Central de ajuda

Bem-vindo à central de ajuda!

Confira em nossas dúvidas frequentes ou faça sua pesquisa

Filtrar por assunto

Empréstimo consignado


Existem diferentes tipos de empréstimo consignado que são voltados para diferentes tipos de público. Entre eles estão: 

  1. Consignado INSS: opção exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS que possuem benefícios consignáveis.  
  1. Consignado Siape: modalidade voltada para servidores públicos federais.  
  1. Consignado FGTS: também conhecido como antecipação do saque-aniversário, o consignado FGTS é um tipo de consignado voltado para trabalhadores de empresa privada (CLT)
Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Sim! O empréstimo consignado é uma das opções de empréstimo mais seguras disponíveis no mercado. As regras foram estabelecidas pela Lei do Consignado, que garantiu que condições de contratação fossem seguras para quem contrata e para quem disponibiliza o empréstimo.  

Além disso, ele possui taxa de juros baixa, o pagamento das parcelas é feito automaticamente e longo prazo para pagamento.  

Quer saber mais sobre o empréstimo consignado? Acesse: “Empréstimo seguro: saiba mais sobre o empréstimo consignado”. 

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

As principais vantagens do empréstimo consignado são: 

  1. Taxa de juros baixa; 
  1. Longo prazo para pagamento; 
  1. Parcelas fixas; 
  1. Disponibilidade para negativados; 
  1. Possibilidade de conseguir dinheiro extra no mesmo contrato (refinanciamento); 
  1. Processo de contratação simples e rápido; 
  1. Grande número de ofertas. 
Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

A averbação do empréstimo consignado é uma das etapas mais importantes da contratação desse tipo de crédito e é feita através de três ações: (1) a reserva do seu salário ou benefício para o banco; (2) a reserva da margem consignável usada e; (3) o envio das condições do seu contrato para o banco, como prazo para pagamento e taxa de juros.  

Ou seja, é a averbação que garante que o pagamento das parcelas do empréstimo consignado seja feito de maneira automática. Pois é assim que responsável pelo seu salário ou benefício, como o INSS, por exemplo, sabe por quantos meses e qual o valor deve enviar para o banco.

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

O aumento da margem consignável é o acréscimo de 5% no limite que beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas) e servidores públicos tiveram para a contratação do empréstimo consignado. Com o aumento, o limite do salário ou benefício que pode ser usado para o pagamento das parcelas do empréstimo consignado passou de 30% para 35% até o dia 31 de dezembro de 2021

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

O número de empréstimos consignados você pode fazer depende do seu perfil de qual é sua margem consignável disponível. Por exemplo: aposentados e pensionistas do INSS podem ter até nove empréstimos consignados ao mesmo tempo, porém, precisam ter margem consignável disponível para fazer a contratação.  

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

O valor do empréstimo consignado que você pode contratar depende do valor do seu salário e benefício e de quanto de margem você tem disponível. Porém, fique tranquilo! Durante o processo de contratação do seu consignado, a instituição financeira irá te informar qual valor você pode contratar.   

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

A margem consignável é o limite da sua renda (salário ou benefício) que pode ser usado para o pagamento das parcelas de um empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado. Saber o valor disponível é muito importante para quem precisa de dinheiro e quer uma opção de consignado. 

Para as opções mais tradicionais de empréstimo consignado, como o consignado Siape e consignado INSS, a margem consignável fica distribuída da seguinte forma: 

  • 30% para contratação do empréstimo consignado; 
  • 5% para contratação do cartão consignado. 

Porém, por conta da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, a margem para a contratação de empréstimo consignado aumentou 5% (total de 35%) até o dia 31 de dezembro de 2021. 

Para saber mais sobre margem consignável, acesse: “Margem consignável: o que é e como saber a sua”.  

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

Existem diversos tipos de consignado que podem ser contratados por diferentes pessoas, como: o consignado INSS para aposentados e pensionistas do INSS, consignado Siape para servidores federais, consignado para servidor estadual para servidores estaduais, consignado FGTS (também conhecida como antecipação do saque-aniversário FGTS) para trabalhadores de empresa privada (CLT), consignado para servidor municipal para servidores municipais, entre outros.  

Assim, antes de procurar outras opções de empréstimo, você deve conferir se pode contratar uma das opções disponíveis, pois essa é uma das opções mais baratas do mercado. 

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe

O empréstimo consignado funciona de maneira muito simples: a instituição financeira disponibiliza o empréstimo para você e o seu salário ou benefício é usado como garantia de pagamento, pois as parcelas são debitadas automaticamente dele. Assim, ele é uma opção de crédito segura e barata para quem precisa de dinheiro e para os bancos que oferecem essa opção.  

Para conhecer mais sobre o empréstimo consignado, acesse: “Tudo que você precisa saber sobre o empréstimo consignado”. 

Conseguimos responder sua dúvida?

Compartilhe