Saiu do emprego? Veja o que fazer com o dinheiro da rescisão

Saiu do emprego? Veja o que fazer com o dinheiro da rescisão

Está desempregado e não sabe o que fazer com o dinheiro da rescisão? Calma, esfrie a cabeça para que os pensamentos fiquem organizados e não tome nenhuma decisão precipitada. Essa situação é momentânea e é preciso cautela e sabedoria para administrar o montante e fazer um planejamento para investi-lo.

Também pode ser uma oportunidade de gerar uma nova fonte de renda na qual se sentirá muito mais motivado e satisfeito. Por isso, não saia gastando seu acerto sem ter um critério e objetivo. Para ajudar, trouxemos algumas orientações. Ficou curioso? Continue a leitura e faça bom aproveito das dicas.

O que fazer com o dinheiro da rescisão?

Mesmo que use a rescisão para pagar dívidas, é indicado investir uma parte para que tenha algum rendimento. Veja algumas dicas na sequência.

Faça um investimento

Estude sobre as possibilidades de investimento, para começar aplicando de forma conservadora e depois explorando novos mercados. Assim, os mais indicados são fundos DI com baixa taxa de administração, CDB com liquidez diária, Tesouro Selic, Previdência Privada, LCI e LCA, RDB, ações na Bolsa de Valores, dólares, debêntures são boas opções.

Para isso, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores, pois, elas têm fundos com taxas mais baixas. Além disso, é importante conhecer o seu perfil de investidor para iniciar no mercado de futuros.

Crie uma reserva financeira

Também poderá separar parte do montante para fazer uma reserva financeira de seis meses a um ano. Com isso, terá como cobrir imprevistos, se houver. Todavia, ela deverá ficar aplicada em algum investimento que dê segurança e possibilidade de resgate imediato.

Pague as dívidas acumuladas 

Aproveite a oportunidade para renegociar dívidas. Peça descontos nos juros ou mesmo retirá-los. Com isso, organizará mais adequadamente seu orçamento e terá mais tranquilidade por um determinado tempo para encontrar uma outra fonte de renda. 

Realize uma viagem com a família 

O trabalho tem períodos de estresse e diante disso, é necessário encontrar maneiras de relaxar e ter força para seguir adiante. Desse modo, conforme o valor da rescisão recebido, separe uma parte para fazer uma viagem com a família e ter momentos de descanso e alegria. 

Invista em um empreendimento

Também pode aproveitar o momento para investir sua rescisão em um negócio próprio. Uma dica é abrir uma franquia, visto que ela tem formato definido, know-how estabelecido, marca consolidada no mercado e tem sido considerada um empreendimento seguro — muito mais do que construir um negócio do zero.

Viu como existem opções interessantes sobre o que fazer com o dinheiro da rescisão? Dessa maneira, pense em seu futuro e aproveite cada centavo para fazer seu acerto render cada vez mais.

Siga a Empresta no Linkedin e no Instagram e acompanhe as novidades!