Por que ser um correspondente bancário?

Por que ser um correspondente bancário?

Um correspondente bancário, também conhecido como corban, é o responsável por intermediar a relação entre as instituições financeiras e os seus clientes. Seu principal objetivo é oferecer crédito de maneira mais simples, fácil e rápida para todos os tipos de pessoa. Principalmente em regiões onde quase não há ou até mesmo não há serviço bancário disponível para a população.  

Continue lendo nosso texto para saber quais são os principais motivos para ser um correspondente bancário e o que você precisa fazer para se tornar um.  

Por que ser um correspondente bancário? 

Confira os cinco principais motivos para se tornar um correspondente bancário: 

  1. Mais segurança na hora de empreender: ao se tornar um correspondente bancário, você pode empreender com segurança em um sistema usado por diversas instituições financeiras e certificado pelo Banco Central; 
  1. Treinamentos oferecidos pelas instituições financeiras: as instituições financeiras precisam oferecer o melhor serviço para seus clientes. Por isso, oferecem constantemente diversos treinamentos para os seus correspondentes bancários. Assim, você estará em constante evolução profissional; 
  1. Controlar sua rotina de trabalho: como correspondente bancário você poderá escolher quais são seus dias de trabalho e quais serão suas folgas. Você precisará ter uma boa organização de tempo, mas poderá estabelecer sua rotina e fazer dela lucrativa; 
  1. Aumentar sua qualidade de vida: ao ter mais autonomia sobre sua rotina de trabalho você poderá programar férias, ir para consultas médicas sem preocupação com o horário que ela irá terminar ou escolher o melhor horário para fazer exercícios físicos no seu dia, por exemplo; 
  1. Representar diversas instituições e aumentar seus lucros: esse é um dos maiores motivos para se tornar correspondente bancário. Você poderá representar diversas instituições financeiras, o que possibilita que você ofereça muitos produtos e serviços financeiros, podendo aumentar seus lucros.  

Como se tornar um?

Para se tornar um correspondente bancário você deve ser habilitado pelo Banco Central (Bacen) e trabalhar de acordo com as normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Além de possuir a autorização da instituição bancária para representá-la, já que cada uma delas possui um procedimento próprio para a contratação de seus correspondentes. 

No entanto, para fazer transações simples, como recebimentos e abertura de contas, você só precisa disponibilizar os documentos e comprovantes exigidos pela instituição financeira. Se toda a documentação estiver correta, o banco comunica a contratação ao Bacen, que realiza análises fiscais e criminais para aprovar o cadastro. 

Já para que possa realizar operações de crédito é exigido que você possua a certificação profissional, que é concedida após a realização do exame técnico em uma instituição reconhecida pelo Banco Central, como Aneps e Febraban. O proprietário da empresa e todos os membros da equipe que trabalhem como vendedores de crédito também precisam possuir a certificação, estarem cadastrados com certificação de promotores de correspondente e com licença de trabalho atualizada. 

Quer saber mais sobre a profissão de correspondente bancário? Acompanhe o blog de franquias da Empresta e fique por dentro de tudo que precisa saber! 

Posts Relacionados