Posso ser correspondente bancário de vários bancos?

Posso ser correspondente bancário de vários bancos?

Um correspondente bancário pode representar quantas instituições bancárias desejar, ampliando a sua oferta de serviços ao público e maximizando as oportunidades de fechar contratos. O importante é que, ao escolher os bancos com que deseja trabalhar, avalie as propostas de comissionamento e a oferta de produtos oferecidos, que deve estar alinhada com o público que você irá atender.

O que é necessário para ser correspondente de vários bancos?

Cada banco possui um procedimento próprio para contratação de correspondentes em sua rede e o primeiro passo é contatar os bancos. O ideal é ir às agências próximas ao ponto onde você irá operar e falar diretamente com o gerente ou com o supervisor de canais. Ambos são responsáveis por fazer essa ponte entre a instituição financeira e os correspondentes bancários.

Depois, será necessário passar pelos processos seletivos para correspondente bancário. É preciso se atentar à documentação exigida para que seja aprovado nessa fase. Os optantes do modelo de negócio de loja física também precisam cumprir algumas exigências relacionadas à estrutura e à região em que se pretende abrir o negócio.

Documentação

Se você deseja apenas oferecer os serviços básicos como pagamento de contas, depósitos e recarga de celular, basta entregar a documentação requisitada por cada banco. Nesses documentos será avaliado se há alguma restrição comercial, fiscal ou criminal.

Caso a sua intenção seja oferecer linhas de crédito para os seus clientes, como crédito consignado e financiamento de veículos, você precisa ser um correspondente bancário certificado por uma instituição credenciada pelo Banco Central para estar habilitado a realizar esse procedimento, conforme determinado na Resolução do Bacen 3954/2011.

Ainda, se você deseja oferecer crédito imobiliário, será necessária uma segunda certificação especialmente para essa modalidade de crédito: a ABECIP CA-300. As instituições que fornecem as certificações são: ABECIP, FEBRABAN, ANEPS, ACREFI, FEBRACON e ROBORTELLA. Vale checar com os bancos de seu interesse quais instituições eles dão preferência antes de optar por uma para que não haja problemas de restrição depois.

Esses exames técnicos são realizados dentro dos centros de testes da FGV espalhados por todo o Brasil e o valor é o mesmo em qualquer região do país, independentemente da instituição certificadora de sua escolha. 

Estrutura

Se você optou pelo modelo de correspondente de loja física, é necessário cumprir algumas exigências em relação à estrutura. A sua loja deve possuir uma sala adequada para atendimento, equipada com computadores, impressora, telefone, entre outros.

Também é importante que a sua loja esteja bem localizada dentro dos centros comerciais das cidades e com fácil acesso do público. Para quem optar pelos modelos de representante informal ou televendas, não há exigências quanto à estrutura física da parte dos bancos, mas é imprescindível cumprir as regras de cada sindicato, caso você tenha funcionários.

É importante ressaltar que as lojas físicas possuem o maior potencial de rentabilidade entre todos os modelos de negócio citados. O empreendedor ainda pode escolher entre investir em uma franquia financeira ou abrir uma marca própria.

Como parte de uma rede de franquias, você não precisa se preocupar em realizar o credenciamento junto aos bancos. A empresa franqueadora já fez isso por você. Ou seja, você já inicia o empreendimento sendo correspondente bancário de vários bancos e só precisa focar na operação da sua loja.

Ficou interessado? Aprenda como abrir uma franquia financeira em 7 passos!

Posts Relacionados