Descubra quem pode fazer empréstimo consignado

Descubra quem pode fazer  empréstimo consignado

Quem busca crédito hoje, acaba encontrando no empréstimo consignado uma ótima oportunidade de conseguir o dinheiro que precisa a juros mais baixos e de forma prática na hora de contratar. Contudo, ainda existem dúvidas sobre quem pode fazê-lo. 

Este tipo de crédito pode ser concedido a algumas pessoas que possua uma renda fixa comprovada. Quer saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura!! 

Empréstimo consignado para beneficiários e assalariados   

Trata-se de uma linha de crédito exclusiva para as pessoas que tem uma renda mensal garantida, como por exemplo a aposentadoria por tempo de contribuição do professor. Ter uma remuneração mensal fixa é necessária porque as parcelas do empréstimo são descontadas direto na folha de pagamento da mesma.  

Graças a essa forma de pagamento os bancos conseguem oferecer juros mais reduzidos do que aqueles cobrados por outras linhas de crédito.  

O empréstimo consignado é concedido a alguns perfis específicos. Contudo, existem variações na concessão do empréstimo que precisam ser consideradas, tanto na taxa de juros, quanto em outros requisitos.  

Veja a seguir quais são os perfis para o qual a concessão do empréstimo consignado é permitida. 

Aposentados e pensionistas do INSS  

Pessoas que recebam aposentadorias ou benefícios do INSS podem contar com o empréstimo consignado.  

Contudo é importante lembrar que não são todos os beneficiários do INSS que se encaixam no perfil para concessão do empréstimo consignado. Por exemplo, aposentados por idade rural, por tempo de contribuição e por idade urbana podem solicitar empréstimo consignado. 

Mas, quem recebe benefícios do INSS como pensão alimentícia, benefício de prestação continuada BPC, aposentadoria por invalidez, pagos por intermédio de empresa conveniada, pensão mensal vitalícia do seringueiro ou pagos com base em normas de acordos internacionais, não consegue fazer, por políticas dos bancos. 

A margem consignável para aposentados e pensionistas do INSS segue a regra, que é de 30% do benefício para as parcelas de um empréstimo e outros 5% para o uso do cartão de crédito consignado.  

O prazo máximo de pagamento é de 72 meses. E a taxa de juros é de no máximo 2,08% ao mês. É importante saber também que o limite de idade para contratar esse serviço é de 80 anos. 

Servidores públicos  

Os trabalhadores que mantêm vínculo com entidades públicas ou governamentais também estão na lista de quem pode fazer empréstimo consignado. Sejam eles servidores federais, municipais ou estaduais.  

Um aspecto importante é que o servidor deve ter no mínimo 18 anos de idade para contratar o serviço. 

Assim como para os aposentados, a margem para empréstimo consignado é de 30% da renda. Contudo, as taxas de juros e o prazo de pagamento são um pouco diferentes, chegando a 2,05% e 96 meses, respectivamente.  

Também é importante saber que o servidor público que tenha contrato temporário com algum órgão municipal não consegue solicitar este tipo de empréstimo, por políticas dos bancos. Um exemplo são os estagiários.     

Militares das forças armadas  

Todos os profissionais das forças armadas, sejam eles militares do Exército, Aeronáutica ou da Marinha também podem ter acesso a essa linha de crédito.  

Nesse caso é necessário que o contratante tenha no mínimo 21 anos de idade e o prazo de pagamento pode chegar a até 96 meses, com taxas de juros de 1,50% ao mês.  

Trabalhadores de carteira assinada 

Quando se trata de um empréstimo consignado para trabalhadores de empresas privadas o prazo e os juros variam muito de banco para banco, ficando dentro de 1,40% a 3,50% ao mês.  

Para ter acesso a esse tipo de crédito é preciso que a empresa onde o usuário trabalha esteja conveniada ao banco e que ele tenha um tempo mínimo de carteira assinada, o que também pode variar muito.  

É importante saber que, caso seja demitido ou a empresa declare falência, o usuário assumirá o pagamento da dívida e pode ter o FGTS e seguro desemprego utilizados para quitar o débito.  

Se você está com nome sujo ou negativado também consegue fazer a contratação, pois para este tipo de crédito não é feita consulta ao SPC/Serasa.


Se você se encaixa em algum desses perfis a Empresta pode te ajudar a fazer a contratação de forma fácil e segura. Compare as ofertas! 

Posts Relacionados