Guia atualizado 2022: como fazer empréstimo?

Guia atualizado 2022: como fazer empréstimo?

Muitas pessoas buscam modalidades de crédito como alternativas para conseguir um dinheiro extra para utilizarem em alguma emergência ou para realizar algum projeto. 

O empréstimo consignado é uma das modalidades mais conhecidas que possuem esse objetivo, contando com uma solução simples e rápida para conseguir um determinado valor para alguma situação de imprevisto. 

Mas, mesmo sendo uma modalidade de crédito bem conhecida, muitas pessoas ainda possuem dúvidas para fazer a solicitação, o que precisam levar em conta, quais documentos necessários e como é feito o empréstimo. 

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações importantes e necessárias referente ao empréstimo, para que você, como contratante, tenha mais segurança e confiança ao solicitar o crédito. 

Confira a seguir o guia atualizado 2022 de como fazer empréstimo: 

O que significa empréstimo? 

Se você não sabe o que é empréstimo, saiba que é uma modalidade de crédito que é oferecida por bancos e instituições financeiras com a finalidade de oferecer determinado valor ao solicitante sem comprovação de finalidade. 

Os bancos e instituições oferecem esse limite de capital para que o consumidor consiga utilizá-lo da maneira que desejar, sem precisar comprovar ou dizer qual a finalidade do uso do dinheiro. 

Em outras modalidades de crédito, o contratante precisa apresentar qual será o direcionamento daquele valor, principalmente se for utilizado para algum meio específico. 

Mas, no empréstimo consignado, o contratante pode solicitar este crédito sem necessariamente precisar comprovar a sua utilização para o banco ou instituição financeira. 

Dessa forma, se torna muito mais simples conseguir essa modalidade de empréstimo, afinal, não é preciso apresentar finalidade, não possui restrição de perfil ou garantias. 

Além dessas facilidades, o empréstimo consignado também pode ser solicitado de maneira totalmente digital, com menos burocracia e seguindo poucas etapas. Isso faz com que as pessoas procurem essa modalidade de crédito de maneira mais recorrente. 

Como fazer empréstimo? 

Neste guia atualizado 2022 de como fazer empréstimo, trouxemos algumas dicas importantes que você não pode deixar de seguir, principalmente se deseja contratá-lo. Confira a seguir: 

Entre em contato com a empresa 

O primeiro passo do guia atualizado de como fazer empréstimo consignado é entrar em contato com a instituição financeira ou com o banco para ter acesso às informações pertinentes sobre o empréstimo. 

Dessa forma você consegue entender mais sobre o prazo de pagamento, como solicitar, qual o passo a passo, quais as taxas de juros, quando o dinheiro vai cair na sua conta e tirar todas as dúvidas com os profissionais. 

Faça um bom planejamento 

O empréstimo possui a função de te ajudar financeiramente, e isso não pode te trazer prejuízos. 

Com isso, é interessante organizar todas as despesas que possui, qual valor que você precisa atualmente e qual o valor mensal para quitar o empréstimo. 

Escolha a instituição 

Depois de entrar em contato para tirar suas dúvidas e fazer um planejamento, você precisa escolher em qual instituição vai solicitar o empréstimo. 

Nesse momento você precisa ter cuidado para não se precipitar, e escolher as instituições mais confiáveis do mercado, que são referências em empréstimos e em FGTS, por exemplo. 

Atenção às condições da instituição 

Cada instituição possui condições específicas e prazos de pagamentos de acordo com o contrato. Com isso, é muito importante que você analise quais condições são mais acessíveis para o seu bolso no momento, e fique atento também às taxas de juros e taxas de operações da instituição. 

Escolha uma parcela acessível 

Como dissemos anteriormente, cada instituição financeira possui condições específicas, e uma delas é o valor das parcelas para pagar o empréstimo. 

Para evitar que você tenha muitas dívidas, o ideal é analisar os valores das parcelas mensais e definir as que cabem no seu bolso. Assim, você se compromete com aquilo que vai conseguir quitar. 

Separe toda sua documentação 

Estar com a documentação em dia é uma das melhores dicas do guia atualizado 2022 de de como fazer empréstimo. 

Os documentos que são solicitados são: RG, CPF, ser maior de 18 anos, comprovante de renda, de residência e declaração do imposto de renda. 

Saiba o seu score 

O score é um dos critérios mais utilizados pelos bancos e instituições financeiras para que o empréstimo seja liberado. 

A sua pontuação pode fazer toda a diferença no momento da solicitação do crédito, porque, se essa pontuação for baixa, o empréstimo pode ser negado ou ter taxas de juros muito altas. 

Quais as vantagens de solicitar um empréstimo? 

Existem diversas vantagens que podemos citar sobre a solicitação de um empréstimo, tais como: 

Facilidade na contratação 

Uma das maiores vantagens de solicitar um empréstimo é pela facilidade na contratação. Isso porque, essa contratação pode ser feita tanto de forma presencial quanto de maneira online, diretamente entre a instituição e o consumidor solicitante. 

Não é preciso envolver responsáveis para avaliar o crédito e nem apresentar garantias, e com isso, as etapas se tornam mais simples e rápidas de serem aprovadas. 

Modalidade mais acessível 

Outra vantagem que faz com que o empréstimo seja solicitado com mais facilidade pelos consumidores é que ele é uma modalidade mais acessível. Isso significa que o perfil do consumidor pode ser aprovado com mais facilidade. 

Isso acontece porque não existem muitas exigências a serem seguidas. 

Mais rápido 

Fazer a contratação do empréstimo é bem mais rápido do que outras modalidades de crédito, e isso torna essa modalidade muito procurada. 

As pessoas que estão precisando de um valor extra, geralmente o desejam com mais urgência, e isso significa que o empréstimo pode ser a melhor opção, pois o dinheiro pode ser liberado em alguns dias depois da aprovação do empréstimo. 

O empréstimo também traz mais flexibilidade para as pessoas que estão o contratando, por conta do número de instituições que oferecem essa modalidade. É válido avaliar com cuidado sobre todas as especificações das empresas antes de finalizar o contrato. 

Por isso, se você deseja fazer uma simulação para fazer um empréstimo, esse é momento. Aproveite agora e tire todas as suas dúvidas! Temos profissionais prontos para te garantir o melhor suporte. 

Posts Relacionados