Parceria de sucesso: conheça o franqueado que obteve o payback da loja em apenas 6 meses

Parceria de sucesso: conheça o franqueado que obteve o payback da loja em apenas 6 meses

Se você quer abrir um negócio próprio, precisa considerar o modelo de franquias. Essa é a lição que podemos tirar da história do franqueado Mauricio Felipe, 35, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Com formação na área comercial e em administração, Mauricio trabalhava com telefonia e tinha o desejo de empreender no ramo, quando recebeu o convite para gerenciar a loja própria da Empresta em Betim, na região metropolitana de BH, no início de 2017. 

Determinado, Mauricio a princípio negou a oferta, justificando que queria abrir o próprio negócio. Essa foi a deixa para que lhe fosse apresentado o projeto de expansão de franquias da Empresta, que estava começando a se desenvolver na época. 

“Ficou claro desde o início que as possibilidades de ganho eram muito maiores com a franquia da Empresta”, afirma. No entanto, Maurício ainda assim teve receio em mudar de área, pois, apesar de já ter trabalhado com consórcios e financiamento de veículos, o rapaz não tinha familiaridade com os produtos e regras do consignado, carro-chefe das lojas Empresta, e nem com as atividades de um correspondente bancário.  

Foi depois de muita conversa com o diretor comercial da Empresta, Wesley Gomes, que Maurício topou o desafio de liderar a loja de Betim e conhecer um pouco mais do negócio na prática. “Quatro meses na loja foram o suficiente para eu falar: não quero telefonia mais, não. Eu vou ficar na Empresta”, relembra. 

Assim, foram iniciadas as negociações para a compra da primeira franquia de Maurício. A ideia era abrir uma unidade do zero, mas surgiu a oportunidade de adquirir a loja de outro franqueado, localizada em Ribeirão das Neves, também na região belo-horizontina. 

Maurício conta que, quando comprou a franquia de Neves, realizou um estudo e estipulou o prazo de payback em 13 meses: “já achei excelente, porque no outro ramo eram três anos para recuperar o valor investido, mas em seis meses eu tive o payback total da loja, contando com os valores que investi para comprar, reformar a estrutura e melhorar os equipamentos”. 

Com garra e força de vontade, Maurício aliou as suas habilidades de gestão e treinamento de equipe com o suporte recebido da Empresta para tornar a unidade uma potência em vendas. O resultado do trabalho conjunto foi extremamente positivo, o que permitiu o rápido retorno do investimento e o impulsionou a adquirir a segunda franquia com apenas um semestre de operação na primeira, logo após o payback.  

Dessa vez, a loja seria localizada no bairro Céu Azul, em Venda Nova. “Eu entendi que essa era uma oportunidade única. Eu já atendia aos clientes de toda região de Ribeirão das Neves e vi a possibilidade de abrir o leque para outras regiões próximas, como é o caso de Venda Nova”, justifica o empresário. 

Com a segunda aquisição, Maurício se tornou o segundo franqueado da Empresta a comandar duas lojas ao mesmo tempo. “A segunda franquia foi um desafio e tanto, porque eu era um gestor para duas lojas e duas equipes que ainda precisavam se desenvolver e amadurecer como time”, admite. 

Por outro lado, o gerente de franquias reconhece que o apoie os treinamentos da franqueadora foram essenciais para superar as dificuldades, e acredita que o que faz a diferença para o sucesso de um correspondente bancário é o suporte oferecido pela Empresta

“Tem muitos pontos positivos que fazem valer a pena ser um franqueado em vez de ser um correspondente direto. Eu vejo amigos que são tendo dificuldades que eu não tenho como franqueado da Empresta. A gente tem mais facilidade em gestão de equipe, negociação… a gente sai na frente quando tem alguma mudança no mercado, porque a gente tem esse suporte”, assegura Maurício, que ainda completa: “mesmo hoje, conhecendo o que eu conheço do mercado, eu abriria uma franquia Empresta”. 

Para o gestor, a maior vantagem de investir na Empresta é fazer parte de uma empresa desse tamanho, que “cresce absurdamente”, e ainda sugere: “no futuro, esse esforço pode resultar em algo ainda maior para todos nós. Quem sabe a gente não vira um banco?”. 

Embora o futuro ainda seja um mistério, as duas franquias estão operando de vento em popa sob o comando de Maurício e o franqueado já pensa em abrir a terceira loja. “Agora eu estou mais maduro, já sei as necessidades do negócio e tenho toda a estrutura que a Empresta proporciona”, diz ele com confiança.  

A Franquia Empresta se preocupa em oferecer um suporte 360º a todos os franqueados, isto é, desde o nível operacional ao estratégico, por meio de um relacionamento próximo e de confiança. Todavia, uma postura proativa, resiliente e voltada para ação como a do Maurício fará toda a diferença para o êxito do negócio. Descubra agora o perfil do franqueado de sucesso da Empresta

Posts Relacionados