Empréstimo consignado não averbado: por que?

Empréstimo consignado não averbado: por que?

O empréstimo consignado é uma das melhores modalidades de créditos com os menores juros disponíveis no mercado. Muito usados por servidores públicos, pensionistas e aposentados do INSS, neste texto você verá as razões para o empréstimo consignado não ser aprovado. 

É o caso do empréstimo não averbado, a averbação é uma etapa necessária para a liberação do valor. Trata-se de um processo feito pela instituição financeira, o que garante o cumprimento de todas as obrigações contratuais por ambas as partes. 

Ao contratar um empréstimo, seja qual for sua modalidade, há um processo burocrático que deve ser seguido, além de ter capacidade de pagar pelo valor contratado é necessário preencher alguns requisitos. 

Saiba como fazer um planejamento familiar

No entanto, alguns entraves podem ser contornados. Acompanhe: 

O que é um empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado é uma das modalidades com menor taxa de juros disponível no mercado porque a entidade financeira possui mais segurança em receber o valor emprestado. 

A taxa de juros é definida conforme o risco da operação financeira, quanto menor o risco mais baixo os juros. O empréstimo consignado é considerado de baixo risco porque as parcelas são descontadas diretamente da conta bancária onde a pessoa recebe o benefício, aposentadoria ou salário. 

Outra vantagem do empréstimo consignado é o longo prazo para pagamento, com parcelas fixas, o que colabora para não haver surpresas todo mês. Ao contrário do financiamento e empréstimo pessoal, o crédito consignado não sofre com reajustes. 

Segundo dados do INSS, o número de pedidos de empréstimo consignado entre pensionistas e aposentados subiu de 32,5 milhões em 2019 para 40,5 milhões em 2021

Parte deste número se dá pelo aumento da margem de consignação para 40%. 

Quem pode pedir o consignado? 

Não só servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar empréstimo consignado, assalariados também possuem direito ao crédito de forma consignada. 

Além, quem recebe LOAS/BPC também pode aproveitar as vantagens do empréstimo consignado. 

E recentemente, a medida provisória 1106/22 aprovou o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil 

Confira Como solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Solicite agora!

Razões para o empréstimo consignado não ser aprovado 

Uma das principais razões para o empréstimo consignado não ser aprovado é a falta de sua averbação, etapa obrigatória para o recebimento do valor. 

Toda modalidade de crédito possui a sua burocracia que deve ser seguida à risca pela entidade financeira, descumprimentos da regra podem resultar na punição, entre elas a não liberação do valor emprestado. 

Averbar um empréstimo significa a autorização da instituição financeira para que a parcela mensal seja descontada do salário ou benefício do solicitante. Trata-se de uma das últimas etapas da contratação do empréstimo consignado. 

Na averbação é verificada se todas as obrigações firmadas entre o cliente e banco estão legalmente regulares, de modo que funciona como uma garantia dos direitos de ambos envolvidos

De forma que a averbação é procedimento obrigatório para a liberação do valor emprestado. Portanto, entidades financeiras que não fazem a averbação não são empresas sérias e compromissadas com o direito do consumidor. 

Justamente por ter havido uma série de prejuízos a coletividades dos consumidores, desde 2020 a Febraban (Confederação Brasileira de Bancos) e a ABBC (Associação Brasileira de Bancos vem realizando ações para punir empresas que não seguem estas normas e regras do empréstimo consignado. 

A averbação do empréstimo consignado é composta por três etapas: 

  • 1. A reserva do seu salário ou benefício para o banco; 
  • 2. A reserva da margem consignável
  • 3. O envio das condições do seu contrato para o banco, como prazo para pagamento e taxas de juros. 

Sendo assim, o responsável pelo salário ou benefício, por exemplo, o INSS, tem acesso de maneira automática a toda informação sobre o contrato de empréstimo consignado. 

Saiba mais sobre como funciona a averbação do empréstimo consignado

Como saber se o meu empréstimo foi averbado? 

Para verificar se a averbação empréstimo foi, ou não, feita, é necessário entrar em contato com a instituição financeira pagadora. Outro sinal que o empréstimo consignado foi averbado é o recebimento do valor em conta. 

Caso o empréstimo consignado não foi averbado é possível entrar em contato com a instituição financeira, para verificar os motivos para a sua não averbação. 

Inconsistências em informações, por estarem incorretas ou desatualizadas ou o comprometimento dos rendimentos acima do valor aceito podem levar a um empréstimo consignado não averbado. 

Após, o cadastro pode ser feito novamente, em casos onde houve a divergência de dados. 

Além das informações sobre o cliente precisarem estar corretas e atualizadas, é obrigatório respeitar a margem consignável, que é um limite que a renda que pode ser comprometida com empréstimos consignados. 

Atualmente, a margem consignável passou de 35% para 40%, sendo 35% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito consignado. 

O cartão de crédito consignado funciona de forma semelhante ao cartão de crédito comum, mas as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício. 

A margem consignável deve considerar todos os empréstimos consignados feitos, e não de forma individual. Isto é, é possível fazer mais de um empréstimo consignado, desde que todos juntos comprometam apenas 40% dos rendimentos. 

Desaverbação de consignado 

A desarverbação do empréstimo consignado ocorre quando o empréstimo chega a sua conclusão, é uma etapa necessária para que as parcelas não sejam mais descontadas. Além disso, é por meio da desaverbação que a margem consignável é liberada. 

Após a desaverbação, o servidor público, aposentado ou pensionista pode contratar um novo empréstimo consignado. 

No entanto, para que este processo ocorra é necessário que a dívida esteja devidamente quitada ou então que uma portabilidade seja feita. 

O refinanciamento do empréstimo consignado é uma possibilidade. É possível obter dinheiro extra sem precisar fazer um novo contrato. 

Na Empresta todo o processo de contratação é feito sem sair de casa, totalmente online e rápido. O empréstimo consignado oferece crédito até mesmo para pessoas com o nome negativado, pois se trata de uma operação financeira com menores riscos. 

Entre em contato e saiba mais sobre como contratar o empréstimo consignado. 

Posts Relacionados