Como se tornar um empreendedor após a aposentadoria

Como se tornar um empreendedor após a aposentadoria

Muitas pessoas possuem o desejo de empreender, mas não sabem exatamente por onde começar ou que fase da vida é a ideal se dedicar a isso. A aposentadoria e empreendedorismo podem estar diretamente ligados, fazendo com que sua vida profissional esteja ativa novamente.

Para os aposentados, essa pode ser uma das melhores alternativas para se manter ativo durante esse período da vida, e ainda assim, garantir uma boa renda todos os meses. 

Para empreender é preciso que você tenha um bom perfil e esteja disposto a encarar os desafios, riscos, ter habilidade com o público, ter uma rede de contatos e saber administrar as suas finanças. 

A aposentadoria e empreendedorismo podem caminhar juntos, fazendo com que o aposentado tenha uma experiência excelente durante esse período, principalmente por conta da sua bagagem profissional que carrega. 

Se você quer entender mais sobre como funciona isso e por onde começar, confira as informações importantes que trouxemos a respeito desse tema para que você possa dar os primeiros passos: 

Aposentadoria e empreendedorismo 

Se tornar um empreendedor não é uma questão de idade, com isso, aliar aposentadoria e empreendedorismo pode ser totalmente possível, mesmo que nessa fase da vida você já tenha uma idade avançada. 

Para isso, é muito importante que você tenha total clareza sobre o principal foco que o seu negócio terá, além de ter um bom dinheiro para investir e disponibilidade de tempo. 

Os aposentados possuem uma segurança maior por terem um plano de previdência, fazendo com que tenham um pouco mais de segurança para colocar os projetos em prática e executá-los. Mas, para que isso seja possível, é preciso estudar sobre o mercado e se profissionalizar na área que deseja atuar. 

Aposentados empreendedores no país 

Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, muitos aposentados estão investindo em empreendimentos hoje em dia no país. 

Além disso, diversos aspectos destacam o perfil do empreendedor aposentado que possui mais de 65 anos de idade. Hoje em dia podemos encontrar cerca de 1,8 milhão de empreendedores que são aposentados, fazendo com que esse número corresponda a mais de 7% de todos os negócios pequenos no país. 

Outro ponto interessante é que quem investe no empreendimento na aposentadoria geralmente tem uma tendência maior de empregar. A maioria desses empreendedores estão localizados na região Sudeste do Brasil. 

Os maiores empreendedores aposentados são homens que se dedicam totalmente a esses trabalhos que em sua grande maioria são no setor de alimentação, comércio, franquias, serviços, construção e agropecuária. 

Principais formas de juntar aposentadoria e empreendedorismo 

Como dissemos, existem algumas áreas de atuação em que podemos observar que as pessoas costumam juntar aposentadoria e empreendedorismo com mais facilidade. Confira quais são a seguir: 

Comércio 

As lojas físicas têm sido um dos maiores investimentos de aposentados empreendedores. Isso acontece porque pessoas dessa idade não são muito adeptas às lojas online, e preferem abrir um negócio físico para vender seus produtos. 

Eles conseguem garantir uma experiência excelente com o consumidor, oferecendo produtos de qualidade e um atendimento impecável, o que não perde em nada para os serviços online. 

Para que isso seja uma realidade na aposentadoria e empreendedorismo, é preciso ter uma boa gestão e definir todos os processos que envolvem o comércio. O mais recomendado é que as pessoas comecem a se capacitar antes mesmo de abrir o seu negócio. 

Serviços 

Uma das grandes opções de unir aposentadoria e empreendedorismo é através da prestação de serviços. 

Mesmo que muitas pessoas não acreditem que isso seja possível, existem grandes oportunidades de automatizar esses serviços de forma tradicional. 

Serviços como agendamento de consultas, agendamento em cartórios, serviços personalizados de estética, por exemplo, são opções excelentes de empreendimento durante essa fase da vida. 

Isso porque esses serviços podem ser personalizados para os clientes, garantindo ainda mais a satisfação através da abordagem ao consumidor, oferecendo soluções únicas para os problemas apresentados por ele. 

Mesmo que pareça um serviço um pouco mais difícil de ser executado, utilizando as plataformas corretas é possível colocar em prática para que o contato com o seu consumidor seja feito com excelência. 

Alimentação 

O setor de alimentação é um dos melhores para juntar aposentadoria e empreendedorismo. Esse mercado, mesmo que seja um dos mais fortes, requer inovação para que os clientes sejam fiéis. 

É importante que todos os serviços e produtos do setor de alimentação sejam de qualidade, bom preço, sustentáveis, práticos e inovadores, pois o consumidor está cada vez mais exigente. 

Entender a decisão de compra do seu cliente é extremamente importante para que você consiga investir da maneira correta nesse mercado. Para isso, busque novas tendências e inovações do setor e tenha um negócio em constante evolução. 

Franquias 

Mais uma das opções que fazem com que a aposentadoria e empreendedorismo andem juntos é o mercado de franquias. 

Muitos aposentados estão investindo nesse setor por conta do excelente retorno financeiro que oferecem, mas é um mercado que exige muita dedicação e estudo para colocar o negócio em prática. 

Isso porque as franquias oferecem as melhores soluções para os clientes, independente do setor de atuação. 

No caso de franquias de empresas de crédito, por exemplo, onde o objetivo é facilitar essa comunicação entre os clientes e o empréstimo financeiro que precisam, é preciso dedicação para oferecer as melhores soluções de acordo com a situação apresentada. 

Dessa forma você consegue estruturar o seu negócio e fazê-lo crescer cada vez mais, além de poder contar com o auxílio da matriz para que os franqueados tenham sucesso, estabelecendo estratégias, metas e oferecendo serviços de qualidade para ser melhor a cada dia. 

Como se capacitar para isso? 

Se você deseja investir no empreendedorismo durante a aposentadoria, o ideal é que você busque por capacitação antes mesmo de abrir um negócio. 

Abrir a própria empresa pode ser um grande desafio, mas quando você alia toda a experiência que possui com novas tecnologias existentes, o sucesso pode ser uma realidade. 

Busque cursos de capacitação, estude e se prepare com conteúdos interessantes para que o seu empreendimento seja referencial no mercado. 

Você pode contar com a ajuda de profissionais capacitados para te ajudar em algumas questões burocráticas e financeiras que envolvem esse processo também, facilitando ainda mais o seu projeto!

Posts Relacionados