8 livros que todo empreendedor deve ler

8 livros que todo empreendedor deve ler

Conhecimento é um dos pilares para construir um negócio estável e lucrativo. Ainda que você não possua o know-how dos mais experientes, é possível compreender e se aprofundar em diversos aspectos que influenciam uma trajetória de empreendedorismo de sucesso através dos livros.

Por essa razão, separamos 8 leituras imperdíveis (e um bônus!) para empreendedores que desejam obter conhecimento técnico e prático sobre hábitos de mercado, comportamento do consumidor, e inteligência financeira e emocional. Acompanhe!

1. O poder do hábito, de Charles Duhigg

Essa obra é considerada um clássico para quem deseja compreender a mente e o comportamento humano. Se você deseja vender para pessoas, é essencial que os valores do seu negócio vão ao encontro dos valores que as pessoas se identificam e buscam nas marcas que consomem. O poder do hábito contribui para a tomada de decisões assertivas e direcionadas a quem deve estar no centro das suas estratégias: o cliente.

2. Pai rico, pai pobre, de Robert T. Kiyosaki

O primeiro livro de uma das maiores séries best-sellers da última década, Pai rico, pai pobre irá te fazer entender a necessidade de planejar-se financeiramente, o que é determinante para obter uma alta rentabilidade no seu empreendimento. Para o autor, inteligência financeira é a chave para solucionar grande parte dos problemas da vida cotidiana e ele faz questão de mostrar por que cada um tem o poder de determinar para onde vai o dinheiro que chega as suas mãos.

3. O ponto da virada, de Malcon Gladwell

Nessa obra envolvente, Malcon Gladwell revela como um bem ou serviço se torna uma grande tendência da noite para o dia. O ponto da virada permite que o leitor entenda os fenômenos sociais de epidemia de venda e popularização do consumo em massa, ao explicar como funciona o pensamento coletivo no mercado. É no momento que o autor denomina “o ponto da virada” que as novidades tomam um rumo decisivo e se tornam um sucesso ou um fracasso.

4. O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

Ben Horowitz é um dos maiores e mais respeitados empreendedores do Vale do Silício, então vale a pena conferir o que ele tem a ensinar. Em O lado difícil das situações difíceis, o autor divide a sua trajetória como investidor em empresas de tecnologia, enquanto compartilha lições e conselhos que aprendeu ao longo do caminho em relação à resolução de problemas e à tomada de decisões no empreendedorismo.

5. Empreendedorismo para subversivos, de Facundo Guerra

O empresário paulista Facundo Guerra abandonou tudo para dar início a um empreendimento próprio. Se você tem vontade de seguir esse mesmo caminho, essa leitura é para você. Nesse livro cheio de dicas imperdíveis para quem quer investir em um negócio próprio, Guerra – eleito um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo – compartilha os erros e acertos de cada um dos seus negócios e mostra como é preciso arregaçar as mangas e colocar a mão na massa para alcançar o sucesso.

6. A Startup Enxuta, de Eric Ries

Eric Ries divide com o leitor como empresas se consolidaram no mercado ao aplicarem o modelo de negócio “startup enxuta”, do qual o autor é pioneiro. Ries entende que uma startup se trata de criar algo novo sob condições igualmente novas e, consequentemente, incertas.

Nesse cenário, a missão é transformar o negócio com inovação e sustentabilidade, através da aprendizagem validada e da experimentação contínua, valendo-se de métricas efetivas para avaliar o progresso do novo empreendimento e sempre buscando evitar o desperdício de tempo e de recursos. Leitura fundamental para o empreendedor que tenha interesse em inovação, seja você de primeira viagem ou mais experiente.

7. Aventuras Empresariais, de John Brooks

Considerado um dos livros favoritos de Bill Gates, Aventuras Empresariais reúne artigos do jornalista e autor John Brooks para o The New Yorker nos quais expõe os fracassos de grandes empresas, revelando o poder das decisões na ascensão e na queda de um empreendimento. Apesar de ter mais de duas décadas, a leitura permanece extremamente atual.

8. Marketing 3.0, de Philip Kotler

Considerado o pai do Marketing, Philip Kotler revoluciona a maneira de vender ao colocar o ser humano no foco do negócio. Afinal, todo consumidor é, antes de tudo, uma pessoa. Os valores e o relacionamento são vitais para criar identificação com uma marca e é isso que Kotler desenvolve no que é considerado a terceira fase do marketing.

Para o autor, o futuro do marketing está em inspirar e encantar os consumidores por meio das experiências que os acompanham durante toda a jornada de compra, ao adotar e refletir os valores humanos em todas as etapas. Mesmo que você não tenha profundos conhecimentos em marketing, essa é uma leitura obrigatória para quem quer conquistar o seu espaço no mercado e se destacar!

Indicação bônus: Marketing 4.0, de Philip Kotler

Do mesmo autor, o Marketing 4.0 sucede a nossa última indicação e é tão relevante quanto. Neste, Kotler disserta sobre as transformações do marketing tradicional para o digital, que alteraram radicalmente a forma como vivemos e consumimos. Por essa razão, se faz necessário adotar novas práticas e métricas de marketing para entender o comportamento do consumidor na era digital, em que o mercado se apresenta ainda mais mutável e competitivo.

Este livro te ensina a guiar o cliente desde o reconhecimento e assimilação de marca até a compra e fidelização dele. Além disso, você aprenderá a identificar novas tendências, novos fatores de influência e, principalmente, a utilizar o marketing digital como um aliado. Vale emendar os dois em uma leitura só!

Como visto, há diversos fatores que influenciam no sucesso de um empreendedor que muitos só descobrem com a prática, mas a literatura existe para te auxiliar nesse processo de aprendizagem. Muitas situações enfrentadas por empreendedores de primeira viagem já foram vivenciadas e compartilhadas em livros sobre o assunto, como nesses que indicamos.

Por isso, é imprescindível para o novo empreendedor ou quem está enfrentando dificuldades no seu negócio reservar um tempo para se dedicar a ler. Poder contar com a experiência de quem já traçou esse caminho e está disposto a compartilhá-lo com novos empreendedores evita que você cometa os mesmos erros no seu negócio e se dedique ao que realmente importa.

Aproveite e também confira as nossas dicas para ter um negócio de sucesso!
Boa leitura!

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