Franchising, franquia, franqueado e franqueador: qual é a diferença?

Franchising é um modelo de negócio que as empresas aderem com o objetivo de expandir as atividades por meio de unidades franqueadas, que são chamadas de franquias. É uma estratégia para difundir uma marca por meio da distribuição ou comercialização de produtos ou serviços.
O sistema de franchising é formado por três pilares: franquia, franqueado e franqueador. E como é um sistema que trabalha para expandir uma marca que já está estruturada no mercado, pode ser considerado um dos formatos de empreendimento que apresentam menos riscos para o empreendedor.
Apesar de ser uma forma segura de abrir uma empresa, é fundamental entender como funciona uma franquia, as relações entre as partes e as funções de cada um nesse modelo que é bastante aceito entre os empreendedores do mundo todo. Continue a leitura para compreender as diferenças entre os termos. Acompanhe!
Qual é a diferença entre franquia, franqueado e franqueador?
A empresa que decide expandir suas atividades e comercializar o modelo de negócio recebe o nome de franqueadora. Ela é quem detém a marca e cede o direito de uso aos parceiros que desejam abrir novas unidades. Por isso, a franqueadora é a pessoa jurídica que formata o negócio e, por conceder o uso da patente, é remunerada pelo uso do modelo desenvolvido por ela.
Franquiaé uma unidade dessa marca e recebe suporte, treinamento e orientações da franqueadora para abrir e manter o negócio. A franquia precisa seguir as diretrizes da marca, mas não deixa de ser uma unidade, então precisa ser auto-sustentável e não há ingerência por parte da franqueadora.
O franqueado, por sua vez, é o empreendedor que compra uma franquia, ele investe na marca para abrir uma nova unidade. É pago um determinado valor para ter direito ao uso da marca e deve seguir as regras estabelecidas pela franqueadora.
6 coisas que você precisa saber antes de abrir uma franquia
Baixe o material e descubra tudo que precisa saber antes de se tornar dono de uma franquia!
Quais são as responsabilidades de cada um?
Franqueadora
A franqueadora, por ser a dona de toda a rede, é quem desenvolve, testa e aprimora o modelo de negócios. Para abrir novas unidades e expandir a marca, a franqueadora deve oferecer treinamentos e passar todas as informações de forma clara para que os parceiros franqueados possam manter o padrão dos seus serviços.
Deve também disponibilizar o suporte para o franqueado realizar as atividades, de acordo com a Lei de Franquia. Outras responsabilidades da franqueadora são: supervisionar as franquias para verificar se as regras estão sendo seguidas; divulgar as informações sobre o negócio; e promover ações para atualização dos parceiros.
Franqueado
Já o franqueado precisa seraprovado pela franqueadora, através de uma análise de perfil. A partir disso, deve providenciar a documentação, investir o capital necessário para que o negócio possa operar e cumprir todos os procedimentos para abertura da unidade.
Franquia
A franquia será o local de operação do franqueado e deve seguir as regras de venda, de atendimento e todos os demais procedimentos estabelecidos pela franqueadora.
Cadastre-se e receba as novidades do Blog Empresta no seu e-mail em primeira mão!
Qual é a importância da relação entre franqueado e franqueador?
Para que possa obter sucesso no negócio, é fundamental que o franqueado tenha total afinidade com o modelo em que está apostando e com a marca que escolheu para abrir sua empresa. Esse é o primeiro passo para conseguir prosperar no mercado.
É muito importante também que o franqueado respeite todas políticas adotadas pelo franqueador para que a comunicação seja cada vez mais transparente. Ambos devem atuar como parceiros e procurar o outro sempre que surgir dúvidas e para dar feedbacks sobre o andamento do negócio.
A confiança nesta relação é fundamental para o sucesso do negócio. Portanto, ao pesquisar empresas para se vincular, verifique a procedência da empresa, tempo de mercado, suporte e treinamentos oferecidos e como será feita a parceria no dia a dia para que sua franquia tenha lucro.
Entendeu as definições e percebeu como franquia, franqueado e franqueador remetem a um modelo de negócio promissor? E, por falar em prosperidade, você sabia que o mercado financeiro é um dos melhores para investir em uma franquia? A Franquia Empresta é uma das líderes desse segmento. Ficou interessado e quer saber mais? Conheça o modelo de franquias da Empresta!
Posts Relacionados
Por que as franquias de empréstimo são um bom investimento para novos empreendedores
Se você pensa em investir pela primeira vez em um negócio ...
Leia maisPor que ser um correspondente bancário?
Um correspondente bancário, também conhecido como corban, é ...
Leia maisComo ter um negócio de sucesso?
Ter um negócio de sucesso com certeza não é a tarefa mais fácil que você ...
Leia mais