10 coisas que você precisa saber antes de pegar um empréstimo consignado
Para você, que está precisando de um empréstimo barato, fácil e sem burocracia, a melhor opção sem dúvida é contratar um empréstimo consignado, saiba que este processo é muito simples e não tem segredos. Mas antes de solicitá-lo você deve conhecer alguns pontos importantes para garantir que você não compre gato por lebre.
Continue lendo este artigo para saber mais detalhes!
Tenha acesso a informações
no seu WhatsApp!
Receba conteúdos explicativos e atualizações diretamente no seu celular, faça parte agora!
Tenha acesso a informações
no seu WhatsApp!
Receba conteúdos explicativos e atualizações diretamente no seu celular, faça parte agora!
1. Tem as taxas de juros mais baixas do mercado
Para a maioria dos convênios e sobretudo para o INSS a taxa de juros cobrada dos empréstimos tem o seu valor máximo controlado pelo governo. Isso faz que o empréstimo consignado tenha a menor taxa praticada quando comparada com outras modalidades de empréstimos pessoal, tais como: cartão de crédito, empréstimo com garantia de cheque e o empréstimo com débito na conta corrente.
Os juros do consignado são definidos no momento da assinatura do contrato e giram em torno a 2,4% ao mês. Estes são válidos por todo prazo do contrato e devem ser apresentados de maneira clara no contrato. Isso faz com que o pagamento do empréstimo se dê com parcelas fixas.
2. O valor das parcelas é descontado automaticamente
O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que possui uma característica particular. O pagamento das parcelas é descontado diretamente do seu salário ou benefício. Com isso, evita-se a possibilidade de atrasos ou esquecimento do pagamento do empréstimo consignado.
Vale lembrar que a data de pagamento da parcela coincide, geralmente, com a data da liberação do pagamento, podendo ser alterada se for anteriormente acordada.
3. Não é necessário ter um fiador ou avalista
O avalista é aquela pessoa que aceita responsabilizar-se pela quitação de uma transação financeira, caso você, solicitante não pague.
No empréstimo consignado, o próprio salário é garantia necessária para a liberação do crédito. Por isso, nessa modalidade de empréstimo, não se faz necessário um avalista ou fiador, tornado o processo mais rápido.
4. O empréstimo consignado é liberado para negativados
Outro ótimo benefício quando se trata de empréstimo consignado é a liberação do crédito para negativados. Quem já foi negativado sabe que se beneficiar de facilidades financeiras é quase impossível, porém, estão saindo cada vez mais opções para aqueles que se encontram endividados.
Na Empresta, os negativados pode solicitar o empréstimo, sem grandes burocracias e ainda têm a possibilidade de simular com nossos consultores para encontrar a que mais se encaixa às suas necessidades.
5. Pode pegar até 9 empréstimos consignados
Antigamente era possível ter apenas 6 empréstimos, porém, ouve uma alteração nas regras. Uma nova resolução feita pelo INSS, permite que aposentados e pensionistas do INSS possam fazer até 9 contratos simultâneos.
Importante ressaltar que, apesar de o limite ser de 9 contratos, é preciso ter margem consignável disponível.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Simule o seu agora!6. O valor das parcelas não ultrapassa 30% do salário ou benefício
Os valores das parcelas do empréstimo consignado respeitam uma margem consignável de 30%, isto para evitar um superendividamento.
Não importa se foram feitos vários contratos de empréstimo ao mesmo tempo. A regra é que a soma das parcelas mensais de todos os empréstimos não pode ultrapassar esse percentual do rendimento líquido mensal.
7. Você pode renovar e refinanciar seu contrato
Quando você contrata um empréstimo consignado, à medida que você for pagando as parcelas, sua dívida com o banco vai diminuindo, o que permite que você possa fazer uma nova operação. Essa nova operação será feita sempre numa taxa de juros menor que a do contrato anterior, assim você poderá optar por reduzir o valor das parcelas em aberto ou levantar um valor extra mantendo o valor da parcela, mas prolongando o prazo do contrato.
Se esse processo é feito no mesmo banco, chama-se refinanciamento e se é feito em outro banco de consignado chama-se portabilidade.
8. O valor das parcelas do empréstimo consignado são fixas
Como as taxas de juros são prefixadas, você sabe exatamente os valores que serão pagos até o fim do contrato. Isso mesmo, não tem surpresa no meio do caminho, o valor das parcelas será fixo até o fim.
A taxa já é informada no momento da contratação. Ao fazer um empréstimo consignado, você saberá quanto vai pagar de juros todos os meses, e assim, não tomará um susto.
9. Requer poucos pré-requisitos
Como o banco tem a garantia de recebimento, os documentos solicitados são poucos. Os necessários são: documento de identidade com CPF, data de nascimento e assinatura; comprovante de endereço com no máximo 60 dias de vencimento e os dados da sua conta corrente.
Estes poucos pré-requisitos fazem do empréstimo consignado uma alternativa rápida e fácil que pode te ajudar em uma situação imprevista, como a compra de um medicamento mais caro ou conserto de um vazamento de água em casa.
10. Grandes prazos de pagamento
Os prazos para pagamento do empréstimo consignado também são excelentes e podem chegar até 96 meses dependendo do seu perfil, isso facilita o pagamento, pois o valor das parcelas cai.
Para você, que quer solicitar seu empréstimo consignado no site Empresta, é possível fazer a contratação de forma online ou ir até uma de nossas lojas espalhadas pelo Brasil!
Posts Relacionados
Conheça as opções de empréstimo para aposentados
Existem muitas opções de empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS, ...
Leia maisAprenda a fazer a portabilidade do empréstimo consignado
A portabilidade do empréstimo consignado é a possibilidade ...
Leia maisO que é recondução do Servidor Público?
O serviço público brasileiro é regido por diferentes regimes estatutários ...
Leia mais