Como saber se a franquia é um negócio lucrativo?

Como saber se a franquia é um negócio lucrativo?

Investir em uma franquia é um grande passo para quem quer empreender. Por isso, saber se a franquia que você está interessado é um negócio lucrativo é muito importante. Algumas estratégias, como conferir as estatísticas da empresa e conversar com os franqueados da marca, podem te ajudar nessa missão.  

Confira outras dicas que separamos para você conseguir identificar se é um negócio lucrativo ou não.  
 

Pesquise os dados e as estatísticas da empresa 

Conhecer bem os dados e as estatísticas da franquia é uma etapa primordial para garantir que está investindo em um negócio lucrativo. Informações como o valor do investimento, payback, faturamento médio, royalties e taxa de publicidade ajudam a entender sobre qual será a rentabilidade da sua franquia.  

Além disso, é indispensável analisar a fundo a operação da franquia, como qual é o custo de implementação.  

Acesse a página “Apresentação da franquia Empresta” e conheça os números da franquia Empresta!  
 

Conheça sobre o mercado que ela está inserida 

Uma das ações mais importantes que você precisa tomar ao investir em uma franquia é conhecer o mercado que ela está inserida. Algumas informações são essenciais, como: ele sofre com sazonalidade? É um negócio que possui boas perspectivas a médio e longo prazo? É capaz de se reinventar ou aprimorar os produtos e serviços? Está exposto a muitas oscilações? 

Essas questões precisam ser bem analisadas para que você tenha certeza que está investindo em um negócio lucrativo.  

Converse com os franqueados 

A conversa com os franqueados de uma empresa podem te ajudar a entender se a franquia escolhida é realmente um negócio lucrativo. Você poderá saber como é o suporte dado no dia a dia, se há apoio no treinamento aos funcionários, os custos e lucratividade da franquia e se os números apresentados realmente são verdadeiros.  

Além disso, você também será capaz de entender qual o perfil dos franqueados da marca e se você se identifica com ele. Por isso, conte para o franqueado que está interessado em investir na franquia e tente ter uma conversa franca sobre essas informações.  

Faça comparações 

Faça comparações com o maior número de franquias que estão inseridas no mercado que você pretende investir. Assim, você poderá escolher o negócio mais lucrativo entre elas.  

Além disso, você poderá comparar com os seus objetivos e com o valor que você pode aplicar no negócio. Também será possível entender qual a melhor escolha a curto, médio e longo prazo, qual se encaixa melhor no seu perfil, qual possui o melhor apoio ao franqueado, melhor retorno do investimento aplicado, entre outras características essenciais para garantir um negócio lucrativo.  

Busque ajude de especialistas 

Se depois de analisar com calma todos os aspectos apresentados você não conseguir identificar se a franquia desejada é um negócio lucrativo ou conseguir escolher entre as opções disponíveis, um especialista pode te ajudar.  

Consultores do mercado de franquias, analistas financeiros e advogados – para analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e os contratos – te darão o aconselhamento necessário para fazer o melhor investimento.  

 
Seguir as dicas apresentadas aumentam as chances de você conseguir identificar se a franquia que você deseja investir é realmente um negócio lucrativo.  

Quer saber mais sobre o mercado de franquias? Acompanhe o blog de franquias da Empresta e fique por dentro de tudo que precisa saber! 

Posts Relacionados