumentou após a reforma da Previdência Social de 2019, realizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Nova estratégia para a aposentadoria

A organização financeira mostra novos horizontes para a aposentadoria, de acordo com a Super Rico. Entre os investidores entrevistados, 32% estão preocupados com sua situação financeira, enquanto entre os endividados, essa preocupação é de 82%.

Com as incertezas em relação ao futuro e os alertas sobre a aposentadoria, muitos trabalhadores brasileiros mudaram seu planejamento financeiro. De acordo com a Super Rico, houve um aumento de mais de 35% nos investimentos em planos de previdência privada por pessoas físicas. A plataforma também registrou um maior interesse por informações sobre o tema.

O mercado de previdência privada no Brasil cresceu 14% até outubro de 2021. No entanto, apenas 2% dos brasileiros entre 26 e 60 anos investem em planos de previdência privada, de acordo com um estudo da Anbima.

Os millennials são mais propensos a investir em fundos de investimentos e títulos privados, enquanto a geração Z tem pouco investimento em previdência privada, mas investe em títulos públicos e privados e fundos de investimento.

Deduz-se que aqueles que investem com a finalidade de usá-lo como complemento de renda na aposentadoria são minoria em todas as faixas etárias, mas a porcentagem aumenta conforme a idade avança.

Apenas 5% dos investidores entre 16 e 25 anos e 7% daqueles entre 26 e 40 anos têm essa prioridade, enquanto 17% dos investidores com 76 anos ou mais investem para aposentadoria. Talvez o envelhecimento não seja um problema em si, mas sim a falta de planejamento financeiro para lidar com essa fase da vida.

Melhores investimentos para aposentadoria

Para aqueles que desejam se aposentar de maneira confortável é fundamental conhecer quais os melhores investimentos para a aposentadoria, uma vez que esta é uma pergunta bem comum entre aqueles que se interessam pelo assunto.

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

Tesouro direto

Uma plataforma que oferece títulos públicos federais, este tipo de investimento oferece um alto nível de segurança e funciona como um empréstimo ao Governo Federal, este órgão paga juros pelo dinheiro emprestado.

CDB (Certificados de Depósitos Bancários)

O CDB é uma opção de renda fixa. Logo, este tipo de investimento conta com dois grandes atributos, a saber, segurança e estabilidade, nele você empresta seu dinheiro para instituições financeiras e estas te pagam juros pelo dinheiro emprestado.

Fundos de Renda Fixa Simples

Os investimentos de Fundos de Renda Fixa Simples foram criados pensando, especialmente, no fácil acesso ao investidor. Algumas de suas características são os preços acessíveis, segurança e boa rentabilidade.

Fundos de Previdência Privada

Este é um investimento com a finalidade de investir na aposentadoria. Logo, nesta modalidade de investimento, você investe um valor “X” por determinado tempo e no final do prazo você conta com 3 opções de recebimento: receber o valor total, receber o valor em parcelas ou receber o dinheiro por tempo indeterminado. Caso deseje você pode resgatar o valor antes de concluir o prazo de investimento.

Letras de Crédito

As Letras de Créditos (LCI/LCA) são títulos emitidos por bancos e que tem como propósito captar recursos financeiros para investir no setor de agronegócio e imóveis. Este tipo de investimento proporciona segurança e estabilidade, além disso, está entrelaçado com a rentabilidade do CDI.

Fundos de investimento imobiliários

Atualmente os queridinhos do mercado financeiro são os investimentos em Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS), este está voltado para investimentos no setor de imóveis. Ademais, sua rentabilidade é paga ao investidor mensalmente como uma espécie de aluguel.

Gostou do conteúdo? Leia mais no Blog Empresta!

Posts Relacionados