Aposentadoria nos EUA: como funciona?

Aposentadoria nos EUA: como funciona?

Se você possui interesse em saber como funciona a aposentadoria nos EUA, assim como as diferenças do sistema previdenciário deles para o do Brasil, confira esse conteúdo onde explicamos tudo sobre o assunto! 

Ainda, leia uma dica importante para brasileiros que querem se aposentar nos Estados Unidos e possuem tempo de trabalho aqui no Brasil. 

Como funciona a aposentadoria pública nos Estados Unidos? 

Nos Estados Unidos, a previdência pública é chamada de “Social Security” e foi criada em 1940, pagando hoje benefícios para cerca de 64 milhões de americanos. Esse sistema desenvolvido por eles está na 17ª posição entre os 30 melhores sistemas previdenciários do planeta. 

As regras para contribuição, idade de aposentadoria e tempo de trabalho são bem diferentes do Brasil, mas oferece aposentadoria por invalidez assim como em nosso país. 

Nos Estados Unidos, a modalidade de aposentadoria por idade exige 67 anos para homens e mulheres, mas pode ser antecipado para 62 anos caso a pessoa opte por um desconto no valor da aposentadoria. 

Sistema de créditos da aposentadoria nos EUA 

A aposentadoria nos Estados Unidos também considera o acúmulo de créditos no cálculo de tempo de trabalho realizado no país. Ele considera 1 crédito para cada 3 meses de trabalho, até se somar os 40 créditos para poder solicitar o benefício. 

Esses 40 pontos correspondem ao tempo mínimo de 10 anos, sendo que o benefício é proporcional ao tempo de contribuição. Nos Estados Unidos, se uma pessoa mais jovem quer ter direito ao benefício, ela deve somar mais créditos para solicitar a aposentadoria com antecedência. 

Diferente do Brasil, você precisa realmente ter trabalhado por esse tempo para solicitar o benefício. Já aqui, é possível fazer uma contribuição ao INSS através de um carnê para contribuir mesmo quando estiver desempregado. 

A alíquota atual do sistema previdenciário americano é de 6,2% do valor do salário pago pela empresa e 6,2% para o trabalhador, sendo no total 12,4%. 

Como comentamos, o benefício será proporcional ao tempo de contribuição ao Social Security quando a pessoa requer a aposentadoria. Em 2020, os valores máximos mensais da aposentadoria eram: 

  • 3.790,00 dólares quando a pessoa se aposenta com 70 anos 
  • 3.011,00 dólares quando a pessoa se aposenta com 67 anos 
  • 2.265,00 dólares quando a pessoa se aposenta com 62 anos 

Como pode ver, o sistema muda muito quando comparado ao Brasil, onde é necessário contribuir ao mínimo 30 anos para mulheres e 35 anos para os homens. Considera-se também uma idade mínima para solicitar o benefício: 60 anos para mulheres e 65 anos de idade para os homens. 

Em 2019, também foi criada a regra dos 86/96, onde se considera a soma de pontos dados pelo tempo de contribuição mais a soma da idade do trabalhador, devendo ser 86 pontos para as mulheres e 96 pontos para os homens

   
   

      Empréstimo consignado para aposentados sem sair de casa.

    Solicite agora!

Valor médio pago por faixa de renda 

Como dito pelo próprio Social Security, o objetivo do benefício da aposentadoria é substituir parte do valor que ela recebia quando trabalhava, não sendo representado pelo valor total do que era seu salário. 

Assim, o benefício é calculado conforme a média dos salários que a pessoa recebeu ao longo da vida. Uma pesquisa americana mostrou os percentuais do que as pessoas recebem, comparando aos salários que recebiam. Os valores são: 

  • 75% dos salários de pessoas com rendas muito baixas; 
  • 40% dos salários de pessoas com rendas médias; 
  • 27% dos salários de pessoas com rendas altas. 

A estimativa feita pelo Social Security é que os trabalhadores devem contar com outros valores que se somem à aposentadoria, como investimentos e poupanças. 

Como solicitar a aposentadoria nos EUA? 

A forma de solicitar o benefício é simples, feita através do site da Social Security, preenchendo o formulário necessário e enviando os documentos solicitados. 

Para os americanos que possuem a idade e o tempo de trabalho solicitados, é possível solicitar o benefício até 4 meses antes da data que pretende começar a receber a aposentadoria, diferente de casos de invalidez, que deve ser solicitado imediatamente. 

Como funciona a aposentadoria privada nos Estados Unidos? 

Nos Estados Unidos também existe a aposentadoria privada. Os tipos de planos mais populares por lá são o IRA (Individual Retirement Account), um plano individual privado, e o 401k, um plano oferecido por empresas. 

As regras dessas modalidades também são controladas pelo governo, sendo que o valor máximo que existe um valor máximo de contribuições que podem ser feitas por ano, assim como o contribuinte deve saber o máximo que pode contribuir em cada tipo. 

No 401k, para se ter uma ideia, os saques do valor da aposentadoria podem ser feitos a partir dos 59 anos e meio. Caso a pessoa opte por sacar o valor disponível antes dessa idade, é preciso pagar imposto de renda sobre o valor e uma taxa de 10%. 

Aposentadoria nos Estados Unidos para brasileiros 

Os brasileiros podem solicitar aposentadoria através dos Estados Unidos, já que existe uma parceria de previdência internacional entre os países, onde você pode aposentar por idade ou por invalidez. Também é possível o direito à pensão por morte. 

O benefício ainda se estende para quem quer somar o tempo de contribuição ao INSS feito no Brasil, ao tempo em que contribuiu ao Social Security nos Estados Unidos. Para poder ter esse direito, o brasileiro deve ter contribuído ao menos por 1 ano e meio ao Social Security. 

A aposentadoria nos EUA para imigrantes é possível, e para os brasileiros ficou ainda mais facilitada após o acordo de previdência internacional entre eles e o Brasil. A aposentadoria poderá ser concedida como aposentadoria por idade ou aposentadoria por invalidez. Além disso, há a possibilidade de somar o tempo contribuído no Brasil com o tempo pago à previdência dos EUA. 

Para realizar um empréstimo consignado com especialistas que te ajudarão com todo o processo sem burocracias, conheça os serviços da Empresta, empresa com 26 anos de mercado que oferece serviços completos para empréstimos, antecipações de FGTS, refinanciamento e muito mais

Confira o site da empresa e encontre o serviço ideal para você com um atendimento personalizado, tudo de forma simples e com juros baixos

Perguntas frequentes

Nos Estados Unidos, a aposentadoria pública é chamada de “Social Security” e foi criada em 1940. Ela oferece benefícios para cerca de 64 milhões de americanos e difere em regras, idade de aposentadoria e tempo de trabalho quando comparada ao sistema previdenciário do Brasil.

Nos Estados Unidos, existem planos de aposentadoria privada populares, como o IRA (Individual Retirement Account) e o 401k, oferecidos por empresas. Esses planos têm regras específicas controladas pelo governo, incluindo limites de contribuição e idade mínima para saques.

As principais diferenças incluem a idade de aposentadoria (mais alta nos EUA), o cálculo do benefício (baseado em média salarial nos EUA e no tempo de contribuição no Brasil), a contribuição durante o desemprego (possível no Brasil, não nos EUA) e a existência de planos de aposentadoria privada nos EUA.

Posts Relacionados