10 coisas que você precisa saber antes de pegar um empréstimo consignado

10 coisas que você precisa saber antes de pegar um empréstimo consignado

Para você, que está precisando de um empréstimo barato, fácil e sem burocracia, a melhor opção sem dúvida é contratar um empréstimo consignado, saiba que este processo é muito simples e não tem segredos. Mas antes de solicitá-lo você deve conhecer alguns pontos importantes para garantir que você não compre gato por lebre.

Continue lendo este artigo para saber mais detalhes!

1. Tem as taxas de juros mais baixas do mercado

Para a maioria dos convênios e sobretudo para o INSS a taxa de juros cobrada dos empréstimos tem o seu valor máximo controlado pelo governo. Isso faz que o empréstimo consignado tenha a menor taxa praticada quando comparada com outras modalidades de empréstimos pessoal, tais como: cartão de crédito, empréstimo com garantia de cheque e o empréstimo com débito na conta corrente.

Os juros do consignado são definidos no momento da assinatura do contrato e giram em torno a 2,4% ao mês. Estes são válidos por todo prazo do contrato e devem ser apresentados de maneira clara no contrato. Isso faz com que o pagamento do empréstimo se dê com parcelas fixas.

2. O valor das parcelas é descontado automaticamente 

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que possui uma característica particular. O pagamento das parcelas é descontado diretamente do seu salário ou benefício. Com isso, evita-se a possibilidade de atrasos ou esquecimento do pagamento do empréstimo consignado.

Vale lembrar que a data de pagamento da parcela coincide, geralmente, com a data da liberação do pagamento, podendo ser alterada se for anteriormente acordada. 

3. Não é necessário ter um fiador ou avalista

O avalista é aquela pessoa que aceita responsabilizar-se pela quitação de uma transação financeira, caso você, solicitante não pague.  

No empréstimo consignado, o próprio salário é garantia necessária para a liberação do crédito. Por isso, nessa modalidade de empréstimo, não se faz necessário um avalista ou fiador, tornado o processo mais rápido. 

4. O empréstimo consignado é liberado para negativados

Outro ótimo benefício quando se trata de empréstimo consignado é a liberação do crédito para negativados. Quem já foi negativado sabe que se beneficiar de facilidades financeiras é quase impossível, porém, estão saindo cada vez mais opções para aqueles que se encontram endividados.  

Na Empresta, os negativados pode solicitar o empréstimo, sem grandes burocracias e ainda têm a possibilidade de simular ofertas de diferentes bancos, para encontrar a que mais se encaixa às suas necessidades. 

5. Pode pegar até 9 empréstimos consignados 

Antigamente era possível ter apenas 6 empréstimos, porém, ouve uma alteração nas regras. Uma nova resolução feita pelo INSS, permite que aposentados e pensionistas do INSS possam fazer até 9 contratos simultâneos. 

Importante ressaltar que, apesar de o limite ser de 9 contratos, é preciso ter margem consignável disponível.

Separamos para você um material comparando o empréstimo consignado x empréstimo pessoal!

6. O valor das parcelas não ultrapassa 30% do salário ou benefício 

Os valores das parcelas do empréstimo consignado respeitam uma margem consignável de 30%, isto para evitar um superendividamento. 

Não importa se foram feitos vários contratos de empréstimo ao mesmo tempo. A regra é que a soma das parcelas mensais de todos os empréstimos não pode ultrapassar esse percentual do rendimento líquido mensal. 

7. Você pode renovar e refinanciar seu contrato

Quando você contrata um empréstimo consignado, à medida que você for pagando as parcelas, sua dívida com o banco vai diminuindo, o que permite que você possa fazer uma nova operação. Essa nova operação será feita sempre numa taxa de juros menor que a do contrato anterior, assim você poderá optar por reduzir o valor das parcelas em aberto ou levantar um valor extra mantendo o valor da parcela, mas prolongando o prazo do contrato.

Se esse processo é feito no mesmo banco, chama-se refinanciamento e se é feito em outro banco de consignado chama-se portabilidade.

8. O valor das parcelas do empréstimo consignado são fixas

Como as taxas de juros são prefixadas, você sabe exatamente os valores que serão pagos até o fim do contrato. Isso mesmo, não tem surpresa no meio do caminho, o valor das parcelas será fixo até o fim. 

A taxa já é informada no momento da contratação. Ao fazer um empréstimo consignado, você saberá quanto vai pagar de juros todos os meses, e assim, não tomará um susto.

9. Requer poucos pré-requisitos

Como o banco tem a garantia de recebimento, os documentos solicitados são poucos. Os necessários são:  documento de identidade com CPF, data de nascimento e assinatura; comprovante de endereço com no máximo 60 dias de vencimento e os dados da sua conta corrente.

Estes poucos pré-requisitos fazem do empréstimo consignado uma alternativa rápida e fácil que pode te ajudar em uma situação imprevista, como a compra de um medicamento mais caro ou conserto de um vazamento de água em casa.

10. Grandes prazos de pagamento 

Os prazos para pagamento do empréstimo consignado também são excelentes e podem chegar até 96 meses dependendo do seu perfil, isso facilita o pagamento, pois o valor das parcelas cai. 

Para você, que quer solicitar seu empréstimo consignado no site Empresta, é possível realizar a comparação das diferentes ofertas e escolher a opção que melhor se adapte às suas necessidades. 

Posts Relacionados