8 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio

8 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio

De acordo com pesquisa do Serasa Experian houve um crescimento de 25,5% de abertura de negócios em novembro de 2019.

Entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, 2,9 milhões de empresas foram criadas, e as principais motivações desses empreendedores são lucratividade, flexibilidade de horários, autonomia para tomada de decisões e de gestão.

Abrir um negócio necessita de muito trabalho e conhecimento, pois, segundo uma pesquisa do SEBRAE , até 24,4% das empresas fecham em até dois anos, e 50% em 4 anos. Isso ocorre por falta de planejamento estratégico e estudo de mercado.

Então, para que você não entre nestas estatísticas e consiga negócios lucrativos, é necessário estar preparado para todos os desafios. Separamos as principais dicas para planejar a abertura do seu negócio!

8 dicas importantes para você abrir um negócio

1. Conheça os prós e os contras!

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE aponta as principais vantagens e desafios para os empreendedores e visa reconhecer os pensamentos de quem já atuam no mercado.

Nela, 62% dos entrevistados falam que a principal vantagem em sua vida profissional ao empreender é trabalhar com o que se gosta, e 39% das pessoas dizem que em sua vida pessoal, conseguem ter mais tempo para a família e outros afazeres.

Outros apontam vantagens como ter mais liberdade, ter tempo livre, ascensão social e cuidar de sua saúde e alimentação. Ou seja, o que mais alegra os empreendedores atualmente é a liberdade em sua rotina e facilidade de se relacionar melhor com seus entes queridos.

Alguns dos maiores desafios que esses resilientes encontram e vencem é a insegurança de ter algo em sua responsabilidade (36%), medo de falta de reconhecimento (26%) e cobrança da família (21%).

Esses desafios serão vencidos a partir do momento em que começar a entender como lidar com sua empresa e com seus próprios pontos fortes e fracos, como ajustar o seu trabalho e principalmente, no momento em que começar a enxergar os primeiros resultados.

2. Você é dono do seu negócio!

Parece óbvio, mas é. Gerenciar um negócio e tomar todas as decisões financeiras, estratégicas e de gestão de pessoas não é tarefa fácil. Requer visão estratégica, planejamento e bastante estudo!

Os tropeços no início são comuns, mas, para que haja poucos erros, estude e se informe sobre o mercado e tudo o que o compõe.

Aprenda sobre empreendedorismo, faça cursos, converse com outros empreendedores, entenda o seu nicho de mercado. Saiba as dores e desejos dos seus clientes e como poderá ajudá-los com algo inovador.

Além disso, lembre-se de fazer o planejamento financeiro e entender quais as possibilidades e riscos.

3. Não economize esforços e dedicação

Ser empreendedor implica em trabalhar mais! O sucesso do seu negócio está diretamente relacionado ao seu nível de engajamento e dedicação para fazer dar certo.

Você deve entender que precisa fazer gestão de todas as áreas do empreendimento, como:

  • Parte operacional
  • Marketing e comunicação
  • Logística
  • Estoque e reposição (se houver)
  • Financeiro e administração
  • Gestão de pessoas

Sua equipe sempre precisará de você e de sua ajuda para tomar diversas decisões e avançar nas direções certas.

Essas e outras opções estarão dentro de seus afazeres, e para que seja possível fazer seu negócio crescer, deve criar processos, definir bem o escopo de trabalho e formar um bom time.

4. Faça gestão do seu tempo

Trabalhar em seu empreendimento é essencial, porém o descanso é necessário. Procure descansar a sua mente, sair, passear, conversar e ficar ao lado de quem ama, porque isso ajuda na volta do trabalho e solução de problemas e planejamento.

Além disso, dedique tempo para cuidar da saúde física e mental. Trabalho é importante, mas você só conseguirá fazê-lo com excelência se estiver bem.

5. Faça um plano de negócios

Sabe como abrir um negócio lucrativo? Planejando!

Mapeie todos os processos de negócio, crie uma padronização de suas tarefas e mapeie os objetivos de produtividade. Não desperdice seu tempo com recursos que não valerão a pena, seja em relação ao tempo ou ao dinheiro.

