Correspondente Bancário: 3 coisas que você precisa saber antes de empreender

Correspondente Bancário: 3 coisas que você precisa saber antes de empreender

Correspondente bancário é um representante de instituições financeiras e oferece serviços e atendimento com menos burocracia e mais agilidade aos clientes.  

O principal desafio do correspondente bancário é a captação de clientes, e por isso ao empreender neste negócio, você precisa considerar como se diferenciar no mercado e construir sua carteira de clientes. 

Com base nas principais dúvidas dos empreendedores que nos procuram, levantamos as 3 principais dicas para quem quer se tornar um correspondente bancário. 

Quais serviços um correspondente bancário pode oferecer? 

O correspondente bancário pode oferecer os serviços: 

  • Empréstimo consignado
  • Cartão de crédito consignado
  • Crédito imobiliário
  • Financiamento de veículos
  • Consórcio
  • Seguros
  • Abertura de conta correntes/poupança

Isso sem precisar enfrentar filas e a famosa porta giratória dos bancos! 

Um dos principais produtos disponibilizados pelo correspondente bancário é o crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS e para funcionários públicos.

De acordo com dados do Banco Central, em 2019 o crédito consignado representou 38% de toda a cessão de crédito para pessoa física no Brasil. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano este número já saltou para 48%! Ou seja, é um mercado que não para de crescer.

Os correspondentes bancários são responsáveis pela intermediação de 45% das contratações de crédito consignado. O mais interessante para os correspondentes que trabalham com foco nesta linha de crédito é que o dinheiro/crédito que é disponibilizado para o cliente não sai do próprio bolso, mas sim da instituição financeira que ele representa. 

Como o correspondente bancário é remunerado? 

Os correspondentes recebem um percentual de comissionamento pelos contratos efetuados, seguindo a tabela de cada banco. A comissão varia de acordo com o serviço oferecido ao cliente, considerando as possibilidades de contratos que podem ser feitas: empréstimo novo, refinanciamento, portabilidade e cartão consignado.  

Um grande diferencial é a possibilidade de criar uma carteira para recebimento recorrente: com bom atendimento e boas práticas de retenção, o correspondente fideliza sua carteira de clientes e faz mais de um pedido para o mesmo cliente, seja ao mesmo tempo ou algumas vezes ao ano.  

Importante saber: 

O pagamento da comissão por parte das instituições financeiras pode ser feito da seguinte forma: 

  • Uma parte à vista, liberada assim que o contrato do cliente é aprovado; 
  • Outra parte parcelada ao longo do contrato, com possibilidade de antecipação 

Uma das premissas de sucesso de um correspondente é saber fazer a gestão do comissionamento e do fluxo de caixa, para garantir recebimento a longo prazo. 

Estude as regras do mercado de crédito 

Diante da importância do segmento e do tamanho do mercado, se faz necessário uma forte regulamentação. O Banco Central Do Brasil (BACEN) é o responsável por regular o setor, exigindo, dentre outras coisas, certificação de todos os profissionais que atuam neste segmento. 

Além disso, em 2019 foi atualizada a IN100, normativa que regula as regras de contrato para o público INSS e trouxe mudanças importantes para o segmento. 

Outro ponto importante para ressaltarmos é que o modelo econômico brasileiro é baseado no consumo das famílias e 51% da população precisa recorrer a linhas de crédito. Isso gera um mercado aquecido e estimulado pelo governo, que é quem cria a maioria das linhas de crédito. 

Extra: 10 vantagens de ser um correspondente bancário 

Agora que você já sabe mais sobre o funcionamento de um correspondente bancário e do tamanho do mercado, vamos falar das vantagens de se investir neste segmento: 

  1. Vender dinheiro: o bem mais requisitado por todas as pessoas 
  1. Recebimento de comissão diariamente, garantindo um bom fluxo de caixa 
  1. Não tem estoque, o que diminui os custos com aluguel e pessoal 
  1. Baixa inadimplência, já que os serviços oferecidos são das instituições parceiras 
  1. Parceria e relacionamento com instituições financeiras, o que te mantém atualizado e relacionado no mercado 
  1. Amplo mix de produtos, o que aumenta seu portfólio e possibilidade de vendas 
  1. Formação de carteira, com fidelização de clientes você pode ter receita recorrente 
  1. Mercado com baixo impacto em tempos de crise: o que muda são as razões pelas quais as pessoas precisam de dinheiro 
  1. Ponto comercial pequeno, com aproximadamente 30 m² 
  1. Equipe reduzida, tendo entre 3 e 5 vendedores 

Com tantas vantagens e oportunidade de negócio, é de se esperar que seja um mercado competitivo e disputado, mas a boa notícia é que existem empresas especializadas em assessorar empreendedores que querem entrar no segmento, seja através de parcerias ou franquias

Decidindo investir neste ramo, é importante considerar se associar a uma franquia de correspondente bancário. Além de receber todo o know how da empresa, você também tem treinamento e suporte para se diferenciar no mercado e rentabilizar de forma rápida. 


Recomendado para você: 

3 modelos de negócio para correspondente bancário que você precisa conhecer 

Posts Relacionados