4 motivos para aposentar esse ano

4 motivos para aposentar esse ano

Depois de muitos anos dedicando-se incessantemente ao seu trabalho, é comum um desejo aparecer de modo cada vez mais constante. Afinal de contas, a vontade de se aposentar e poder vivenciar outras experiências se torna uma possibilidade cada vez mais forte. 

Assim sendo, além das condições específicas que a legislação exige para que alguém possa se aposentar, sempre surge aquela dúvida: é o momento certo de dar entrada em minha aposentadoria, ou devo esperar mais um pouco? 

Logicamente, a resposta para essa questão envolve muitos fatores como, por exemplo: a condição de vida que você leva hoje, os planos a serem construídos a médio e curto prazo, e os fatores que envolvem a previdência social no momento atual. 

Desse modo, não existem dúvidas capazes de preencher determinados questionamentos quando o período para se aposentar chegou. Se você está nesse ponto da vida, não hesite: solicite sua aposentadoria quanto antes. 

No texto abaixo, você pode conferir quatro motivos para aposentar esse ano e dar partida em diferentes planos e necessidades, de modo a construir novos caminhos e possibilidades para a sua vida. Boa leitura! 

4 motivos para se aposentar esse ano:

Buscar a realização de seus sonhos 

Nunca é tarde para realizar os seus sonhos, principalmente quando você consegue traçar os objetivos de forma bastante clara. Dessa maneira, é preciso analisar pontos específicos para dar vazão aos seus desejos. 

O primeiro deles diz respeito à construção de sua saída da empresa na qual trabalha atualmente. Após conquistar essa decisão, é importante saber que a contribuição previdenciária irá diminuir, não sendo a mesma de antes. 

Nem sempre vale a pena continuar contribuindo com a previdência, se você sabe que vai demorar ainda algum tempo para começar a receber sua aposentadoria. Assim sendo, não deixe de verificar se está em condições de preencher os requisitos necessários. 

Com a finalidade de continuar a contribuir com a previdência, é importante saber se você está inserido nos requisitos de tempo de contribuição por pontos, ou se pode solicitar o pedido de aposentadoria especial, por exemplo. 

Caso contrário, não espere mais. Vá atrás de sua aposentadoria quanto antes, para conseguir fazer os cursos pelos quais tem interesse, iniciar uma faculdade ou até mesmo aproveitar o tempo livre, viajando e curtindo os momentos em família. 

Construir novos projetos 

Conquistar a aposentadoria proporciona a oportunidade de adquirir tempo livre para a construção de novos projetos, de uma maneira que não seria possível caso você tivesse que se dividir entre eles e o seu emprego atual. 

Como resultado, além de poder investir o valor da aposentadoria em objetivos concretos para o seu futuro, existe a possibilidade de conseguir uma margem de empréstimo consignado que seja compatível com os seus projetos futuros. 

Mesmo que o valor obtido pela aposentadoria seja um pouco menor do que antes, é possível manter o padrão de vida, investindo em conquistas como a sua própria empresa, e realização de cursos e viagens. 

Evite o surgimento de prejuízos financeiros 

Existem 4 tipos de aposentadorias possíveis: por tempo de contribuição, por idade, por pontos ou aposentadoria especial. Em cada uma delas, uma coisa é certa: dificilmente você receberá um valor acima do teto estipulado pela previdência social. 

Pelo Regime Geral de Previdência Social esse teto, que em 2021 atingiu o índice de R$6.433,57, será disponibilizado em, no máximo, 88% do valor. Ou seja, não adianta pagar a previdência social a mais, se já chegou o momento exato de se aposentar. 

Isso porque, a cada mês pago de contribuição, já estando em condições de se aposentar, você não estará ganhando dinheiro, mas sim perdendo, já que o teto não ultrapassará o limite citado. 

Assim sendo, além de consultar um profissional especializado nas regras da previdência, não deixe de avaliar as suas reais possibilidades de se aposentar e dar partida neste processo, de modo a evitar esse prejuízo financeiro desnecessário. 

Elimine impostos 

A aposentadoria oferece alguns benefícios para os aposentados, como a redução ou isenção de impostos como o IPTU, por exemplo. Desse modo, mesmo que o valor a ser descontado seja pequeno, não deixa de ser algo positivo para as finanças. 

Portanto, se informe sobre os possíveis descontos e isenções e coloque na ponta do lápis as vantagens que esse valor poderá trazer às suas finanças, de modo a preparar a complementação deles com a sua renda. 

Conclusão 

Se você já se aposentou, ou está em vias de concluir esse processo, e deseja buscar ofertas de crédito para a realização de seus sonhos, conheça os benefícios e ofertas que a Empresta tem a lhe oferecer. Entre em contato conosco e confira as possibilidades! 

Posts Relacionados