Há alguns passos essenciais para esse planejamento:

  • Defina sua atividade e nichos
  • Organize o plano de negócios (lembre-se que esta é uma das principais fases)
  • Encontre um diferencial em seu empreendimento
  • Converse com especialistas
  • Reúna informações consistentes e dados sobre o mercado (finanças, marketing, localização)
  • Faça o planejamento financeiro
  • Comece a colocar a mão na massa!

6. Construa um time forte!

Se pretende construir uma empresa sólida, vai precisar de funcionários para alavancar seu sucesso. E, para construir um time forte, é necessário construir um ambiente confortável, amigável e unido.

Seguro pesquisa feita Universidade da Califórnia, a produção aumenta em até 31% quando o funcionário está feliz e em um local que proporciona bem-estar. Sua criatividade aumenta em até 3 vezes e as vendas, caso seja o nicho do empreendimento, pode crescer 37% mais.

Para isso, ouça o que cada colaborador tem a dizer, entenda quem ele é e faça com que ele se sinta parte do negócio. Crie um canal de comunicação com estratégias, programas de reconhecimento e incentivos. Todas essas ações fazem a diferença para os trabalhadores e a empresa.

7. Planeje muito bem sua gestão financeira

Para que existam negócios lucrativos, a gestão financeira é necessária e deve ser planejada e acompanhada dia a dia. Você deve acompanhar margem de contribuição, impostos, custos e despesas, fluxo de caixa, lucro, pagamentos de salários e afins.

Foque em uma equipe produtiva, porém enxuta, que tenha muita força em seu trabalho. Importante também reduzir ao máximo seus custos. Ou seja, tente ao máximo ter qualidade gastando o menos possível.

8. Conheça a fundo seu produto

O que deseja vender? Como fará isso? Você já tem o conhecimento necessário? Prefere começar um negócio do zero ou prefere se vincular a uma franquia?

As franqueadoras já possuem know how e processos definidos e testados. Você irá se associar a uma marca que já existe, e entrará no mercado com um nome forte e competitivo.

Lembrando que para empreendedores que desejam entrar no mundo das franquias, é necessário que pesquisar bem a empresa e o segmento ao que vai se associar.

Seja qual for a sua ideia e vontade, abrir um negócio próprio ou investir em franquias, lembre-se que é necessário ter planejamento, conhecimento e disciplina!

Extra: Um pouco mais sobre empreendedorismo

Empreender é a capacidade de implementar e gerenciar novos negócios, seja próprio ou na empresa que atua. Segundo relatório do Global Entrepreneurship Monitor o Brasil é o país com mais empreendedores individuais no mundo: 53%. Hoje já são mais de 52 milhões de brasileiros empreendedores .

Se você sente que possui esse perfil, que tal garantir que realmente é um empreendedor? Para que possa construir seu negócio e sonho de vida, alguns elementos são necessários:

  • Sair da zona de conforto
  • Ser uma pessoa ativa e (pró-ativa!)
  • Ser Autoconfiante
  • Otimismo
  • Coragem
  • Resiliência

Os empreendedores reconhecem suas facilidades e principalmente seus desafios, e com isso, encontram a melhor forma de driblá-los. Além disso, arrisca em momento de grande oportunidades e ideias.

O relatório de empreendedorismo no Brasil confirma esses dados, e faz um levantamento demonstrando que 70% dos empreendedores já chegaram a investir porque identificaram uma oportunidade única.

Além disso, a pesquisa ainda mostra que a maioria das pessoas que escolhem abrir um negócio e colocam todas as suas ideias em prática são jovens entre 18 e 24 anos. Ou seja, a juventude está com mais interesse em investir e empreender suas ideias, modificando o perfil de trabalho formal em CLT que tanto estávamos acostumados.

Um ponto importante é que ninguém nasce já com a mentalidade de um empreendedor, e o que proporciona isso é a vivência social e os estudos e conhecimentos adquiridos em sua bagagem cultural. Ou seja, o empreendedorismo pode ser para todos!