Como descobrir o resultado de perícia do INSS
Infelizmente todos estamos suscetíveis a situações onde nossa saúde encontra-se debilitada e precisamos de amparo emocional e financeiro. E são nesses momentos que trabalhadores enfrentam a perícia do INSS, na busca pelo direito ao benefício.
O que é a perícia do INSS?
Seja por causa de um acidente ou doença recentemente diagnosticada, a impossibilidade de seguir com sua rotina de trabalho é preocupante. Por isso, o trabalhador que contribui ativamente para a Previdência Social, tem direito a um apoio financeiro.
No entanto, para que receba o benefício ao qual tem direito, é necessário passar por uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social. No entanto, dúvidas são frequentes, como o que é essa exigência e como descobrir o resultado de perícia do INSS.
Primeiramente é preciso ressaltar que a perícia nada mais é que um procedimento de avaliação médica, feito por um profissional devidamente habilitado do INSS. E tem um caráter obrigatório que determina o recebimento ou não do benefício.
Desse modo, o objetivo do procedimento é detectar e certificar a atual situação de saúde do trabalhador segurado. Certificando a existência do quadro de doença ou incapacitação, total ou parcial, decorrente de algum acidente.
A partir do resultado da perícia, benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente ou mesmo a aposentadoria por invalidez podem ser autorizados. Assim como prorrogados ou interrompidos, por isso são feitas perícias subsequentes que assegurem sua continuação.
Com agendar a perícia do INSS
Antes de mais nada é preciso saber que existem três tipos de perícia: a hospitalar, a perícia domiciliar e a em outra localidade.
Na primeira situação faz-se necessário que a perícia seja realizada em ambiente hospitalar, por motivo de internação do trabalhador. Um responsável deve se dirigir a uma agência do INSS, pelo menos dois dias antes do marcado, com a documentação a comprovar.
A segunda situação determina alguma restrição de mobilidade e que a perícia seja realizada em sua residência. Do mesmo modo, uma pessoa responsável deve se dirigir anteriormente a uma agência do INSS com documentação comprobatória.
O terceiro tipo trata-se do mais comum, quando o próprio trabalhador dirige-se a uma agência no dia e hora marcados, com a documentação que comprove o agendamento e o tratamento de saúde que vem sendo realizado.
O procedimento pode ser marcado tanto de forma online, quanto pelo canal de atendimento telefônico pelo próprio trabalhador. O jeito mais prático é através do site ou aplicativo do Meu INSS, no qual basta fazer login com seus dados e escolher a opção de agendar perícia.
No entanto, também é possível ligar para o número 135 e requerer o agendamento. A ligação é gratuita quando feita de telefone fixo, mas quando realizada por telefones celulares é cobrada a tarifa de ligação local.
Acompanhando o resultado pela internet
O portal do Meu INSS foi pensado para auxiliar o trabalhador, como um local unificado de informações sobre a sua contribuição à previdência social. Da mesma forma, permite abrir requerimentos e acompanhar o andamento dos pedidos.
Por isso, após agendar a perícia, e comparecer ao dia e local marcados para realizar o procedimento é possível acompanhar através do portal o status do seu pedido. Basta acessar, inserir suas informações e acompanhar o pedido pelo seu número.
O resultado da perícia não é dado no mesmo dia. Na teoria o INSS adota o prazo de 45 dias em média para disponibilizar o resultado, mas na prática a realidade é bem diferente. Infelizmente alguns pedidos demoram meses seguidos para terem alguma resolução.
Por isso, para saber como descobrir o resultado da perícia do INSS é preciso acompanhar o requerimento de pedidos no site, os agendamentos e os resultados de perícias e requerimentos. Uma outra forma de acompanhar é ligando para a central de atendimento do 135 e pedindo por informações do processo.
Empréstimo consignado sem sair de casa.
Solicite agora!Como descobrir o resultado
A etapa mais aguardada por aqueles que fazem o pedido no INSS é a da conclusão. Quando disponível para o cidadão, o resultado da perícia pode ser apresentado como habilitado, deferido ou indeferido.
Quando a informação de resultado aparece estando como Habilitado, significa que os documentos estão em conformidades e estão sendo, assim, analisados. A dica é seguir observando o portal nos dias posteriores.
Em contrapartida, quando o status apresentado é o de Deferido, significa que o benefício foi aceito e a etapa da perícia foi superada. Dessa forma, você irá receber o respectivo benefício, isso de acordo com as orientações do INSS.
No entanto, nem sempre a resposta é positiva. Quando a atualização do status da perícia aparece como indeferido é porque o cidadão teve o pedido negado. Ou seja, não haverá o recebimento do benefício.
Geralmente é disponibilizado a justificativa para o indeferimento. Sendo por falta ou erro de documentação, ou resultado negativo da avaliação médica.
O que fazer em caso de perícia médica negada do INSS
Ter um benefício indeferido com o resultado negativo da perícia do INSS, não significa que o trabalhador deve desistir do seu direito. Pelo contrário, há dois caminhos que podem ser seguidos por ele, entrar com pedido de reconsideração ou iniciar recurso administrativo.
O primeiro trata-se de uma contestação que pode ser marcada tanto pelo site quanto pelo canal telefônico. Dessa forma é determinada uma nova avaliação médica com outro profissional da saúde. O prazo para solicitar é de trinta dias do resultado.
Se ainda assim, o pedido de reconsideração for negado, é possível apelar para um recurso administrativo. O prazo também é de trinta dias. Mas nesse caso a solicitação é analisada pela Câmara de recursos e podem ser anexados novos documentos comprobatórios.
Há ainda a possibilidade de dar entrada em um processo na justiça, questionando a decisão negativa. Assim é marcada nova perícia com perito determinado pelo juiz. Atualmente muitos dos casos são solucionados a partir, assim, de medidas legais.
Por isso, é preciso estar atento aos seus direitos como trabalhador e as medidas que podem ser tomadas para assegurá-lo. E caso, seja necessário solicitar o auxílio de um profissional, um advogado especialista no setor previdenciário.
Concluindo
Trabalhadores que sofreram algum acidente ou enfrentam determinada doença, contam com os anos de contribuição previdenciária para receber benefícios determinados por lei. Mas no caminho, a burocracia e espera.
Além de muitas dúvidas, principalmente referente a perícia médica necessária. Desde como solicitar a como descobrir o resultado de perícia do INSS. Por isso, é mais que necessário estar informado sobre todas as etapas do processo, para reconhecer e exigir seus direitos.
Gostaria de mais informações sobre as exigências e os benefícios do INSS? Não deixe de acompanhar as informações no nosso blog .
Siga nossas redes sociais:
Posts Relacionados
Como funciona o pagamento em atraso no INSS?
Contribuir regularmente para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é ...
Leia maisRegras de transição Aposentadoria por idade 2023
Desde o dia 1ª de janeiro de 2023 foram alteradas algumas normas para a ...
Leia maisConverter Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez é possível?
Uma pergunta feita por muita gente é sobre ser possível converter auxílio ...
Leia mais