Como abrir uma empresa de crédito consignado?

Como abrir uma empresa de crédito consignado?

O crédito consignado representa mais de 40% da cessão de crédito para pessoa física no Brasil, segundo dados do Banco Central. Entrar nesse mercado requer muita qualificação, pois, apesar de ser um mercado recente, possui regulamentações rígidas e muita concorrência. 

Para te ajudar nesta empreitada, mostramos o passo a passo para abrir uma empresa de crédito consignado. Vamos lá? 

1 – Escolha o modelo de negócio 

A primeira etapa a ser seguida é decidir sobre o modelo de negócio: Representante Informal, Televendas ou Loja Física. Calma, vamos te ajudar:  

Home Office 

Neste modelo você recebe um acesso ao sistema do parceiro e bases de clientes para acionar. É ideal para quem busca conciliar outras tarefas com o trabalho, não consegue se dedicar em tempo integral ao negócio ou busca uma segunda renda.  

Geralmente este modelo oferece acesso suporte e treinamento mais restritos e também não há muita capacidade de escalar seu faturamento.

Televendas 

No modelo de Televendas você terá uma empresa de crédito consignado via telefone. Você pode alugar uma sala comercial ou montar um pequeno escritório. 

Será preciso fazer um planejamento de marketing, investir em treinamento do time e técnicas de vendas para contornar dois ofensores neste modelo: as fraudes por parte da pessoa física e o medo dos clientes em fechar um contrato pelo telefone. 

Loja física 

Este é o modelo mais completo! Decidindo ter uma empresa de crédito consignado atuando em loja física, você terá portas abertas para os clientes. Com isso, terá mais credibilidade por ter um ambiente no qual os clientes possam conhecer e se relacionar, o que aumenta a fidelização: nenhuma tecnologia supera o atendimento humanizado e pessoal. 

Vale lembrar que, mesmo sendo loja física, você poderá fechar contratos de forma remota ou presencial, não ficando limitado à região da loja. 

Explicamos com mais detalhes sobre cada um destes modelos neste outro post.

2 – Decida como vai empreender 

Após decidir sobre o modelo de negócio, é hora de decidir se vai construir sua empresa do zero ou se vai se associar a uma franquia.  

Começar sua empresa do zero requer maior planejamento financeiro e estratégico, maior tempo de estudo de mercado, conhecimento do produto e dedicação ao negócio. Isso porque você será responsável integralmente pelo negócio.

Você pode contar com apoio de outros profissionais como contador, advogado e outros empreendedores do ramo. Neste caso, também será responsável por se credenciar com os bancos e instituições financeiras. 

A outra opção é se associar à uma marca já existente no mercado. Ao optar por abrir uma franquia, você tem um negócio próprio da mesma forma, porém conta com a marca, conhecimento, suporte e treinamento de empresa que já possui clientela e experiência de mercado. Assim você também tem maior possibilidade de sucesso no negócio, pois não estará sozinho. 

A decisão entre empreender sozinho ou abrir uma franquia pode influenciar diretamente no sucesso desse novo negócio. Portanto, avalie com bastante critério qual a melhor opção. Os dois modelos exigem estudo, benchmarking e planejamento. Não tome nenhuma decisão precipitada! 

3 – Busque parcerias 

Para trabalhar com crédito consignado é necessário firmar parcerias com as instituições financeiras que você quer representar de acordo com os produtos que escolheu para vender. 

Se você optar por abrir uma empresa de crédito consignado sozinho, esta tarefa está por sua conta! Entre em contato com os representantes comerciais dos bancos ou com empresas agregadoras e reúna as informações e documentações solicitadas por cada banco. Após aprovação, solicite os acessos aos sistemas, roteiros de vendas e regras de comissionamento de cada parceiro. 

Se optar por abrir uma empresa de crédito consignado com uma franquia, terá suporte da franqueadora nesta etapa: todo o credenciamento com os bancos será feito por ela, além de já entrar no mercado associado às mesmas instituições financeiras que a franqueadora. 

4 – Se atente aos detalhes comerciais 

Seja qual for a sua decisão, fique atento à três pontos comerciais muito importantes: 

  • Contratos: Avalie com cautela o contrato de credenciamento, parceria ou franquia 
  • Questões Jurídicas e Trabalhistas: Se for optar por constituir uma empresa, é importante o apoio de um contador para realizar os procedimentos iniciais, como planejamento empresarial, abertura de empresa, registros nos órgãos competentes, contrato social, entre outras ações técnicas 
  • Ponto Comercial: Escolha um bom ponto comercial e providencie a compra de equipamentos, internet, telefonia e identificação visual e mobiliário.

5 – Desenvolva um bom time 

Optando por trabalhar com modelo de televendas ou loja física, você precisará de um bom time de vendas e apoio. O sucesso do seu negócio está diretamente ligado às pessoas que trabalham com você.

Portanto, desenvolva um bom time de vendas, promova treinamentos, propicie um bom ambiente de trabalho e tenha claro o plano de metas e resultados. 

Ao abrir uma franquia, você terá apoio da franqueadora nestas etapas! 

6 – Atraia e fidelize clientes 

Em qualquer modelo de negócio que decida seguir é necessário fazer um planejamento de marketing para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Você pode fazer isso com mídias locais, indicações, promoções e campanhas na loja. Inclua estes investimentos no seu plano de negócio e mensure todos os resultados alcançados.  

Ao ter sua própria marca, você pode ficar responsável por esta parte ou contratar um profissional. Ao abrir uma franquia de crédito consignado, terá o apoio da franqueadora neste planejamento, que inclusive por ser financeiro. 

Invista no mercado que não para de crescer! 

A Empresta é um correspondente bancário representante dos principais bancos e é a rede de franquias mais premiada do Brasil!

Entrar no mercado de crédito com uma marca já consolidada pode ser diferencial para o sucesso do seu negócio! Por isso, quero te convidar para conhecer as vantagens de abrir uma franquia Empresta

Posts Relacionados