Mercado de franquias: como o crescimento do setor ajuda os empreendedores
O mercado de franquias teve um boom a partir dos anos 80 e, desde o primeiro censo realizado há 20 anos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) em conjunto com o Sebrae, o crescimento continua ano após ano, mesmo em meio às várias crises econômicas.
O franchising se tornou um dos principais aliados da economia do país. Ainda de acordo com a ABF, o setor “demonstra consistência e estabilidade mesmo diante de crescimento econômico moderado”. Isso porque as redes de franquias viabilizam novos empreendimentos, lançam inovações no mercado, movimentam a economia e fazem com que a qualidade dos serviços prestados seja cada vez melhor.
O gerente da rede de franquias da Empresta Bem Melhor, Douglas Andrade, comenta que as facilidades do franchising é um grande diferencial: “Imagine abrir o próprio negócio sem precisar se preocupar com todo o processo de construção. Ter o nome, a marca e os principais processos burocráticos já estabelecidos, além de suporte especializado e diversas outras vantagens. Basicamente, é isso que mais chama atenção para este meio”.
O que o mercado de franquias tem a oferecer?
Dentre outras decisões importantes, o empreendedor precisa optar por começar um negócio do zero com sua própria marca ou associar-se à uma empresa já estabelecida no mercado e abrir uma franquia.
O crescimento do mercado de franquias traz benefícios ao empreendedor, como:
1 – Melhora na qualidade do suporte ao empreendedor
Com o aumento da concorrência entre as franqueadoras, as empresas precisam se destacar no mercado oferecendo produtos e serviços de qualidade com atendimento de excelência. Por essa razão, as franqueadoras fornecem cada vez mais suporte para o empreendedor na gestão e operação do negócio.
Ao adquirir uma franquia, a empresa deve oferecer: treinamento, repasse de know-how, plano de negócio, auxílio na escolha do ponto comercial e suportes comercial, operacional e estratégico.
Para atrair empreendedores, as franqueadoras investem cada vez mais em tecnologia, inovação, treinamentos mais dinâmicos e frequentes, além de suporte em questões jurídicas, financeiras e comerciais.
Com isso, o empreendedor possui mais chances de sucesso no negócio. Vale ressaltar a importância de fazer pesquisas sobre os segmentos mais lucrativos, as empresas mais sérias e conversar com pessoas que já possuem uma franquia para diminuir os riscos do negócio e dar mais base na escolha da franqueadora.
2 – Maior variedade de segmentos para empreender
Em todos os segmentos há cases de sucesso e espaço para se empreender. No mercado de franquias não é diferente: há rede de franquias dos serviços e produtos mais básicos, como alimentação, aos mais inovadores, como mercado digital e tecnologia. Ao escolher uma franquia, o empreendedor precisa avaliar 3 pontos principais:
- Identificação com o setor: gostar do que faz e ter vínculo com o negócio é o primeiro passo na escolha do empreendimento. Isso porque ninguém entra em um negócio pensando a curto prazo: o plano de negócios é feito para anos de atividade e não há como ter sucesso sem dedicação.
- Investimento e lucratividade: outro ponto importante é o investimento total na franquia e a lucratividade mensal. O investimento deve ser coerente com o valor disponível pelo empreendedor, assim como a receita que ele trará.
- Suporte e treinamento: uma das principais razões para abrir uma franquia é ter o apoio da rede em todas as etapas do negócio – da abertura à expansão. Por isso, ao entrar no mercado de franquias o empreendedor precisa buscar uma empresa que realmente o ajude a progredir no negócio.
A variedade de segmentos para abrir uma franquia faz com que o empreendedor possa escolher aquele que faz mais sentido com seus objetivos pessoais e profissionais.
3 – Várias faixas de investimento e lucratividade
Independentemente do segmento que escolher, o empreendedor vai se deparar com franquias de todas as faixas de valor. É importante que a franqueadora ofereça um plano de negócios e que o empreendedor não faça nenhum investimento por impulso. A franqueadora precisa mostrar as previsões de custos, faturamento, tempo de retorno de investimento e receita mensal. Estas informações devem ser claras, além de todos os riscos do negócio e a sazonalidade do mercado.
4 – Vários modelos de franquias
É importante saber também que no mercado de franquias há mais de um modelo de empreendimento. A concorrência, a inovação o perfil de empreendedores cada vez mais exigentes fazem com que as empresas diversifiquem o modelo de franquias. Dois modelos de franquia se destacam:
- Lojas: seja em ruas movimentadas, shoppings ou quiosques, o nada substitui o contato direto com o cliente. As franquias de lojas geralmente possuem lucratividade maior, além de gerar fidelização e credibilidade com os clientes
- E-commerce/Digital: nestes modelos os empreendedores podem fazer parte de uma rede sem precisar de uma estrutura física muito robusta. A sede da franquia pode ser em casa ou em escritórios pequenos.
Quer ingressar no mercado de franquias? Inove!
Por existirem muitas oportunidades no mercado, é preciso se diferenciar para ter sucesso. “Para isso, é necessária uma boa pesquisa sobre o público, a concorrência, o ponto comercial e demais fatores estratégicos”, afirma Douglas Andrade. “Inovação é a palavra chave”
Um outro ponto importante para ingressar no mercado de franquias é a gestão eficaz. É fundamental para o sucesso do negócio acompanhar as métricas do segmento, buscar mais conhecimento e aprendizado, além de entender bem o conceito do negócio.
Sobre a Empresta
Especializada em soluções financeiras, a Empresta Bem Melhor é uma rede de franquias presente em 10 estados e no Distrito Federal com mais de 90 lojas. Entre os diferenciais destaca-se o suporte oferecido aos franqueados para se destacarem e criarem estratégias eficazes de expansão. Conheça mais sobre os benefícios da Franquia Empresta neste outro post ou entre em contato com a gente pelo formulário abaixo!
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