Dicas de investimento para idosos

Dicas de investimento para idosos

Sempre escutamos que quanto antes começar a investir, melhor, mas nem sempre isso acontece, não é mesmo? Independente de qual for o seu objetivo a partir dos investimentos, em qualquer idade é interessante dar o primeiro passo, principalmente com tantas opções disponíveis no mercado. Existem diversos tipos de investimento para idosos que podem se encaixar com o seu perfil de investidor. Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre o tema, para que você possa entender melhor como funciona e como definir uma opção. Acompanhe a seguir! 

Investimento para idosos: quais são as melhores opções? 

Para entender um pouco mais sobre investimento para idosos, antes de tudo, é necessário tirar da mente que na terceira idade não é o momento de começar nesse mundo. 

Mesmo que muitas pessoas acreditem que os idosos não podem investir, pois as aplicações têm um prazo longo, isso não é verdade. Hoje em dia, a expectativa de vida é de 82 anos em média, e quem possui 60 anos já pode começar a investir, por exemplo, mesmo sendo considerado idoso. 

Com esse conceito em mente, existem diversas opções de investimento para idosos de curto prazo, que podem ser uma excelente opção para garantir uma melhora na saúde financeira e um conforto maior para essas pessoas. Confira a seguir: 

Certificado de Depósito Bancário 

O Certificado de Depósito Bancário, comumente conhecido como CDB, é uma excelente opção de investimento para idosos. Ele consiste em um título que é emitido pelos bancos para captar fundos e render juros maiores do que a poupança. 

Essa opção funciona de maneira parecida com o Tesouro Direto, que vamos falar a seguir, mas os emissores são os bancos e instituições financeiras. 

O aposentado pode escolher em qual banco prefere investir, fazendo um aporte com o valor que desejar para aplicar o seu dinheiro. Esse valor fica aplicado durante um tempo determinado em contrato. 

Com isso, quando chegar a data de vencimento desse título, a pessoa recebe todo o valor original que foi investido e o rendimento acrescentado. 

Essa é uma excelente opção de investimento para idosos, pois é possível investir em um período de 1 ano ou dois, e escolher o prazo de vencimento que mais se sentir confortável. Além disso, diversos CDBs possuem liquidez diária, fazendo com que você possa retirar o valor sem perder os seus lucros. 

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto também é um investimento para idosos indicado, principalmente pela segurança e rentabilidade, que é maior do que a da poupança. 

Ele funciona a partir da emissão de um título pelo governo, para arcar com os gastos de investimentos com a educação, saúde, projetos e outros. 

Para isso, você investe nesses títulos, e o governo devolve o valor que foi investido com juros dentro da data de vencimento que esse investimento possui, que também é determinada no momento do contrato. 

Essa opção está cada vez mais popular pois é possível aplicar com valores bem em conta, como R$30,00. Além disso, a liquidez também é diária, ou seja, os valores rendem todos os dias e você pode resgatar quando quiser, sem perder os seus lucros. 

Reserva de emergência 

Essa opção de investimento para idosos é fundamental, e pode se encaixar em outros momentos da vida. Consiste em um fundo de valor de 6 meses referente à sua renda. 

Esse valor, como o próprio nome sugere, deve ser resgatado em casos de emergências, como custos com medicamentos, exames, atendimentos, problemas com a casa, carro e outros. 

Mesmo que seja uma opção de investimento para idosos, é possível investir em diversas aplicações, mas o recomendado é sempre escolher aplicações de curto prazo, de baixo risco e que tenham liquidez diária. 

Assim, a qualquer momento em que você quiser resgatar o seu dinheiro, poderá fazer isso sem perder os lucros de rentabilidade. As melhores aplicações são Fundos de Renda Fixa e os citados anteriormente. 

Como fazer os investimentos para idosos? 

Agora que você conheceu algumas das opções de investimento para idosos, deve estar se perguntando “Como eu posso fazer isso?” 

Bom, mesmo que você não tenha um determinado valor guardado para começar a investir, saiba que existem algumas saídas. A primeira delas é usar uma quantia do benefício de aposentadoria que você possivelmente recebe do INSS

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Você separar um determinado valor no mês que seja destinado a essas aplicações e investir, ou juntar por alguns meses para que o valor seja mais alto. 

Outra alternativa para investimento para idosos é através da solicitação de um empréstimo consignado. 

Você pode entrar em contato com uma instituição financeira e empresas que oferecem esse serviço para solicitar o empréstimo e então destinar esse valor aos investimentos, tendo uma boa rentabilidade. 

É válido lembrar que os investimentos são opções para melhorar a sua saúde financeira, ou seja, você precisa investir de forma que não prejudique o seu orçamento mensal. 

Por que fazer investimentos? 

Os investimentos para idosos podem trazer diversos benefícios e vantagens, mas é interessante que os ativos isentos de risco sejam a prioridade. 

Isso porque o ideal é sempre visar o prazo de retorno que terá com esses investimentos, e evitar opções que tenham muitas oscilações, correndo o risco de ficar com as aplicações negativadas. 

A Renda Fixa e Títulos Públicos são opções de aplicações de investimentos que servem para manter o patrimônio, protegendo o seu dinheiro contra a inflação e rendendo mais do que a poupança, além de ter liquidez diária, caso você queira retirar o valor para usufruir. 

O essencial durante a fase idosa é sempre cuidar da sucessão do seu patrimônio, até porque, o inventário pode custar até 15% do valor total que o investidor possui. Com isso, pensar nos investimentos como maneira de sucessão do capital pode ser bem interessante nessa fase. 

Principais cuidados que se deve ter 

Quando falamos sobre investimento para idosos, é necessário lembrar que, mesmo que quanto maior o risco maior o retorno, isso não deve ser levado em consideração para esse público. 

Quem está começando no mundo dos investimentos precisa começar com muito cuidado, como escolher a opção de renda fixa, por exemplo, que possui um risco baixo e o seu retorno ainda é maior do que o da poupança. 

Para quem tem mais experiência, existem algumas aplicações de risco que podem ser bem aproveitadas, mas essas escolhas também precisam ser feitas com cuidado, para evitar perder todo o dinheiro por falta de cautela. 

Entenda o seu perfil de investidor, conheça sobre as opções de investimento para idosos e aplique naquilo que for interessante para o seu caso. 

Se quiser saber mais, entre em contato conosco e tire suas dúvidas! 


Siga nossas redes sociais:

Posts Relacionados