Como receber o Auxílio Brasil?

Como receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil, que sucedeu o programa Bolsa Família, visa garantir uma renda básica às famílias que estão em condições de vulnerabilidade social.

O programa social oferece valores de R$600,00, o que antes era R$400,00, para esses grupos familiares, ajudando-as na emancipação e no alcance da autonomia.

Então, venha conferir como receber o Auxílio Brasil. Boa leitura!

Quais são os requisitos necessários para receber o Auxílio Brasil?

Antes de fazer a solicitação ao programa, é necessário saber quem pode receber. Como o objetivo da iniciativa é ajudar famílias que estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza, a renda é fator primordial. Além disso, a composição dessa família também é levada em consideração.

Então, as famílias consideradas pobres são aquelas que recebem mensalmente igual ou inferior a R$105,00 per capita. Já as de extrema pobreza são as que têm uma renda familiar por pessoa entre R$105, 01 e R$210,00.

Como receber o Auxílio Brasil?

Além de atender aos requisitos de renda do governo, é necessário a família estar cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único). Vale ressaltar que o depósito do benefício é feito pela Caixa Econômica Federal por meio de tais contas:

  • Conta Contábil;
  • Poupança Social Digital;
  • Conta Corrente de Depósito à vista;
  • Conta Especial de Depósito à vista.

Aliás, quem já tem o Cartão Bolsa Família, benefício que foi substituído pelo Auxílio Brasil, poderá receber normalmente pelo mesmo cartão.

   
   

Antecipação do saque aniversário: antecipe antes de acabar!

    Simule sem compromisso

Quais são os passos para solicitar?

Como vimos, o primeiro é estar cadastrado no CadÚnico, uma ferramenta de coleta de informações sobre famílias de baixa renda para incluí-las em programas de assistência social.

O CadÚnico é alimentado e atualizado pelos municípios, então para fazer o cadastro é necessário realizá-los pela prefeitura de sua cidade. Ou ainda pode fazer por meio do site ou do aplicativo do Cadastro Único.

Para a realização desse cadastro no meio virtual, a pessoa irá informar os dados ali solicitados. Contudo, ela tem o prazo de 120 dias para comparecer a um posto de atendimento do CadÚnico ou CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A presença nessa unidade é importante para apresentação dos documentos originais. De modo geral, é solicitado o CPF ou Título de Eleitor do responsável da família e para os demais membros qualquer outro documento identificativo da pessoa.

Além disso, serão solicitadas outras informações como escolaridade, trabalho e remuneração de cada membro. Só dessa forma, o cadastro será concluído e a família poderá ter o direito de solicitar o Auxílio Brasil. Essa solicitação é feita diretamente num posto de atendimento do CadÚnico ou CRAS.

Vale ressaltar que a seleção dos novos beneficiários do Auxílio Brasil é feita de forma mensal pelo Ministério da Cidadania. Caso a família atenda aos requisitos e tenha o CadÚnico atualizado, passa a receber o benefício pela Caixa. O aviso pode vim por meio de correspondência da Caixa, ou pelos aplicativos do banco ou pelo telefone 111.

Como receber o Auxílio Brasil é um processo bem simples. Mas caso o benefício esteja demorando para chegar a você, conte com a Empresta para sair do aperto. De maneira rápida e digital, você consegue conversar com um de nossos consultores para ter mais informações.

Siga nossas redes sociais:


Posts Relacionados