Entenda como funciona o Empréstimo SIAPE

Entenda como funciona o Empréstimo SIAPE

O empréstimo SIAPE é uma modalidade de consignado destinada à servidores públicos federais, com baixas taxas e prazo de até 96 meses para pagar.

Conforme regras do convênio e determinação do Governo, o Servidor Federal pode comprometer até 30% da sua renda para pagamento de parcelas oriundas de empréstimo consignado.


Quem pode solicitar o empréstimo SIAPE?

Todo servidor público federal pode solicitar um ou mais empréstimos SIAPE com desconto direto no contracheque. Para isso, basta que a margem consignável, que é o limite de 30% da renda, não esteja tomada por parcelas de outros empréstimos.

O servidor público federal que cumpre as exigências tem a oportunidade de realizar o empréstimo consignado SIAPE livre de burocracias, mesmo que esteja negativado. Isso, porque não é feita consulta ao SPC/SERASA.

Uma das grandes vantagens do Empréstimo Consignado para servidores federais é que o pagamento das parcelas é feito através de descontos fixos e mensais, sem contar que, as taxas de juros são menores quando comparado ao Empréstimo Pessoal.

Vale lembrar que quem já está com a margem comprometida, tem a possibilidade fazer um refinanciamento, ou seja, pode renegociar os empréstimos já existentes, liberando mais crédito.

Como solicitar?

Na Empresta você tem a opção de solicitar o Empréstimo para Servidores Públicos Federais de maneira digital ou presencial. Veja detalhes sobre cada opção:

  • Presencial: o cliente vai até a loja e faz o empréstimo SIAPE com a formalização via assinatura de contrato.
  • Fonada: o cliente faz o empréstimo e dá o aceite por telefone, de forma que a gravação da conversa serve para formalizar a operação.
  • Digital: o cliente faz o empréstimo por telefone e a formalização acontece por meio de uma mensagem via celular.

Quais bancos oferecem essa opção de Empréstimo?

Diversas instituições financeiras oferecem o Empréstimo para Servidores Públicos Federais, dentre elas estão: BMG, PAN, Olé, Bradesco, Itaú e Safra.

Cada banco estabelece suas próprias condições, seguindo as determinações do Banco Central. Sendo assim, é comum encontrar taxas de juros variadas.

Para comparar e encontrar a opção mais adequada para o seu bolso, você pode usar o Comparador de Empréstimos da Empresta!

Posts Relacionados