Descubra qual é o prazo para pagamento do empréstimo consignado

Descubra qual é o prazo para pagamento do empréstimo consignado

O prazo para o pagamento do empréstimo consignado é um de seus principais atrativos em comparação a outros tipos de crédito. Além disso, solicitar crédito consignado é uma excelente opção para quem busca dinheiro rápido e sem burocracia.  

Para ajudar você que é aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou funcionário de empresa privada conveniada, trouxemos esse texto com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Ficou interessado? Então continue lendo!  
 

Qual o prazo de pagamento de empréstimo consignado?  

Como todas as linhas de crédito, o prazo para pagamento de empréstimo consignado tem tempo máximo e mínimo. E para determinar essa margem de prazo, alguns fatores são levados em consideração, como: 

  • Convênio; 
  • Idade; 
  • Valor emprestado; 
  • A sua renda; 
  • As regras do banco.  

Os prazos mínimos costumam girar entre 12 a 24 meses. E para os prazos máximos de pagamento do empréstimo consignado existem limitações determinadas por lei, que possuem o objetivo de evitar que você fique endividado e que varia de acordo com seu convênio.  

Confira abaixo as diferenças gerais entre os prazos máximos oferecidos para aposentados e pensionistas INSS, servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas privadas: 

Aposentados e pensionistas INSS 

O empréstimo consignado INSS está disponível para as pessoas que recebem benefícios pela previdência social, ou seja, aposentados e pensionistas. Nessa modalidade existe a possibilidade de quitar o empréstimo em até 84 meses, o que corresponde a sete anos.  

O prazo máximo para pagamento de empréstimo consignado não varia, mas é possível que o banco te ofereça menos tempo para pagar, por conta da sua idade, por exemplo. Isso porque existe uma outra regra que determina que 79 anos, 11 meses e 29 dias é a idade máxima com o qual alguém pode solicitar esse tipo de empréstimo.  
 

Servidores públicos 

Quando se trata de servidores públicos e militares, o prazo para pagamento de empréstimo consignado é um pouco maior. Se esse for o seu caso saiba que o limite estipulado por lei é de 96 meses, ou seja, oito anos.  

Um ponto importante sobre o assunto é que, embora o prazo máximo seja o mesmo em todos os bancos, isso não quer dizer que não valha a pena fazer uma pesquisa, pois as taxas de juros variam de acordo com a instituição.  

Funcionários de empresa privada (CLT) 

Como o pagamento do empréstimo consignado é realizado diretamente em seu salário. É necessário que a sua empresa esteja conveniada com a instituição financeira que você pretende contratar.  

O funcionário do setor privado que deseje contratar um empréstimo consignado deve buscar o setor de RH de sua empresa para saber quais são as instituições financeiras conveniadas.  

É importante ressaltar que o empréstimo consignado para trabalhadores da rede privada é menos comum, por conta da estabilidade e da não obrigatoriedade da empresa ter este tipo de convênio com instituições financeiras. Além disso, cada instituição financeira pode determinar diferentes critérios para a conceder o empréstimo e determinar o prazo de pagamento.  
 

Pagamento das parcelas 

Para entender melhor a relação entre parcela, juros e o prazo para pagamento de empréstimo consignado é preciso esclarecer primeiro o que é e como funciona a margem consignável.  

Margem consignável é o valor máximo do seu salário ou benefício que pode ser comprometido com as parcelas de empréstimo consignado. Por Lei, ela corresponde até 30%. 

Caso você escolha um prazo mais longo, por exemplo, os juros poderão ser maiores e pagos por mais tempo. No entanto, as parcelas pagas mensalmente serão menores e sua margem consignável ficará mais livre.  

Se você optar por prazos menores, os juros também serão menores e você o pagará em menos tempo. Entretanto, o valor das parcelas será maior e, portanto, uma quantidade maior da sua margem consignável estará comprometida.  

Como aumentar o prazo para pagamento do empréstimo consignado?  

Se você já tem um contrato e precisa aumentar o prazo, diminuir o valor das parcelas ou está com a margem consignável comprometida e precisa de mais dinheiro, saiba que existem meios de contornar essas situações.  

Uma opção para esses casos é o refinanciamento do seu empréstimo com o banco. Com esse serviço você quita o empréstimo que tem agora e cria um novo, podendo renegociar o prazo e as taxas de juros. 

Contudo, existem alguns critérios que devem ser atendidos para que o refinanciamento seja possível. O principal é ter pago cerca de 20% das parcelas totais, além de outros que variam de banco para banco.  

Aplicando tudo que você viu aqui, as suas chances de fazer um bom negócio ao contratar crédito consignado vão aumentar muito. Então o que acha de solicitar o seu empréstimo agora mesmo? Acesse nosso site e compare os prazos de pagamento e escolha a opção que melhor atenda a sua necessidade!   

Posts Relacionados