Como acelerar sua aposentadoria

Como acelerar sua aposentadoria

Não é segredo para ninguém que a aposentadoria leva um bom tempo para ser processada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social. 

De acordo com o próprio INSS, o prazo previsto para a análise do pedido é de 45 dias, prorrogáveis por mais 45. Porém, em decorrência da pandemia de coronavírus, esse período aumentou para 6 meses, e ainda não há previsão de ser encurtado. 

Além disso, não podemos confiar completamente nos prazos dados pelo órgão. É preciso estar preparado com toda a documentação para que ele seja realizado no mínimo tempo possível. 

Assim, criamos um conteúdo exclusivo para ajudá-lo a acelerar aposentadoria para ter acesso ao benefício de maneira mais rápida e simples. Confira! 

Reúna a documentação para acelerar aposentadoria 

A documentação é o ponto mais importante se você deseja acelerar a sua aposentadoria. 

Para garantir a concessão do benefício, será necessário comprovar todas as contribuições feitas ao Instituto ao longo da vida, além, é claro, de períodos com características particulares. Por exemplo: 

  • Período de trabalho rural; 
  • Período de serviço militar; 
  • Trabalho no exterior; 
  • Período como servidor público, entre outros. 

Saiba que quando a sua documentação está incorreta, o seu processo pode até voltar para o final da fila. Se o órgão exigir ainda mais comprovantes que não estão previamente listados nos portais oficiais, o prazo também será maior para análise. 

Os principais documentos são: 

  • RG e CPF; 
  • Comprovante de residência; 
  • Extrato CNIS; 
  • PIS/PASEP; 
  • Carteira de Trabalho. 

Porém, você pode ser solicitado a entregar outros além desses. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Entre com uma Inicial Administrativa 

A inicial administrativa é capaz de acelerar aposentadoria de maneira significativa. 

Trata-se de um documento onde o trabalhador descreve todas as suas experiências de trabalho ao longo da vida. Por exemplo, quando esteve trabalhando em mais de um lugar ao mesmo tempo, quando foi autônomo, se teve afastamento por doença ou qualquer outra informação que possa ser importante. 

Além disso, é o documento no qual o contribuinte informa quais são os seus direitos previstos em lei, reduzindo as chances de haver erros de análise pelo instituto. Portanto, para isso, é fundamental contar com a ajuda de um advogado previdenciário

Considere um mandado de segurança 

Um mandado de segurança é uma ordem judicial que obriga os órgãos públicos a concederem os seus direitos. Nesse caso, se é obrigatório cumprir o prazo de 90 dias para análise, o mandado fará com que o INSS seja, de fato, obrigado a seguir esse período rigorosamente. 

Sabemos que existe uma longa fila de pessoas esperando para acessar o seu benefício, e isso pode fazer com que os trâmites atrasem de maneira significativa. Porém, o trabalhador não pode ser responsabilizado por uma ineficiência do Estado. 

Assim, um mandado de segurança é a sua principal ferramenta para acelerar sua aposentadoria

Para isso, novamente, será necessário contar com o apoio de um advogado previdenciário. 

Atualmente todo o processo é iniciado com o aplicativo Meu INSS. Nós temos um guia completo para ajudá-lo a usar essa ferramenta de maneira simplificada. Acesse agora mesmo e dê entrada ao seu pedido! 

Posts Relacionados