27% dos aposentados estão endividados no Brasil: o que fazer?
A quantidade de aposentados endividados no Brasil tem sido preocupante. Uma pesquisa feita nos últimos anos, apontou que mais de 4 milhões de idosos possuem seu nome registrado em dívidas, sendo o equivalente a 27% da população dessa faixa de idade.
Esse número cresce mais todos os anos, e com isso, novas estratégias têm sido colocadas em prática, com o objetivo de solucionar esses problemas e lidar melhor com as dívidas.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!
Principais fatores que levam ao endividamento de aposentados
O grande comprometimento da renda dos aposentados está relacionado a diversos fatores e motivos. Um deles é que os valores da aposentadoria normalmente não são suficientes para suprir com as necessidades básicas que possuem, afinal, a inflação dos idosos é maior do que a da população comum.
Os gastos elevados com alimentação, plano de saúde, remédios e outros explicam essa inflação mais alta. Além disso, segundo especialistas, outro motivo que leva o endividamento de aposentados está sobre a preocupação em sustentar filhos e netos, fazendo com que grande parte da aposentadoria seja destinada a isso, reduzindo ainda mais a renda.
Afinal, como resolver esse problema?
Os aposentados endividados no Brasil precisam ter um cuidado maior para evitar que elas aumentem, e uma das melhores soluções para isso é lidar primeiro com as maiores dívidas.
Mesmo que esse problema seja motivo para preocupações, é preciso ter calma para lidar com isso, e então, tomar decisões mais assertivas para resolver essas pendências.
A maneira mais indicada de pagar as dívidas mais altas sem ter todo o dinheiro disponível para isso é através do empréstimo consignado.
É comum que as maiores dívidas também estejam aliadas aos juros mais altos, e com isso, todo o orçamento do aposentado fica comprometido por um tempo longo, fazendo com que o dinheiro renda ainda menos.
Muitos especialistas em saúde financeira recomendam o empréstimo consignado para reduzir as dívidas mais altas e saná-las. Isso porque, quando o empréstimo é utilizado da forma correta, ele é a melhor opção para quem precisa do valor disponível e não deseja optar pelo cheque especial.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que possui menores juros do mercado quando comparado a outras opções do mercado. Essa diferença pode chegar até a 300% entre outras modalidades de crédito e empréstimos.
Empréstimo consignado para aposentados: como funciona?
Como vimos anteriormente, o empréstimo consignado é a melhor opção de crédito para os aposentados endividados do Brasil que desejam acabar com essas dívidas.
Nessa modalidade de crédito, o aposentado recebe uma determinada quantia à vista e possui um prazo para pagar esse valor. Para que o dinheiro seja liberado, a instituição financeira também recebe uma remuneração, que são os juros.
Uma das características que mais chamam atenção no empréstimo consignado é que ele é vinculado ao benefício que a pessoa recebe. Isso significa que, ao contratar, o valor da parcela é descontado diretamente da aposentadoria, antes que o benefício chegue à pessoa.
Os aposentados, na prática, só podem comprometer 30% da renda mensal com o empréstimo consignado, e isso é conhecido como margem consignável. Ela funciona como um limite de descontos que podem ser feitos no benefício.
A margem consignável possui objetivo garantir que as parcelas do empréstimo consignado não vão comprometer toda a renda do aposentado, podendo gerar ainda mais dívidas.
Requisitos para conseguir o empréstimo consignado
Para que o aposentado consiga ter acesso ao empréstimo consignado é necessário cumprir com alguns requisitos, como por exemplo solicitar o empréstimo com uma instituição financeira que tenha convênio com o INSS.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Simule o seu agora!Além disso, a autorização e o contrato devem ser assinados pelo beneficiário, e a autorização é feita por meio eletrônico ou por escrito. Não é permitido que a autorização seja feita pelo telefone.
Os representantes de menores ou maiores incapazes podem fazer a contratação do empréstimo consignado, mas os valores não podem ser utilizados para fazer o pagamento de empréstimos dos representantes.
Como dissemos, o empréstimo funciona de maneira bem simples, onde as parcelas são descontadas diretamente do benefício do aposentado. Por conta disso, é necessário que haja um bom planejamento financeiro, pois parte da renda acaba ficando comprometida.
Maiores vantagens sobre a contratação do empréstimo consignado
Além de ser a melhor opção para conseguir lidar com as dívidas dos aposentados, o empréstimo consignado também traz outras vantagens, o que leva essa modalidade de crédito ser muito solicitada. Confira a seguir algumas:
Juros menores
Uma das maiores vantagens do empréstimo consignado é justamente as taxas de juros, que são menores quando comparadas a outras modalidades de crédito que estão disponíveis no mercado.
Isso acontece porque os bancos e instituições financeiras possuem maiores garantias de que as parcelas serão pagas, afinal, os valores mensais são descontados diretamente do pagamento do aposentado.
Além disso, as pessoas que participam do programa Auxílio Brasil, por exemplo, possuem um limite de juros de até 3,5% por mês, conforme estipulado pelo governo.
Prazos de pagamento estendidos
Os bancos e instituições financeiras oferecem prazos mais longos para que o pagamento do empréstimo consignado seja feito pelos aposentados. Em muitos bancos, é possível pagar em até 120 meses.
Facilidade na contratação
Mais uma das vantagens do empréstimo consignado é a facilidade na contratação, pois como as instituições financeiras possuem garantia sobre o recebimento, na hora de contratar, o comprovante de renda é o próprio extrato do benefício.
Isso faz com que a liberação dos valores e a contratação do empréstimo consignado seja feita o quanto antes.
Para fazer essa contratação, basta ir até a instituição financeira que ofereça as melhores condições sobre o empréstimo consignado. Na Empresta, você conta com as melhores taxas de juros do mercado, podendo fazer a contratação online ou em alguma loja física.
Para isso, é necessário apresentar alguns documentos como CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda, sendo o próprio extrato da aposentadoria.
Depois que o empréstimo for aprovado, é necessário esperar alguns dias até que os valores fiquem disponíveis na sua conta e as parcelas sejam descontadas do benefício.
Se quiser saber mais, acesse o site e confira nossas condições!
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Como saber se estou aposentado?
Quando entramos com o processo de aposentadoria, a hora de descobrir que a ...
Leia maisComo quitar dívidas com Empréstimo Consignado?
Em diversas oportunidades, a organização financeira pode acabar ficando de ...
Leia maisComo realizar o pedido de aposentadoria: guia 2023
Se você está se aposentando, é importante familiarizar-se com os ...
Leia mais