Bolsa Família x Auxílio Brasil: entenda as diferenças

Bolsa Família x Auxílio Brasil: entenda as diferenças

Em novembro do ano passado, o programa social do governo Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil, onde todas as famílias que eram atendidas pelo Bolsa Família passaram a ser atendidas pelo Auxílio Brasil. Ambos os benefícios são incentivos para que as famílias brasileiras que se encontrem em situação de pobreza e extrema pobreza possam sair dessa situação. 

Nisso, surgem dúvidas sobre qual as diferenças entre os dois programas, sendo que foram feitas mudanças nos valores e nos requisitos que as famílias precisam ter para receber esse auxílio. Falaremos aqui quais são essas diferenças, e o que continua igual. 

As principais diferenças entre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil 

Quem pode receber o auxílio mudou 

O novo programa Auxílio Brasil conta com a renda máxima por pessoa maior como um dos requerimentos para receber o benefício comparado ao Bolsa Família, sendo assim é estimado que mais famílias passem a serem beneficiadas pelo programa. 

Ambos os benefícios são voltados para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, sendo que nos casos de pobreza só é possível receber o benefício em casos de famílias que tiverem gestantes ou filhos/dependentes com até 21 anos. 

No Bolsa Família, casos considerados pobreza extrema eram os que a renda familiar era inferior a 89 reais por pessoa da família, sendo que no novo programa são considerados casos de pobreza extrema os que a renda familiar é inferior a 100 reais por pessoa. Por exemplo, uma família com seis pessoas, em que a renda total é abaixo de 600 reais passa agora a poder receber o auxílio. 

Casos considerados como pobreza no Bolsa Família eram os que a renda familiar era de até 178 reais por pessoa, já no Auxílio Brasil a renda familiar máxima passa a ser 200 reais por pessoa nesses mesmos casos. Usando o exemplo anterior, uma família que tenha seis membros e receba menos de 600 a 1200 reais poderá receber o Auxílio Brasil

Outra mudança de requisito é na modalidade do benefício composição familiar, que é uma das modalidades principais do auxílio. Antigamente, essa modalidade no Bolsa Família era para quem tinha integrantes de 3 a 17 anos no núcleo familiar, sendo que agora a idade máxima passa de 17 para 21 anos. 

O valor do auxílio mudou 

A mudança de valores no benefício básico, que é dado em casos de extrema pobreza, passa de 89 reais no Bolsa Família para 100 reais no Auxílio Brasil. As parcelas variáveis no novo programa sobem de 41 reais para 49, e o benefício variável vinculado ao adolescente vai de 48 reais para 57. 

O valor médio do benefício passou de 191 reais mensais no Bolsa Família para 300 reais mensais no Auxílio Brasil. Os valores totais dependem das modalidades que a família se encaixa, vamos falar mais a fundo nos próximos tópicos sobre quais são as modalidades do Auxílio Brasil, que se mantém as mesmas do Bolsa Família. 

Saída do programa 

Em casos de famílias que eram beneficiárias, mas a renda atual supere o limite para continuar no programa, no novo Auxílio Brasil ainda irão receber o benefício por mais até 24 meses, sendo que não tinha esse tipo de prazo no Bolsa Família, fator que pode ajudar a família a não entrar novamente em uma situação de pobreza. 

E o que continua igual entre os dois programas? 

O núcleo básico do benefício continua o mesmo do Bolsa Família, ou seja, são as mesmas modalidades em ambos os programas, sendo elas: 

Benefício Primeira Infância: É para famílias que tenham crianças até três anos incompletos, tendo o limite de cinco benefícios por família com o valor de 130 reais para cada integrante que se encaixe na modalidade. 

   
   

Antecipação do saque aniversário: antecipe antes de acabar!

    Simule sem compromisso

Benefício composição familiar: O benefício é um valor para quem tem membros na família crianças e adolescentes, onde no Auxílio Brasil a idade para os membros que se encaixam na modalidade é de 3 a 21 anos, sendo que no Bolsa Família a idade limite era 17 anos. O valor é de 65 reais por integrante no Auxílio Brasil. 

Benefício Superação de Extrema Pobreza: Assim como no Bolsa Família, o benefício é dado para famílias que continuam tendo renda máxima de 100 reais por pessoa, mesmo recebendo do Auxílio Brasil. É dado com a intenção de que a família saia da situação de extrema pobreza. Essa modalidade não tem limitação de número de integrantes para receber o benefício. 

Modalidades complementares do programa Auxílio Brasil: 

Auxílio Esporte Escolar: É uma modalidade que é feita para incentivar o esporte escolar, sendo dada a famílias que já recebam o Auxílio Brasil e tenham crianças de 12 até 17 anos e que se destacam nas competições oficiais nos Jogos Escolares Brasileiros, sendo o valor desse benefício 100 reais mensais e uma parcela única de 1000 reais por família. 

Auxílio Criança Cidadã: É para famílias que tenham crianças até 4 anos e não encontrem vagas em creches públicas ou privadas das redes conveniadas, funcionando como um vale creche. O benefício conta com o valor de 200 reais para crianças matriculadas em meio turno e 300 reais para crianças matriculadas em turno integral. 

Bolsa de Iniciação Científica Júnior: É destinado a famílias que tenham estudantes com um bom desempenho em competições acadêmicas e científicas que já recebam o Auxílio Brasil, sendo pago um valor de 100 reais mensais, e uma única parcela de 1000 reais por família. 

Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: É para os beneficiários que tiverem vínculo de emprego formal comprovado, tendo o limite de um auxílio por família, no valor de 200 reais mensais. 

Auxílio Inclusão Produtiva Rural: É um benefício que será pago por até 36 meses, somente para aqueles que são agricultores familiares inscritos no Cadastro Único. O valor é de 200 reais mensais. 

Benefício Compensatório de Transição: É voltada para famílias que eram beneficiárias do Bolsa Família e tiveram o valor total recebido diminuído com o novo programa do Auxílio Brasil por conta das mudanças de critério. Esse valor será recebido até a família receber um valor maior que o Bolsa Família ou não se encaixar mais nos requisitos para receber o auxílio. 

Quer saber mais sobre o Auxílio Brasil? Temos mais posts falando sobre o assunto, confira no nosso blog

Posts Relacionados