Como não cair em golpes de empréstimos

Como não cair em golpes de empréstimos

Quando ocorre a decisão de fazer um empréstimo, é preciso escolher com todo cuidado a empresa com a qual você vai se relacionar. Não dá para escolher qualquer uma, correndo o risco de cair em golpes de empréstimos.

Para ter sucesso em sua negociação, confira 3 dicas que preparamos para você!


Primeiro passo: Pesquisar

Empréstimo é um assunto que requer atenção. É necessário pesquisar no mercado, verificar quais empresas são conhecidas pelo público; verificar site, redes sociais e fazer uma avaliação. Nesse momento, você vai perceber se a empresa parece confiável, se é bem avaliada no mercado; saber onde possui lojas físicas, o volume de pessoas que a endossam, e se tem boas avaliações.

Segundo passo: Indicações

Para saber se a empresa é segura e tem boa reputação e credibilidade, é importante levar em conta as indicações. Converse com pessoas que já fizeram empréstimos bem-sucedidos e veja em qual empresa isso aconteceu. Ter o feedback de pessoas conhecidas é importante. Assim, o risco de cair em uma cilada ou golpe é reduzido.

Terceiro passo: entender o processo

A partir do momento que você escolheu algumas empresas que têm boa reputação no mercado, chega o momento de entender como o processo do empréstimo em cada empresa funciona e de ficar atento a situações e pedidos duvidosos. Os empréstimos podem acontecer de 3 formas:

  1. Presencial: o cliente vai até a loja e faz o empréstimo na hora e a formalização acontece com a assinatura de um contrato.
  2. Fonada: o cliente faz o empréstimo e dá o aceite por telefone. A gravação da conversa serve para formalizar a operação.
  3. Digital: o cliente faz o empréstimo por telefone e a formalização ocorre por meio de uma mensagem via celular.

Solicitações duvidosas? Fuja desse golpe!

Em qualquer contratação de crédito, é preciso que o cliente fique atento às solicitações suspeitas e duvidosas. Pedidos assim deve ser vistos com desconfiança:

“Antes de receber o empréstimo, você precisa depositar uma quantia em dinheiro para que seja autorizado pelo banco.”

“Está com o score baixo? É só depositar uma quantia que vamos resolver esse problema e você receberá seu empréstimo.”

“Seu crédito foi aprovado, e para dar sequência à negociação, basta que você efetue um depósito como sinal.”

Fique atento! Nenhuma empresa séria pede ao cliente que deposite qualquer valor como condição para liberar um crédito ou empréstimo. Isso tem cheiro de golpe e é ilegal. Se você se deparar com situações assim, não hesite! Suspenda a negociação e, em hipótese alguma, efetue qualquer tipo de depósito.

Na Empresta você encontra opções de Empréstimo Consignado e Pessoal de vários bancos e pode optar pela forma de contratação em que se sentir mais seguro.

No mais, esperamos ter ajudado você com essas dicas. Seguindo os passos que falamos você estará resguardado e vai evitar cair em golpes de empréstimos!