Como vender empréstimos: 5 dicas para por em prática na sua franquia financeira
O dono de uma franquia financeira pode contar com o reconhecimento da marca, com o posicionamento dela no mercado e com os investimentos em marketing que a rede de franquias realiza para divulgar a empresa e fortalecê-la frente a concorrência. No entanto, o franqueado não deve se ludibriar e acreditar que não é necessário dedicação ao negócio para vender e lucrar.
Os empréstimos possuem alta demanda de público e o mercado pouco sofre com sazonalidade, mas há também muita oferta de outras empresas e franquias, urgindo a necessidade de se destacar para aumentar as vendas e garantir os resultados em longo prazo. Descubra agora como vender empréstimos com as 5 dicas de vendas que selecionamos neste post!
1 – Aborde clientes qualificados para venda
Você precisa conhecer o seu público para que possa abordar o cliente certo, isto é, aquele que está mais propício a fechar negócio, sem que a sua equipe gaste energia com pessoas que não estão prontas para adquirir um empréstimo com você.
É necessário pesquisar bem o prospect e estudar o perfil ideal do seu cliente. Defina um público-alvo para cada modalidade de empréstimo e modifique as suas estratégias de venda, adaptando-as para cada um deles. Para ter uma captação eficiente, leve a etapa de compra do cliente em consideração quando for acionar a sua base e não se esqueça de mantê-la sempre atualizada.
Depois, é preciso chamar a atenção do público para as vantagens de adquirir um empréstimo com você e é aqui que entram as estratégias de marketing para ajudar na divulgação do seu negócio.
2 – Capacite a sua equipe
Para vender empréstimos, você precisa ter uma equipe de vendedores bem treinada. Durante o atendimento, sua equipe precisa estabelecer uma relação com o futuro cliente, para conduzi-lo até a compra. Por isso, é necessário que estejam capacitados a tirar todas as dúvidas, conduzir as negociações, resolver situações adversas que possam ocorrer e persuadir o cliente rumo à contratação do empréstimo.
Além disso, o mercado de crédito exige um pouco de conhecimento técnico para quem trabalha vendendo empréstimos. Assim, os vendedores precisam conhecer bem o produto e saber de todas as condições de pagamento, taxas de juros, prazos e regras dos bancos parceiros.
As redes de franquia financeira costumam fornecer treinamentos para os franqueados. Aproveite esses treinamentos para te auxiliar na capacitação do time, mas tenha a iniciativa de buscar outras formas de desenvolvê-los por conta própria e de reservar um tempo no horário de trabalho da equipe para isso.
3 – Utilize um script de vendas
Scripts de vendas servem como roteiros para guiar o vendedor durante o atendimento. Com eles, o seu time de vendas tem mais precisão na hora de argumentar e convencer o cliente, estando melhor preparado para lidar com as diferentes reações que ele pode demonstrar.
Em um script há a abordagem, a argumentação para possíveis respostas do cliente e as formas de avançar com a negociação, de acordo com essas previsões. Seguindo o script, o vendedor é capaz de mostrar que está oferecendo algo de valor para o cliente, que pode ser a solução para o problema ou desejo dele, dependendo da sua necessidade, e, assim, vender o empréstimo.
É importante ter scripts diferentes para públicos diferentes, e também ter mais de um script para o mesmo tipo de público. Dessa forma, as vendas podem ser personalizadas para atender as demandas e momento pessoal de cada cliente.
Além do mais, se a sua empresa voltar a entrar em contato com o mesmo cliente, a variedade de scripts evitará que ele escute a mesma argumentação duas vezes, o que pode prejudicar a oportunidade de venda. Por essa razão, mais uma vez é preciso conhecer o seu público, as suas características e necessidades para montar o script ideal.
4 – Invista em fidelização
Um cliente satisfeito volta mais vezes para comprar e ainda recomenda o seu serviço a amigos e familiares. É muito mais barato investir em fidelizar um cliente do que em meios para captar um novo. Por isso, não negligencie quem já fechou negócio com você antes.
Toda a experiência do cliente precisa ser bem trabalhada e a fidelização começa ainda no atendimento. Nesse caso, o primeiro passo é oferecer as melhores condições e boas taxas de juros para o empréstimo. Um vendedor simpático, discreto e atencioso, e um espaço bem cuidado, limpo e agradável também colaboram para que o cliente saia da sua loja com uma boa impressão.
Após a venda, forneça outras formas de atendê-lo para sanar dúvidas e prestar auxílio no que ele precisar, como telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais. Algumas estratégias para estreitar o relacionamento com o cliente podem e devem ser utilizadas, como, por exemplo:
- Mandar mensagem de felicitações no dia do aniversário;
- Realizar brunches e coquetéis na loja e convidar os clientes a comparecerem;
- Enviar brindes personalizados;
- Enviar as novidades de produtos sem exagerar na quantidade de mensagens.
Vale ainda ficar atento ao histórico do cliente e trabalhar campanhas com ele na intenção de vender um novo empréstimo quando as parcelas do atual estiverem terminando.
5 – Ofereça venda digital
A venda digital é possível graças à formalização digital de contratos. Esse pode ser um fator decisor para maximizar as vendas de empréstimos na sua franquia financeira, já que você pode atender a clientes que estão longe da região da sua loja, não querem ou não podem se deslocar até o local.
Essa praticidade é uma das vantagens de fazer parte da Franquia Empresta, que possibilita que os seus franqueados realizem a venda digital e maximizem o seu lucro com uma ampla cartela de clientes. Saiba mais sobre a venda digital para franqueados Empresta!
Posts Relacionados
Como saber se a franquia é um negócio lucrativo?
Investir em uma franquia é um grande passo para quem quer ...
Leia maisPesquisa da ABF revela satisfação dos franqueados Empresta durante a pandemia
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou uma pesquisa de ...
Leia mais8 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio
De acordo com pesquisa do Serasa Experian, houve um crescimento de 25,5% de ...
Leia mais