Nova margem de consignado ao servidor público: como funciona?

Nova margem de consignado ao servidor público: como funciona?

Empréstimos em geral podem ter taxas elevadas, mas, neste texto, você vai conhecer uma modalidade de crédito com taxas de juros menores e mais vantajosas, principalmente para pensionistas e aposentados do INSS. Neste texto você vai saber como funciona o empréstimo consignado e a nova margem de consignado. 

Clique se você quer saber como fazer um planejamento familiar

Entenda tudo o que você precisa saber sobre a modalidade de crédito mais vantajosas para aposentados e pensionistas. 

O que é empréstimo consignado 

Bancos em geral emitem um carnê de boletos para cada parcela ser paga no vencimento pelo cliente, o que pode causar atrasos por esquecimento, o que gera juros de mora pelo atraso

Esquecer o pagamento de uma parcela é natural, mas existe uma opção de crédito sem boletos e sem a necessidade de você ir todo mês ao caixa automático. 

Trata-se do empréstimo consignado onde a parcela do empréstimo é descontada diretamente do seu salário ou benefício do INSS

Por isso, ela é ideal para pensionistas e aposentados pelo INSS. E mais, as taxas de juros do crédito são as mais baixa do mercado, com tarifa máxima de 2,14% ao mês e 25,68% ao ano. 

Como os juros são baseados na segurança da financeira em ter o seu dinheiro devolvido, as taxas de juros são significativamente melhores. 

Inclusive quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Auxílio Brasil podem contratar empréstimo consignado. 

No entanto, em 2022 as regras do empréstimo consignado mudaram, confira as mudanças. 

Devido a pandemia, em 2020 o governo editou uma medida provisória, prorrogada em 2022, para diminuir os impactos econômicos gerados pelo vírus. Um dos impactos foi a mudança no limite da renda que pode ser comprometida. 

Nova margem de consignado

O empréstimo consignado não pode ser contratado livremente. A margem consignável é o quanto a renda do aposentado ou pensionista pode ser comprometida com o pagamento do empréstimo

Desde 2020, a margem consignável aumentou de 35% para 40% sobre os rendimentos líquidos de pensionistas, aposentados e servidores públicos. 

Dos 40%, 35% se referem a empréstimo e 5% a cartão de crédito consignado. 

Clique aqui para entender o que é um cartão de crédito consignado. 

Taxas de juros 

A taxa de juros aplicada em empréstimos consignados tem fixação legal, sendo assim os bancos devem respeitar máximo definido legalmente. 

Em razão de fatores econômicos, como alta da SELIC e a inflação, os juros do empréstimo consignado subiram, passando de 1,80% para 2,14% ao mês, enquanto o cartão de crédito consignado aumenta de 2,7% para 3,06% ao mês. 

Prova de vida 

A prova de vida, na qual o beneficiário prova que está vivo, também sofreu mudanças desde 2020, antes era necessário ir até uma agência do INSS. Agora, compete ao INSS certificar-se que o beneficiário não morreu. 

Para isso a autarquia federal terá acesso a dados como eleições, renovação de documentos e atendimento pelo SUS. Caso haja alguma movimentação em 10 meses após o aniversário o INSS entenderá o beneficiário como vivo. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato

Posts Relacionados