Andamento do recurso no INSS: como consultar?

Andamento do recurso no INSS: como consultar?

Hoje em dia, muitas pessoas que vão atrás dos seus direitos, como receber a aposentadoria especial, pensão por morte, aposentadoria por tempo de contribuição ou qualquer outra modalidade, possuem o pedido negado. 

Nesses casos, existem muitas dúvidas se é possível entrar com o recurso no INSS, e pensando em te ajudar sobre o assunto, trouxemos algumas informações sobre como consultar o andamento do recurso no INSS. Acompanhe a seguir! 

Benefício negado: é comum? 

Como dissemos, muitos trabalhadores que entram com a solicitação de algum tipo de benefício no INSS podem acabar tendo o seu pedido negado. 

Os casos são os mais variados possíveis, onde os trabalhadores que não possuem capacidade de exercer suas atividades laborais possuem a perícia constatando que possuem sim, trabalhadores que contribuíram tempo suficiente, falta de documentação, pensão por morte sem reconhecimento de união e muito mais. 

Assim que o benefício não é aceito pelo INSS, o próprio órgão é responsável por enviar uma notificação para informar que o pedido foi negado, e todas as justificativas são apresentadas. 

Mas, assim que o benefício é indeferido, o segurado possui direito de recorrer essa decisão através do recurso no INSS. Você sabe como consultar o andamento do recurso no INSS? Confira mais informações a seguir. 

O que significa o recurso do INSS? 

O recurso do INSS é um pedido para reconsiderar a decisão do órgão em negar o benefício para os segurados. Através dessa opção, é possível reverter a situação, fazendo com que os valores dos benefícios sejam depositados todos os meses. 

Com o recurso é possível mostrar os fundamentos do direito dos trabalhadores, para que a decisão seja revisada. Esse recurso cabe em diversas situações, seja na pensão por morte, aposentadoria, auxílio doença, auxílio reclusão, salário maternidade e muito mais. 

Caso você tenha solicitado um benefício no INSS e teve seu pedido negado, é possível recorrer. Mas, muitas pessoas possuem dúvidas sobre como consultar o andamento do recurso no INSS, e por isso, vamos te ajudar. 

Qual o prazo para fazer o recurso? 

O prazo para fazer a solicitação do recurso é de 30 dias a partir do dia em que a decisão negativa foi dada pelo INSS. O recurso pode ser feito através da internet

Como fazer a consulta do andamento do recurso no INSS? 

Para conseguir consultar o andamento do recurso no INSS, é possível fazê-lo de duas maneiras: através da internet ou pelo telefone da Central do INSS. 

O recurso pode ser acompanhado através do site do INSS, onde você entra através do seu CPF e a senha cadastrada. Para isso, basta clicar no seu recurso e observar o andamento. 

É válido fazer o recurso? 

Bom, agora que conseguimos entender que, ao ter uma decisão negada pelo INSS, é possível solicitar o recurso administrativo, seja para revisar o pedido de aposentadoria, pensão por morte, por tempo de serviço ou outras, vamos falar se vale a pena solicitar ou não. 

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre por onde começar para dar entrada nesse processo administrativo. Justamente por isso, é importante procurar ajuda de profissionais especializados no assunto para te acompanhar nesse processo. 

Dessa forma, você terá orientações suficientes para analisar o seu caso e ver se vale a pena fazer o recurso, entrar com um processo judicial ou não fazer esses procedimentos, caso o INSS esteja correto. 

A análise demora quanto tempo? 

Depois de consultar o andamento do recurso no INSS, é importante saber o prazo para que o recurso seja analisado. Atualmente, esse prazo é de até 85 dias depois que o recurso foi protocolado. 

Caso o INSS não cumpra esse prazo, é direito do segurado fazer uma reclamação através do telefone ou no site de Ouvidoria do órgão. 

Antigamente, esse prazo era menor, mas, por conta do aumento da quantidade de recursos feitos, o INSS aumentou também o prazo, para conseguir atender a demanda. 

Existem maneiras de fazer com que o andamento do recurso no INSS seja ainda mais rápido, através do mandado de segurança. Ele consiste em uma ação judicial, onde o recurso deve ser julgado em um prazo de 10 dias. Isso acontece apenas quando existem ilegalidades. 

Esse mandado de segurança é feito apenas com a ajuda de um advogado, fazendo com que o processo seja mais rápido. 

Já são mais de 3 milhões de benefícios suspensos, e muitos segurados possuem o prazo ultrapassado, e por isso, se torna importante abrir o recurso e garantir o seu direito. 

Como saber se o pedido do recurso foi aceito? 

Para consultar o andamento do recurso no INSS e saber se o seu pedido foi aceito, é necessário acessar o Portal do Meu INSS com o seu CPF e a senha ou ligar para o telefone central do órgão. 

Através do site, a consulta é ainda mais rápida. Basta acessar os recursos feitos e encontrar o andamento de todos eles. 

   
   

      Empréstimo consignado sem sair de casa.

    Simule o seu agora!

O que fazer quando o recurso é negado? 

O Conselho de Recursos da Previdência Social, CRPS, é o responsável por fazer o julgamento do recurso do INSS e tomar todas as decisões administrativas do órgão. 

O CRPS possui 2 instâncias para julgar o recurso, a Junta de Recurso, primeira instância, e a Câmara de Julgamento, segunda instância. 

O recurso feito pelos segurados pode ser direcionado a primeira instância, Junta de Recursos, para contestar a decisão do INSS. Mas, quando o recurso está se referindo à decisão da primeira instância, ele é direcionado à segunda instância. 

Com isso, caso o recurso já tenha sido julgado, por exemplo, e ainda assim o segurado não concorde com essa decisão tomada, é possível enviar a solicitação de um recurso especial à segunda instância. 

Para que você possa se certificar de que todo o seu processo será feito da maneira correta e consultar o andamento do recurso no INSS, é importante contar com especialistas no assunto, para elaborar e acompanhar o recurso. 

Isso porque, durante o pedido, você possui mais chances de conseguir ter sua solicitação aceita. 

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas com um de nossos especialistas! 

Posts Relacionados