Retorno Sobre o Investimento (ROI) – você realmente sabe calcular?

Retorno Sobre o Investimento (ROI) – você realmente sabe calcular?

Você não está querendo deixar dinheiro na mesa, não mesmo? Em qualquer negócio é imprescindível medir o Retorno Sobre o Investimento (ROI, em inglês) para saber se os resultados de suas ações têm sido favoráveis ou não.

Por meio de análises e cálculos chega-se a um objetivo, e sempre deve haver um plano de ação e maneiras de mensurar o seu funcionamento. Afinal, um erro pode custar muito caro para a empresa, inclusive se não houver formas de ajustes.

Vamos entender melhor como calcular o retorno e analisar os resultados.

O que é retorno sobre o investimento?

O Retorno Sobre o Investimento (ROI) mensura quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com determinado investimento. Com isso, você pode saber qual ação apresentou bom resultado e qual precisa de ajuste para melhorar a performance.

As avaliações ajudam a empresa a atingir seus objetivos com planejamento e obter um crescimento tangível, além de realizar ajustes nos projetos de forma aumentar a rentabilidade.

Por que o ROI é tão importante para os negócios?

Com a mensuração do ROI é possível direcionar as ações para que os resultados sejam cada vez mais qualificados. Além de saber as métricas, é importante, também, entender em que ponto pretende-se chegar.

Para atingir os objetivos, é preciso que a empresa faça uma análise interna dos processos, mapeando os custos operacionais, de áreas de apoio e vendas em detalhes. Dessa forma, descobrirá os pontos fortes e maneiras de usá-los a seu favor e, ainda, os pontos fracos, visando a sua melhora.

A fim de atingir um retorno sobre o investimento favorável, a empresa precisa conscientizar os colaboradores de sua relevância, mostrando que ele faz toda diferença nos resultados dos negócios.

Como calcular o ROI?

Para fazer o cálculo do ROI é preciso seguir a fórmula: receita menos o custo dividido pelo custo. Exemplificando, sua empresa ganhou R$ 300 mil e investiu R$ 30 mil; aplicando a fórmula o resultado será 3,34, ou seja, você lucrou mais de três vezes do valor inicial. Caso queira transformá-lo em porcentagem, basta multiplicar por 100. Agora, vamos detalhar a regra.

A receita corresponde a todos os valores arrecadados pela empresa devido às vendas de seus produtos ou serviços. Se ela tiver um e-commerce e uma loja física e o investimento foi feito sobre a loja online, deve-se calcular o ROI somente desse canal.

os custos são todas as despesas que o negócio gera para se manter operante. Dando sequência ao e-commerce, são os valores pagos para usar a plataforma, hospedagem do site, anúncios pagos, internet, telefone, registro do site etc.

Com essas informações, ficou mais claro o entendimento do retorno sobre o investimento? Tudo dentro de uma empresa precisa ter métricas para saber se as ações realizadas estão dando os resultados almejados ou se é preciso fazer ajustes para que siga uma curva de crescimento.

E, mais importante do que apenas calcular o ROI, é preciso executar ações para melhorá-lo.  O ROI pode ser calculado perante o resultado da empresa como um todo ou de um setor ou projeto específico. O importante é ter disciplina, know how e um time engajado para que seja o mais rentável possível. Para te ajudar, confira 8 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio.

Posts Relacionados