3 dicas para saber se a rede de franquia é boa para investir
Se você busca uma rede de franquia boa para investir, você precisa ir além dos números de mercado e identificar se a empresa do seu interesse é, de fato, um bom franqueador para os seus franqueados. Mas, primeiro, o que significa ser um bom franqueador?
De modo geral, o bom franqueador é aquele que se preocupa com o sucesso de todas as suas franquias e age em prol dessa parceria, deixando os franqueados satisfeitos com o negócio adquirido.
Para identificar se uma empresa se encaixa nessa descrição, confira abaixo as dicas que selecionamos para que você possa avaliar se a rede de franquia que você está sondando é um investimento promissor. E mais! Saiba ainda o que levar em consideração na sua análise sobre uma franqueadora.
1) Colete o máximo de informações sobre a rede
Se você busca um bom investimento, precisa pesquisar com olhos de investidor. Quanto mais informações você obtiver sobre a rede de franquias, mais fácil chegará a um veredito sobre a rentabilidade do empreendimento.
As franqueadoras costumam apresentar na proposta de franquia os valores e prazos pertinentes à compra de uma unidade, como o faturamento médio, valor do investimento, taxas fixas e variáveis, ponto de equilíbrio (break-even) e prazo de retorno do investimento (payback).
Dessa forma, você já consegue ter noção das projeções de lucro do empreendimento e das despesas que envolvem a implementação e a operação da franquia com uma simples busca no site oficial da rede.
Mas, também é importante aprofundar a sua pesquisa e coletar o máximo de informações possível. Ao entrar em contato com a rede de franquias, você tem a oportunidade de agendar uma entrevista com um gestor representante para conhecer mais sobre a proposta para novos franqueados e esclarecer as suas dúvidas.
Além disso, você também pode ter acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que contém uma explicação detalhada sobre o modelo de negócio e valores, onde detalha todos os deveres e direitos do franqueador e do franqueado, especificando o que é fornecido pela rede e o que é cobrado em retorno. Ainda, é possível conferir dados e estatísticas sobre a rede e o investimento na franquia.
2) Fale com outros franqueados
Parte fundamental da sua pesquisa para descobrir se a rede de franquia é boa para investir é falar com outros franqueados. Seja diretamente nas franquias ou por telefone e e-mail, esse contato possibilita que você conheça a experiência do franqueado no dia a dia, qual é o grau de satisfação com o negócio e se a franqueadora realmente cumpre tudo que promete.
Na COF, há a relação completa de todos os franqueados e ex-franqueados ligados à marca nos últimos 24 meses, para que você possa ter referências sobre o sistema de franquias da rede e verificar a idoneidade da empresa.
Essa lista é de presença obrigatória na COF, conforme a Lei de Franquias, e é um grande facilitador na busca por uma rede de franquia boa para investir, já que você pode entender os motivos que levaram alguns a se desligarem da rede, e se há processos judiciais contra a empresa em andamento.
3) Estude o mercado
Para se ter certeza de que a franquia é rentável, não basta avaliar os números na proposta da franqueadora. Você precisa entender as variações e tendências do mercado em que pretende atuar.
Um determinado segmento pode estar em destaque no momento, mas será que ele não é apenas uma tendência sazonal? Existe procura frequente por esse produto ou serviço? Qual a probabilidade desse setor se reinventar, quando necessário? Há novos produtos que podem ser criados ou aprimorados? Uma rede de franquia deve ser promissora em médio e longo prazo, e o segmento de mercado é fator determinante nessa equação.
O que não pode faltar em uma rede de franquia boa para investir
Durante o seu processo de busca por uma rede de franquia boa para investir, é importante estar atento se a marca possui os seguintes requisitos, que devem ser inegociáveis para você:
1) Demonstra crescimento sustentável
Se a franqueadora possui em sua rede franqueados que atingem bons resultados individuais e que prosperam com a marca, este é sinal de um empreendimento promissor e saudável. Uma boa rentabilidade nas unidades significa que o plano de negócios traçado pela empresa apresenta resultados palpáveis e aumentam a possibilidade de ter um negócio próspero.
Uma forma de avaliar isso, além de conversar com franqueados sobre as suas experiências, é analisar quantas franquias abriram e fecharam nos últimos anos. Se a quantidade de unidades que fecharam for grande e/ou em curtos períodos, esse pode ser um indicativo de que a rede de franquias não se preocupa tanto com os seus franqueados, mas sim em vender franquias.
Outro motivo de atenção é com empresas que apresentam uma expansão muito acelerada. A empresa precisa estar preparada e fornecer uma estrutura adequada para comportar uma alta velocidade de crescimento, de modo que consiga atender a todos os franqueados de forma eficiente.
2) Capacidade de renovação e reinvenção da marca
Como um novo empreendedor, é importante que você pense no futuro do empreendimento. Veja como a marca se posiciona no mercado e o que ela faz para se manter relevante. Quais diferenciais ela tem a oferecer que fazem com que ela se destaque? Aqui estão incluídas inovações em tecnologia, renovação do portfólio, desenvolvimento de novos canais, posicionamentos de marca.
3) Auxilia na definição e na implementação do ponto comercial
Se a franquia desejada exige uma estrutura física, um bom franqueador irá utilizar a sua expertise e estudos prévios para auxiliá-lo na definição e na implementação do ponto comercial em um local estratégico, levando em consideração o público alvo e as características de cada negócio.
4) Oferece suporte ao franqueado
Além do direito de uso de marca e da transmissão do know-how da empresa, a franqueadora também precisa prestar suporte e disponibilizar ferramentas para que o franqueado gerencie um negócio bem-sucedido.
Dessa forma, o bom franqueador deve garantir suporte aos seus franqueados no dia a dia da operação por meio de canais de atendimento direto específicos para eles. Procure saber como é feito esse suporte e não deixe de perguntar aos atuais franqueados se estes são efetivos.
Ferramentas, manuais, softwares, visitas periódicas e outros meios de auxílio também são facilitadores para que o franqueado obtenha sucesso na nova empreitada.
5) Oferece treinamento adequado
Principalmente durante os primeiros meses de operação, este pode ser o ponto mais importante para quem vai gerir um novo negócio: treinamento. Como candidato a franqueado, investigue como os treinamentos funcionam na prática, por quanto tempo duram e os assuntos que serão abordados.
O bom franqueador deve capacitar o franqueado nos aspectos gerenciais e operacionais, e em qualquer outro assunto que seja relevante para determinado negócio. Os treinamentos iniciais precisam ser suficientes para que o franqueado esteja apto a administrar o negócio por conta própria e tomar as decisões necessárias no dia a dia.
Bater o martelo sobre um novo empreendimento é uma decisão que não deve ser precipitada, pois exige uma investigação mais profunda do negócio e das suas particularidades, de modo que o empreendedor possa vislumbrar um futuro próspero para o seu investimento.
No modelo de franquias, é essencial que a rede franqueadora seja um parceiro de confiança e construa um relacionamento de longo prazo com os seus franqueados. Este, por sua vez, precisa de tempo para ser maturado e de uma estrutura interna da marca para que seja viabilizado.
Um exemplo de rede de franquia boa para investir, que atua em um segmento de mercado que não sofre com sazonalidade e que auxilia o franqueado durante todo o processo de negociação e estruturação da loja, além de permanecer com você após a inauguração, é a Franquia Empresta. Descubra agora como funciona o diferencial de suporte da Franquia Empresta neste outro post!
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