Quem recebe BPC precisa ter o Cadastro Único?

Quem recebe BPC precisa ter o Cadastro Único?

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um benefício concedido a um determinado grupo de pessoas pelo governo, mas é preciso seguir algumas condições para receber esses valores, como ser cadastrado no CadÚnico. Isso significa que, quem recebe BPC tem que fazer o Cadastro Único para conseguir dar continuidade ao benefício, como os idosos e pessoas com deficiência. Esse cadastro deve estar atualizado também. 

O número de cadastros desatualizados ainda tem diminuído com o passar dos anos, e isso traz a possibilidade de o INSS continuar fazendo o pagamento do BPC para as pessoas que se enquadram dentro das condições de recebê-lo. 

Se você deseja entender um pouco mais sobre o assunto, se quem recebe BPC tem que fazer o Cadastro Único, porque manter o cadastro atualizado e muito mais, acompanhe as informações que trouxemos a seguir: 

Benefício de Prestação Continuada: o que é? 

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um salário mínimo garantido mensalmente para as pessoas que possuem deficiência e idosos que não possuem condições de se manter sozinhos ou com a ajuda de sua família. 

Para que esse benefício seja devidamente pago, é necessário entender que quem recebe BPC tem que fazer o cadastro único e também no Cadastro de Pessoas Físicas. 

Para fazer esse cadastro, basta ir até um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou então a uma prefeitura de onde você mora. O CPF precisa ser levado, assim como o comprovante de residência da pessoa. 

Atualização do Cadastro Único 

Como dissemos, quem recebe BPC tem que fazer o Cadastro Único, logo, quem não está inscrito no CadÚnico não poderá ter acesso ao valor disponibilizado. 

Essas pessoas que possuem o cadastro desatualizado também podem ficar sem receber o benefício, e recebem uma notificação pela instituição financeira e também uma carta de aviso sobre o recebimento e a necessidade de atualizar o cadastro. 

   
   

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Depois de receber essa carta, caso o beneficiário não faça a atualização do seu Cadastro Único até a data limite, o seu benefício de prestação continuada poderá ser suspenso. 

É comum que os bancos não consigam também notificar os beneficiários, e nesses casos, um bloqueio temporário é feito, para que o valor do benefício não sofra movimentações até que o beneficiário seja notificado. 

A pessoa possui um prazo de até 30 dias para entrar em contato com o INSS, através do telefone, e entender porque o seu benefício foi bloqueado. É possível entrar com recurso para que o BPC seja desbloqueado o quanto antes. 

Como reativar o BPC? 

Como quem recebe BPC tem que fazer o Cadastro Único, quando esse cadastro não é feito ou está desatualizado, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso. Feito isso, é necessário seguir um cronograma estabelecido para se inscrever dentro dos prazos limites. 

O Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos para que o benefício do BPC continue sendo mantido às pessoas. Para isso, basta ir até o CRAS do seu município para fazer a atualização. 

No caso do benefício suspenso por falta de atualização, é necessário atualizar primeiro e depois acessar a plataforma do Meu INSS para reativar o benefício. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e veja as soluções que podem te ajudar! 

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