Como fazer a gestão financeira de uma franquia de crédito

A gestão financeira é fundamental para o bom andamento da franquia de crédito, afinal, controlar e planejar as finanças permite visualizar os ganhos imediatos e em longo prazo, de modo que é possível gerar fluxo de caixa constante e quitar as despesas mensais da loja sem causar prejuízos ao negócio.
No entanto, sabemos que gerir uma franquia exige dedicação do franqueado em diversos setores do empreendimento, desde a operação ao estratégico, ainda que ele possa contar com o suporte da empresa franqueadora nesses quesitos. Com tantas responsabilidades, deve-se ter cuidado para não cair na armadilha de negligenciar a gestão financeira enquanto se preocupa com outros afazeres.
Por isso, é essencial investir tempo com frequência e disciplina para checar a saúde financeira da loja e fazer os ajustes necessários. O dono de uma franquia de crédito tem ainda as vantagens de obter uma previsão de retorno para o investimento e de contar com o apoio da rede de franquias, o que colabora para uma gestão financeira mais eficiente.
Conheça as despesas fixas e variáveis
Quando fazemos uma viagem, planejamos com antecedência a passagem, hospedagem, alimentação, lazer e ainda separamos uma folga nas finanças para os imprevistos, certo? Com as despesas da sua franquia de crédito não é muito diferente. Assim como no exemplo citado, é preciso pensar em todas as necessidades do seu negócio e estar preparado para todos os imprevistos que possam surgir.
Para isso, deve-se ter na ponta do lápis o controle de todas as despesas. Uma franquia financeira tem custos fixos e variáveis, sendo eles:
- Aluguel do ponto comercial;
- Contas de consumo (água, luz, gás, telefonia, internet);
- Salários e demais itens da folha de pagamento;
- Taxas mensais cobradas pela franqueadora (quando se aplica).
Todas essas despesas devem caber na sua receita, pois elas são essenciais para o funcionamento da franquia financeira. Já os custos variáveis são relativos aos investimentos para tornar o atendimento mais agradável, manter a loja limpar e organizada, e captar e fidelizar os clientes. São eles:
- Reposição de insumos, como material de papelaria produtos de limpeza, copos descartáveis e café;
- Investimentos em mídias físicas e digitais;
- Brindes para os clientes;
- Comissionamento dos vendedores;
- Despesas com impostos;
- Entre outros.
Ter esse controle de contas a pagar permite que você visualize melhor o fluxo de caixa mensal e o lucro da sua franquia. Por sorte, as franquias de crédito não têm necessidade de estoque e, por essa razão, você não precisa se preocupar com a manutenção de um, já que os produtos vendidos são serviços financeiros disponibilizados pelos bancos.
Controle o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um dos fatores principais da gestão financeira e pode ser considerado um termômetro para a sua franquia de crédito, pois é por ele que você saberá se o negócio está saudável, isto é, se é autossustentável e se está gerando lucro. É importante lembrar que, nos primeiros meses de operação, a loja ainda não se paga sozinha e por isso é necessário o capital de giro, que faz parte do investimento inicial no modelo de franquias.
Porém, o fluxo de caixa vai te permitir ter uma visão geral do empreendimento e fazer uma projeção das vendas, possibilitando estimar um prazo para o ponto de equilíbrio (ou break-even), que é o momento em que a franquia passa a se pagar completamente, e para o retorno do investimento (ou payback), conforme o desempenho da loja.
Para prever os ganhos, o gestor deve acompanhar toda movimentação de recursos que entra e sai do caixa da empresa ao decorrer dos meses, de modo que possa se programar para os períodos de baixa e de alta demanda, mantendo o saldo sempre positivo.
Ainda que pareça uma tarefa difícil, fazer a gestão financeira de uma franquia de crédito pode ser bem simples. Na Franquia Empresta, os franqueados têm acesso ao suporte da rede desde o momento da assinatura do contrato. O apoio da Empresta é constante durante toda a parceria com o franqueado e abrange desde o operacional ao estratégico. Descubra como funciona o diferencial de suporte da Franquia Empresta!
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