Dicas para 2023: como se organizar financeiramente

Dicas para 2023: como se organizar financeiramente

Cerca de 70% das empresas em atividade no país são MEIs, e se você está entre essa turma, vai gostar de conhecer nossas dicas para 2023. 

Segundo o Ministério da Economia, aproximadamente 14 milhões de microempreendedores individuais fazem parte do panorama econômico brasileiro. O MEI é a modalidade mais simplificada de empresa no Brasil, e devido às facilidades que oferece ao empreendedor, o número cresce a cada semestre. 

A expansão do segmento coloca muitos profissionais no mercado, e apesar de ser um formato simples de empresa, traz responsabilidades fiscais e financeiras como qualquer outro tipo de negócio. 

Para que você não se perca entre as necessidades e demandas do MEI, trouxemos dicas para 2023 no que diz respeito à organização e planejamento que facilitarão sua gestão no decorrer de todo o ano. Acompanhe até o final! 

Dicas para 2023: como organizar o ano do seu MEI 

Confira cinco dicas que preparamos para que você se organize e comece o ano da melhor maneira possível: 

1. Planejamento é a alma do negócio 

Um bom planejamento pode ser a grande diferença que separa o sucesso do fracasso. 

Planejar é ter um norte para ajudar nas melhores tomadas de decisões, entender a situação financeira da empresa e adotar as medidas necessárias para a saúde do negócio. 

Essa análise pode trazer previsões financeiras, metas, registros de despesas fixas, como a guia DAS, e custos de ferramentas ou pessoas que possam ser contratadas para a empresa. 

2. Registrar as informações para declarar a DASN SIMEI 

Outra das grandes dicas para 2023 é deixar organizadas as informações para a declaração anual MEI. Isso permite o controle financeiro do negócio, uma vez que o microempreendedor terá ciência das suas operações, o registro das movimentações e do fluxo de caixa. 

Muitos MEIs optam por ferramentas para ajudar nesse processo, mas o básico é ter em mãos sempre as datas de negociações, clientes, o que está sendo vendido, valores e pagamentos. 

Também não pode ser esquecido o registro das despesas com o negócio, para se ter a noção real de como anda o fluxo de caixa e ter como validar as melhores decisões a serem tomadas. 

3. Não misturar as finanças pessoais 

Outra dica para 2023 é sobre um equívoco muito comum, o de misturar as finanças pessoais e as da empresa. Principalmente no início do negócio, quando a empresa ainda não tem uma receita ideal, muitos empreendedores tendem a fazer essa mistura. 

Ter uma conta corrente PJ pode ser um bom caminho para evitar qualquer confusão financeira neste sentido. 

   
   

Se você já trabalhou de carteira assinada: antecipe seu FGTS!

    Simule sem compromisso

4. Mantenha as contas em dia 

Estar em dia com as despesas do negócio é vital. Essa é uma das dicas para 2023 que evita multas, juros, transtornos e deixa o perfil financeiro da empresa mais saudável. 

Evitando o acúmulo de juros, é possível ter mais recursos para aplicar em novas ferramentas, melhorias, capacitações, etc. 

Caso você já tenha trabalhado de carteira assinada, é possível antecipar seu saque FGTS de contas ativas ou inativas e utilizar o dinheiro livremente, inclusive para pagar contas, despesas e investir em seu negócio.  

5. Não deixe de investir 

Dando continuidade ao tópico anterior, essa é uma das principais dicas para 2023 a quem busca o caminho do sucesso. Sempre que puder, invista! 

Manter o negócio atualizado é ter uma vantagem competitiva de mercado em relação aos concorrentes, seja em relação ao produto, qualificação profissional, ou mesmo investir tempo para pesquisar na internet tendências e novidades do setor. 

Dicas de planos e metas para 2023 

Se você não sabe por onde começar com o planejamento do seu negócio MEI, sugerimos alguns caminhos que poderão ajudar nas suas estratégias e metas. Seu planejamento estratégico pode ter início com uma análise SWOT, que indica quais são as forças, as fraquezas, oportunidades e as ameaças da empresa. 

Já para suas metas, a metodologia SMART pode ser de grande ajuda na hora de definir objetivos, determinar a receita desejada e o período de tempo para chegar até esses resultados. Já os 4 Ps do marketing, que são Produto, Preço, Praça e Promoção, permitem elaborar estratégias comerciais para otimizar as vendas da sua empresa. 

Para finalizar, as dicas para 2023 se traduzem na capacidade de agrupar essas estratégias, encontrar indicadores do seu negócio e, a partir daí, entender quais são as melhores decisões para sua saúde financeira.  

Boa sorte e bons negócios! 

Posts Relacionados